Entre os dias 2 a 8 de dezembro, 24 gestores da estratégia Territórios Empreendedores de 13 estados brasileiros (GO, CE, PE, RN, MA, BA, SP, RJ, MG, ES, RS, MS, PA) participam de uma missão técnica internacional em Medellín, na Colômbia. Os Territórios Empreendedores surgiram como desdobramento do Programa LIDER, uma iniciativa do Sebrae que nasceu para responder à carência de integração entre lideranças do Poder Público, entidades privadas e o Terceiro Setor, em busca da promoção do desenvolvimento territorial sustentável e inclusivo.
Atualmente, a metodologia Territórios Empreendedores é implementada em 75 territórios de 20 estados brasileiros. Ela é uma jornada coletiva de colaboração e cooperação entre lideranças do Poder Público, entidades privadas e o Terceiro Setor, para a construção e implementação de uma Agenda de Desenvolvimento Territorial capaz de promover o desenvolvimento econômico regional. Além disso, busca fortalecer a diversidade produtiva e cultural do Brasil, sempre com ênfase nos pequenos negócios.
A programação da missão foi concebida para propiciar aos participantes o conhecimento dos projetos de infraestrutura orientados pelos princípios do Urbanismo Social. Também tem como objetivo possibilitar o conhecimento sobre governanças e equipes técnicas que pensam e aplicam projetos de educação, empreendedorismo, cultura e inovação.
O gestor Estadual do Programa Território Empreendedor, Andrey Azeredo, destaca a organização e planejamento para a execução de grandes obras na cidade de Medellín, que já enfrentou problemas de urbanização, violência e tráfico de drogas entre as décadas de 1970, 1980 e 1990, mas conseguiu se reinventar. “A missão tem sido muito importante para a gente perceber, em especial, a forma como o planejamento aqui na Colômbia, das grandes obras, dos grandes projetos, tem uma visão de médio e longo prazo”, comenta.
Andrey menciona que, na cidade, independente do governo que está no momento, aquilo que é definido pelos acordos sociais, entre as entidades que representam o setor público, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada, é levado a diante. “E isso gera condição para que as cidades possam prosseguir com grandes obras, com grandes realizações, naqueles pontos que mais afligem e incomodam a população, como mobilidade, moradia, tratamento de resíduos sólidos”, afirma.
O gerente da Regional do Sebrae Entorno do DF/Nordeste Goiano, Cléber Chagas, que está na missão empresarial, conta que a experiência tem sido enriquecedora. “A missão tem nos mostrado uma visão diferente, e na prática vemos como a resiliência, o olhar para o problema buscando soluções, traz oportunidades para o desenvolvimento das regiões, proporcionando ganhos mútuos (poder público e comunidade) e isso potencializa a economia”, enfatiza.
Cléber conta que o grupo tem adquirido conhecimentos importantes no país vizinho. Ele cita que, em Medellín, todo o planejamento é feito de forma participativa, com envolvimento do estado, comunidade e instituições de apoio. “E essa é a grande transformação de Medellín, que saiu de uma das cidades mais perigosas do mundo, para ser hoje uma das dez cidades mais inovadoras do mundo, com o título de cidade resiliente. E para nós do Sebrae isso tudo faz muito sentido, porque nós seremos incentivadores dessas práticas em nossas cidades”, diz.
Outras missões
Essa não é a primeira vez que o Sebrae realiza uma missão de gestores e lideranças de Territórios Empreendedores na Colômbia. Em 2022, o Sebrae Nacional conheceu a equipe do Escritório de Resiliência de Medellín, uma importante instituição que possui a missão de tornar a resiliência uma capacidade presente em todos os processos de planejamento estratégico, como motor de transformação territorial e inovação social. A partir desse primeiro contato, o Sebrae Nacional promoveu, em 2023, uma primeira missão técnica na cidade para gestores estaduais e regionais dos Territórios Empreendedores, bem como para dirigentes, colaboradores do Sebrae Nacional, representantes de entidades parceiras e lideranças territoriais.
A missão foi composta por 17 pessoas e teve como objetivo conhecer in loco as principais estratégias experimentadas no processo de recuperação da cidade a partir dos anos 90 contra a violência, corrupção e degradação social e viabilizar mecanismos que favorecessem a troca de experiências entre Medellín e Brasil.
Em 2024, a possibilidade de expandir para mais gestores o conhecimento sobre o que levou Medellín a se transformar em uma cidade exemplar para o mundo em desenvolvimento econômico, social e ambiental é motivo de alegria e expectativa para a instituição. Espera-se que os gestores possam trocar experiências, estabelecer conexões entre as temáticas que serão vistas e os territórios brasileiros e mapear oportunidades de parcerias e ações futuras em seus próprios territórios.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn