ASN GO
Compartilhe

Sebrae e IEL Goiás celebram o 4º ciclo do Inove + Digital e lança o 5º Ciclo

De outubro de 2021 até abril de 2025, a iniciativa já atendeu 300 micro e pequenas empresas distribuídas em cerca de 30 municípios do estado
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

Para o pequeno empreendedor, a jornada da transformação digital abre um leque de oportunidades que podem impulsionar o crescimento e a competitividade das empresas. Em 2021, o Sebrae Goiás e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em plena pandemia da covid-19, viram na adoção de ferramentas digitais uma necessidade estratégica para quem buscava naquele período prosperar no mercado apesar do lockdown. Em outubro daquele ano, foi criado o primeiro ciclo do Inove + Digital, com 48 empresas. Nesta terça-feira (13), os parceiros, empresários e equipes técnicas celebraram o fim do 4º ciclo e apresentaram o 5º ciclo do projeto que já atendeu 300 empresas distribuídas em 30 municípios goianos.

O diretor Técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa, disse que a Transformação Digital é sobre repensar os negócios

Essa parceria de sucesso foi possível graças ao engajamento de todos os envolvidos e a certeza de que a transformação digital é um elemento essencial para ampliar os níveis de produtividade e de competitividade do país, além de ser um requisito irreversível para a sobrevivência das empresas. O diretor Técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa, reforçou que foram 576 consultorias que resultaram em 30 mil horas e 6 a 9 meses de acompanhamento prestados aos empreendedores.

“Isso significa um aumento de eficiência e de nível de maturidade. Na prática, melhoria do desempenho das micro e pequenas empresas em alcance expandido, otimização de gestão, melhoria da experiência do cliente, entre outros benefícios”, explicou Marcelo. Para o diretor, a transformação digital não é apenas sobre adotar novas tecnologias, mas sim sobre repensar o modelo de negócio para aproveitar ao máximo as oportunidades que o mundo digital oferece.

O diretor Administrativo Financeiro do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia, disse que a instituição cumpre missão de transformar pequenas empresas

O diretor Administrativo e Financeiro, João Carlos Gouveia, completou enaltecendo a parceria entre as instituições e que, com programas como o Inove + Digital, o Sebrae realiza a missão como agente transformador dos pequenos negócios. “Para o pequeno empreendedor goiano, essa jornada representa um caminho promissor para o crescimento sustentável e a consolidação no mercado”, afirmou.

O vice-presidente da Fieg e presidente em exercício e diretor do IEL, Flavio Rassi, considerou o momento importante e parabenizou a força-tarefa que tem sido realizada pelas equipes do Sebrae e do IEL. “Trabalhamos em sintonia para melhorar o ambiente de negócios no nosso estado”, frisou.

Flávio Rassi, vice-presidente da Fieg

Para o superintendente do IEL, Humberto Oliveira, o fato de chegar no 4º ciclo já indica que é um programa de sucesso. Ele disse ainda que as equipes e as diretorias já trabalham na customização das consultorias e que essa é uma parceria longeva.

O superintendente do IEL, Humberto Oliveira

Os resultados do Programa Inove + Digital foram apresentados pela coordenadora de Inovação do IEL, Gracielle Guedes. De acordo com ela, formar 48 empresas no 4° ciclo mostra que a transformação digital não é um fim e que há uma continuidade em busca de competitividade no mercado. “No 5° ciclo já temos 96 empresas participantes e temos certeza de que o resultado será não apenas sobre adotar novas tecnologias, mas sim sobre repensar o modelo de negócio para aproveitar ao máximo as oportunidades que o mundo digital oferece”, enfatizou Gracielle.

Gracielle Guedes, coordenadora de Inovação do IEL

A gestora do Programa Inove + Digital do Sebrae Goiás, Fernanda Freitas, disse que é uma satisfação chegar ao fim de mais um ciclo da jornada de Transformação Digital. Ela conta que, durante o percurso, acompanhou os empresários e empreendedores na busca por aprendizado, com dedicação, com troca de experiências e cada um na preparação para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mundo digital com mais segurança e estratégia.

“O conhecimento adquirido aqui é uma semente e sabemos que ela precisa ser cultivada com prática, constância e apoio. Quero reforçar que tanto o Sebrae quanto o IEL permanecem ao lado de vocês. Temos uma ampla gama de cursos, consultorias especializadas, mentorias e programas voltados para a inovação, gestão, finanças, marketing e, claro, transformação digital. Tudo pensado para apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios e fortalecer o empreendedorismo”, ressaltou.

Fernanda ainda enfatizou que foi uma honra poder contribuir com o crescimento de cada negócio e que o Sebrae Goiás está à disposição para oferecer suporte, orientação e ferramentas para que o futuro seja cada vez mais promissor.

Fernanda Freitas, gestora do Programa Inove + Digital do Sebrae Goiás, reforçou que as instituições permanecem ao lado dos empreendedores

Apresentação de casos de sucesso – A proprietária da Erva Doce, Jesiane Jonas de Araújo, o representante da Bella Vivasse, Edivaldo Pinheiro, e a proprietária da Domínio Joias, Juldete Ferreira Neves, contaram aos público como conseguiram obter sucesso por meio do Inove + Digital. Edivaldo trabalhou com estudo de marca (Branding – Comunicação) com o público-alvo e estruturou a equipe com profissionais para o digital. O empresário contou que teve como solução tecnológica a Gestão de Tráfego. “A empresa teve um aumento no grau de maturidade digital”, comemorou.

A solução tecnológica da Domínio Joias foi a Loja Virtual. Juldete contou que, com a pandemia, teve que fechar duas lojas e, com o programa, conseguiu migrar e aumentar a clientela para vendas on-line. O aumento foi de 22,33 pontos no Grau de Maturidade Digital. Já a Erva Doce, da empresária Jesiane, teve a estruturação de Plano de Mídias Digitais, Aprofundamento em vídeos como ferramenta estratégica de negócio, e a Solução tecnológica foi o Tráfego Pago. “Dobramos o faturamento em dezembro do ano passado e nossa empresa teve um aumento de 19,58 pontos no Grau de Maturidade Digital”, comemorou.

As empresas participantes do programa foram homenageadas com um troféu. O evento teve também um momento de reconhecimento aos consultores que atuaram no 4º ciclo. A analista da Gerência de Tecnologia e Inovação do IEL Goiás, Acsa Souza de Azevedo, convidou os consultores Lorran Souza, Gisele Alves, Iara Bailão, Catarina Portugal, Fábio Santos, Ana Maria e Camila Ribeiro, que também foram homenageados.

SERVIÇO:

Programa Inove + Digital: https://comunicacao.ielgoias.com.br/solucao-inovacao-transformacao-digital

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Inove + Digital
  • transformação digital