ASN GO
Compartilhe

Startup Day coloca Goiás no mapa da inovação

Ação tem por objetivo promover a troca de experiências e chamar a atenção para a importância da tecnologia e inovação nos pequenos negócios
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

Goiânia e outras 107 cidades em todos os estados brasileiros promoveram, simultaneamente, no sábado (27/05), o Startup Day, uma ação nacional do Sebrae realizada em conjunto com o ecossistema de empreendedorismo inovador do país. O objetivo foi promover a troca de experiências, produzir e compartilhar conhecimento, gerar inovação e fomentar novos negócios.

Há diversos entendimentos do que vem a ser ‘startup’. Desde “empresa emergente” a “uma empresa que nasce em torno de uma ideia diferente, escalável e em condições de extrema incerteza”. No site do Sebrae, “startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.”

Na capital goiana, empreendedores, alunos, investidores, entusiastas e professores compartilharam ideias, experiências e conhecimentos com atores do ecossistema, como Cristina Mieko, gestora nacional de Startups do Sebrae Nacional; o conselheiro do Sebrae Goiás, Marco César Chaul; Sheila Pires, subsecretária da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi); o gerente de Soluções do Sebrae Goiás, Victor Antônio Costa; o gestor do Programa ALI Transformação Digital, André Vilela Ribeiro; o professor Anderson Soares, diretor científico do Ceia, que representa o Brasil no Global Partnership on Artificial Intelligence (GPAI), a maior aliança global para o desenvolvimento de inteligência artificial concebida dentro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre outros.

Na oportunidade, também foram realizados dois eventos ligados à inovação: o lançamento do Metaverso Sebrae Goiás, o primeiro do país; e o Like a Boss, que selecionou startups de Goiás para a etapa nacional, o Startup Summit, que acontecerá em agosto, em Florianópolis (SC).

Gestora de Startups do Sebrae Nacional, Cristina Mieko, comentou sobre novidades e principais dificuldades das startups

Cristina Mieko ressaltou que durante o Sebrae lançou uma nova experiência para o usuário: o programa Sebrae Startups. “Nós vamos ajudar as startups desde a ideia até a escala. Queremos melhorar o ambiente de negócios”, explica. Segundo ela, atualmente o Sebrae possui 22 mil startups catalogadas.

Entre as principais dificuldades das startups, segundo a gestora, está na falta de acesso aos investidores ou, quando acessam o recurso, não conseguem fazer a empresa crescer, dar escala, tracionar o negócio. Outra questão que a gestora aponta é que a validação do negócio não foi feita de forma correta e, por isso as startups não conseguem alcançar o mercado. “Vamos orientar a modelagem e todas as fases necessárias para que dê certo”, afirma.

Outro ponto apontado por Mieko foram as parcerias celebradas em Goiás, com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA), e o Pacto de Inovação que foi assinado recentemente pelo Sebrae Goiás, UFG e o setor produtivo.

Investimento

Gerente de Soluções do Sebrae Goiás, Victor Antonio Costa

O ecossistema de inovação em Goiás tem se espalhado pelos municípios, como revela o gerente de Soluções do Sebrae Goiás, Victor Costa. “O Sebrae Goiás conta com cursos, palestras e eventos como os hackatons (evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação com objetivo de desenvolver um software ou solução tecnológica) e os Ideathons (criados para gerar ideias inovadoras)”, explica Victor.

Para ele, Goiás tem se transformado em um grande celeiro por conta de parcerias com entidades como a UFG, a Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e o governo do Estado.

O professor Anderson Soares anunciou que o Ceia, em parceria com o Sebrae e um consórcio de empresas garantiram um fundo do Governo Federal, por meio do Ministério de Ciências e Tecnologia, de R$ 80 milhões para serem aplicados em pesquisas com temas como cyber segurança, tecnologias quânticas, plataformas de hardware, entre outros. “Garantimos nossa participação como um dos oito novos centros de referência em tecnologia para os próximos 10 anos no país”, comemorou.

Professor Anderson Soares anunciou que o Ceia, em parceria com o Sebrae e um consórcio de empresas, garantiu fundo do Governo Federal, de R$ 80 milhões para serem aplicados em pesquisas

Startup Day em Goiás

A programação do Startup Day em Goiás contou com palestras sobre ‘Mitos e Verdades das IA (Inteligência Artificial)’ e ‘Indústria 4.0’. Anderson Soares explicou que há uma linha muito tênue entre onde termina o software e onde começa a inteligência artificial. “Quem encontrar essa resposta, vá lá e faça a regulamentação”, brincou.

Anderson contou que trabalha há 17 anos com IA e que tem coisas que não conhece. Ele adianta que não será fácil entrar nesse roteiro e entender tudo como acontece. “Dentro das IAs há um continente chamado Machine Learning, que é uma parte da IA, mas é responsável por 99,5% das coisas que a gente vê hoje”, explica.

Wagner de Barros Neto explorou o tema da Indústria 4.0, como são chamadas uma combinação de tecnologias, inteligência artificial, analíticas, impressão 3D, utilizada pela IndustryCare, que analisa e encontra oportunidades de melhoria na operação industrial para reduzir as emissões de carbono.

Metaverso

Durante o Startup Day, o Sebrae Goiás fez o lançamento do MetaSebrae, um programa de atendimento ao usuário por meio do Metaverso, o primeiro a entrar em funcionamento no Brasil.

No Metaverso, o cliente pode personalizar o próprio avatar e até interagir com outros usuários durante sua visita. No ambiente, o visitante escolhe o espaço que quer explorar: Biblioteca de cursos, a Escola de Negócios e a Sala de Consultoria. Cada espaço contará com vídeos interativos e teletransporte.

Na Biblioteca, o visitante encontra informações sobre os cursos que pode escolher para enriquecer seus conhecimentos sobre empreendedorismo. Na sala de consultoria online há um espaço reservado para melhorar os aspectos específicos de cada empresa, com atendimento individual, feito por consultores do Sebrae. O agendamento é feito pelo site do Sebrae Goiás. Depois de agendar o cliente receberá um link para realizar consultoria dentro do MetaSebrae.

Já na Escola de Negócios, o cliente participa de atividades promovidas pela escola, conversa e interage com outros participantes. Também é possível interagir com as telas ao redor das salas e conteúdos relevantes.

Conselheiro do Sebrae Goiás, Marco César Chaul, participou do evento

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • inovação
  • Metaverso
  • startup
  • Startup Day