ASN GO
Compartilhe

Sebrae Goiás promove encontro para pequenos produtores em Porangatu assistidos pelo ALI Rural

Ao todo 15 produtores rurais da região são atendidos pelo programa, que busca impulsionar os negócios no campo
Por Pedro Gomes, de Porangatu
ASN GO
Compartilhe
O desenvolvimento da agroindústria é um dos fotos do ALI Rural, que teve encontro de produtores em Porangatu (Fotos Pedro Gomes)

Na sexta-feira (7), pequenos produtores rurais de Porangatu, no Norte Goiano, participaram de um encontro organizado pelo Sebrae Goiás. Quinze produtores rurais que são assistidos pelo programa ALI Rural participaram do evento, que aconteceu no auditório da regional da instituição. A iniciativa fez parte do cronograma de atividades do programa, que em relação a este grupo de beneficiários começou no ano passado e seguirá até outubro deste ano.

Durante o evento, os participantes assistiram a palestras sobre temas essenciais para a gestão e crescimento dos negócios no campo. Entre os assuntos abordados, destaque para a gestão financeira. A palestrante Railane Guimarães abriu a programação e enfatizou a importância da saúde financeira da empresa. Ela despertou os produtores para a observação de passos fundamentais ao crescimento e solidez do negócio.

A proposta do encontro foi oferecer conhecimento prático e estratégias para aprimorar a administração das propriedades rurais. A consultora sênior do ALI Rural, Mariel Camargo, destacou a importância do programa para o desenvolvimento dos produtores rurais em Goiás. “O ALI Rural se diferencia por oferecer um acompanhamento contínuo ao longo de 12 meses”, explica.

Atualmente, segundo a consultora, o programa conta com oito Agentes Locais de Inovação (ALI), cada um responsável por um grupo de 15 produtores rurais. Durante o ciclo de um ano, esses agentes desenvolvem e implementam planos de ação personalizados para impulsionar a inovação nos negócios do campo.

Mariel disse que o ALI Rural em Porangatu tem se destacado pelo atendimento a produtores de diferentes cadeias produtivas, inclusive na agroindústria, em produção de mel e leite, por exemplo. “Esses produtores já estão na fase de implantação dos planos de ação, contando com visitas regulares dos agentes, que podem ocorrer até mais de uma vez por mês”, explicou a consultora sênior do programa.

Mariel disse ainda que, além de oferecer suporte técnico e estratégico para os pequenos produtores, o ALI Rural funciona como porta de entrada para outros os serviços do Sebrae, o que facilita o acesso a novas oportunidades de crescimento e inovação no setor agropecuário.

O gerente da Regional Norte, André Moura, explicou um pouco sobre o programa

O gerente da Regional do Sebrae Goiás, André Moura, destacou a importância da gestão eficiente para o sucesso dos produtores rurais e explicou a metodologia do Programa ALI Rural. Segundo ele, muitos produtores sabem produzir, mas enfrentam dificuldades na administração financeira e na gestão dos negócios.

“O produtor que não enxerga sua propriedade como uma micro ou pequena empresa está fadado ao insucesso”, afirmou. Ainda segundo o gerente, o ALI Rural foi criado justamente para mudar essa realidade, pois promove qualificação, aumento da produtividade e redução de desperdícios.

A metodologia do programa é voltada para a inovação no meio rural, o que ajuda os produtores a melhorar seus processos e garante que eles tenham maior rentabilidade ao final do mês. “Nosso objetivo é que o programa traga benefícios reais e que o produtor consiga ver um saldo positivo no caixa”, ressaltou o gerente. Com essa abordagem, o Sebrae busca transformar a mentalidade dos produtores da região, auxiliando-os a se posicionarem de forma mais competitiva no mercado, além de garantir a sustentabilidade de seus negócios.

Durante 12 meses, os produtores recebem acompanhamento de um Agente Local de Inovação

O produtor de leite André Alves Pereira, proprietário de um laticínio no Assentamento Irmã Dóroth, a 35 km de Porangatu, relatou como a gestão do seu negócio passou por uma transformação significativa após sua participação no programa ALI Rural.

Há 20 anos na produção de leite, ele enfrentava dificuldades com a variação de preços e a dependência de intermediários na comercialização do produto. A busca por mais autonomia e rentabilidade o levou a abrir seu próprio laticínio. Entretanto, a falta de controle financeiro e de organização dificultava o crescimento do empreendimento.

Com seis meses de acompanhamento pelo ALI Rural, ele já percebeu mudanças fundamentais na administração do negócio. “Aprendemos a organizar a produção, direcionar os investimentos e controlar os ganhos. Antes, eu sabia ganhar, mas não sabia exatamente quanto ganhava. Agora temos uma visão clara do nosso fluxo financeiro”, destacou.

André ressaltou que o apoio do Sebrae foi essencial para o fortalecimento do laticínio. “A consultoria nos ajudou a estruturar a empresa da forma correta e a tendência é melhorar cada vez mais”, afirmou André Alves.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Pedro Gomes – (62) 99342-8991

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Agentes Locais de Inovação
  • ALI RURAL
  • Porangatu
  • Regional Norte