Cerca de 20 empreendedores se reuniram no Sebrae de Luziânia, no Entorno do DF, na noite desta quinta-feira (04), para participarem da oficina “Gestão da Conta de Energia”, ministrada pelo engenheiro eletricista Jovanilson Freitas. A ação teve como objetivo o lançamento na regional do Programa Sebrae Energia, que antes era realizado apenas em Goiânia.
O programa é dividido em duas partes. Uma pelas empresas que querem reduzir o custo com energia elétrica nos seus empreendimentos e a outra pelas empresas do segmento de energia que querem desenvolver seus negócios. O primeiro passo é realizar a inscrição no programa, depois disso é feita a análise de custo, onde são levantadas as condições da conta de energia com indicações para otimização. Em seguida, é feita a avaliação do consumo, com mapeamento de processos e equipamentos da empresa, visando a redução do consumo. Depois é realizada a apresentação de possibilidades para geração ou compra de energia de menor custo. E por fim a apresentação dos resultados.
Após a apresentação do programa, Jovanilson iniciou a oficina apresentando os grupos tarifários, mostrando que no Brasil existem basicamente dois grupos: os de alta e média tensão e o grupo de baixa tensão. Ele apresentou também as modalidades tarifárias, as diferenças entre demanda e consumo e um dos pontos mais importantes: como entender as informações apresentadas na conta de energia elétrica. “Através dessas informações é possível tomar decisões que vão ajudar a diminuir o custo com energia e economizar cada vez mais”, disse.
Maria Eduarda Buzanello foi uma das participantes da oficina. Ela trabalha como gerente em uma papelaria e conta que a redução no custo da energia elétrica é uma preocupação de grande parte dos empreendedores. “Essa oficina foi muito enriquecedora, tem muitas atitudes que podemos tomar para reduzir os gastos com energia. Lá nós já colocamos energia solar e tivemos uma redução de 80% na conta. Vale muito a pena estudar a melhor solução para cada empresa, às vezes é como o palestrante explicou, trocar os equipamentos por mais novos, ou otimizar o uso do ar condicionado. Cada atitude dessa, vai refletir diretamente na conta de energia”, analisou.
O gerente regional do Sebrae Goiás, Cléber Chagas, explicou que o Programa Sebrae Energia é uma grande oportunidade para as empresas melhorarem sua competitividade e também a produtividade. “Economizar é sempre uma palavra que está na mente do empreendedor. E o consumo com energia elétrica muitas vezes não é levado em consideração. Por isso o programa vem com o objetivo de fornecer consultorias e levar aos empreendedores informações de qualidade, através de soluções especializadas”, explicou. Ao final da oficina houve sorteio de brindes e os participantes trocaram informações com o palestrante sobre o programa.
-
Conheça o Programa Sebrae Energia: https://vitrine.sebraego.com.br/sebrae-energia/
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn