O Capital Empreendedor, iniciativa do Sebrae, tem se mostrado uma ferramenta fundamental para o crescimento e amadurecimento de startups brasileiras. O projeto é rodado em todo o Brasil, e devido à calamidade no Rio Grande do Sul, houve uma distribuição das empresas gaúchas para que fossem atendidas pelos estados de Goiás, Espírito Santo e o Distrito Federal. Esse esforço conjunto reflete a solidariedade inter-regional e o compromisso do Sebrae em fomentar o empreendedorismo em diversas partes do país.
Durante a primeira fase do programa, as startups passaram por um processo intenso de capacitação que incluiu workshops e disputas de pitch. O analista do Sebrae Goiás André Villela Ribeiro destacou o excelente desempenho das startups nesse primeiro momento. “O desempenho geral das startups durante a primeira fase do Capital Empreendedor foi muito bom. Todos os participantes estavam muito engajados e demonstraram evolução até o pitch final”, afirmou.
De acordo com André, um dos principais desafios enfrentados pelos participantes foi a falta de familiaridade com o ambiente de investimentos. “Poucos conheciam os conceitos e termos. Eles passaram a ter visão de futuro mesmo. Creio que foi um processo de autoconhecimento”, explicou. Esse aprendizado foi crucial para que os empreendedores ganhassem uma nova perspectiva sobre o mercado e suas próprias empresas.
Para o analista, um dos maiores sucessos da primeira fase foi a troca de experiências entre as startups dos estados de Goiás e Rio Grande do Sul, o que funcionou como um “prêmio não programado”. Essas interações permitiram que os participantes conhecessem soluções inovadoras e oportunidades de mercado. “Vários possuem soluções muito buscadas pelo mercado e têm enormes chances de sucesso”, destacou.
André destaca que para a próxima fase as startups poderão esperar um aprofundamento dos conhecimentos adquiridos. “Agora terão tratamentos mais personalizados”, antecipou o analista, sinalizando um suporte mais direcionado às necessidades específicas de cada empresa.
De acordo com ele, o impacto do programa no ecossistema de startups de Goiás e das outras regiões envolvidas é notável. “O Capital Empreendedor está contribuindo para um amadurecimento significativo do ciclo de desenvolvimento das startups, incentivando investimentos e encorajando outros empreendedores. Com sua capilaridade nacional, o projeto está se tornando um pilar importante para o fortalecimento do ambiente de inovação no Brasil”, conclui.
Conheça o Capital Empreendedor: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/capitalempreendedor
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn