ASN GO
Compartilhe

Startups goianas são destaque nacional em premiações do Sebrae

Quatro empresas obtiveram importantes prêmios e reforçaram a relevância deste modelo promissor de negócio, que alia inovação à solução de problemas
Por Natalia Núñez, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Startups goianas como a Grifa têm avançado graças a apoios de instituições como o Sebrae (Fotos Arquivo Pessoal/Divulgação)

Além dos desafios de uma empresa comum, as startups enfrentam um ainda maior: crescer muito rapidamente para chamar a atenção dos investidores, de forma a sobreviver e continuar se desenvolvendo com lucratividade e inovação. Por isso, conseguir se destacar neste universo é uma grande conquista. Quatro startups ligadas ao Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI/UFG) ganharam destaque em ações do Sebrae Nacional. No Prêmio Sebrae Startups, as empresas Biotech, Melius Qualidade e Grifa ficaram no Top 1000, o que lhes permitiu acesso ao Startup Summit 2024, com chances de premiação e networking, apesar de não terem chegado à fase final. No Startups de Impacto Report Brasil 2024, a LunaGreen Bioativos, outra startup do CEI/UFG, se destacou pelo seu impacto socioambiental, um reconhecimento valioso, já que a Região Centro-Oeste tem baixa incidência de startups de impacto, quando comparada com a Região Sudeste.

O Sebrae constantemente oferece suporte para o crescimento das startups, promovendo diversas oportunidades por meio de programas como Sebrae Startups, Startup GO e Inovativa, além de capacitações e consultorias. “Recentemente, a instituição expandiu suas iniciativas, incorporando novos apoios específicos para startups, como o Capital Empreendedor, que prepara o empresário para aproximar e negociar com investidores. Essas ações visam a evolução das startups no ecossistema de inovação”, explica Emília Rosangela Pires da Silva Franco, analista de inovação da Unidade de Soluções do Sebrae Goiás. “O apoio do Sebrae às startups pode ser direto ou indireto, pois ao apoiar ambientes de inovação, como o CEI/UFG, a instituição impulsiona novas soluções em ciência e tecnologia, fomentando a criação e o desenvolvimento de novos empreendimentos inovadores”, acrescenta.

O Top 1000 é a segunda das cinco etapas do Prêmio Sebrae Startups, e é a última que garante ao vencedor um prêmio de R$ 250 mil e serviços de conexão com mercados nacionais e internacionais. A Biotech, a Grifa e a Melius Qualidade não avançaram para a próxima fase nesta edição, mas chegaram entre as mil primeiras, junto a outros 17 negócios goianos, de um total de 3.316 inscrições.

No Impacto Report Brasil 2024, o primeiro estudo com esse tipo de recorte no Brasil, apresentando negócios inovadores de impacto socioambiental mapeados pelo Sebrae, quem se destacou foi a LunaGreen Bioativos. A startup, que produz insumos naturais para a indústria cosmética e trabalha com um modelo B2B2C, é mais uma ligada ao CEI/UFG e teve o seu case apresentado de forma destacada no relatório.

Empresas emergentes

As startups são empresas emergentes que buscam iniciar suas atividades com um crescimento rápido e escalável. Elas têm como objetivo resolver problemas do mercado por meio de produtos ou serviços inovadores, frequentemente utilizando tecnologia. Uma das principais características das startups é a busca constante pela inovação. Elas se dedicam a criar produtos e serviços novos e únicos, ou oferecer soluções inovadoras para problemas existentes.

Essa inovação pode estar relacionada tanto a avanços tecnológicos como a novos modelos de negócios, abordagens inéditas para mercados já existentes ou até mesmo a criação de mercados totalmente novos. O Sebrae apoia startups e empresas tradicionais. “A principal diferença entre elas é a escalabilidade: startups buscam crescer rapidamente sem aumentar custos, focando em oportunidades ou soluções inovadoras, enquanto empresas tradicionais focam na sobrevivência e no retorno do investimento inicial, com produtos e serviços já conhecidos e com nichos locais estabelecidos”, esclarece Emília. Alto potencial e alto risco, início do zero, com recursos baixos, necessidade de investimentos e boa gestão são as características destas empresas.

Conheça as startups premiadas:

Grifa

Representantes da Grifa em evento de startups: inovação em prol do social

A ideia da Grifa nasceu em 2019, mas a startup só foi oficializada no ano seguinte, quando foi selecionada na primeira edição do Programa Centelha. “A gente já tinha uma ideia de criar algo para tentar potencializar a captação de recursos para o terceiro setor e ajudar organizações não lucrativas a conseguirem recursos para funcionar. Somos uma plataforma de captação de recursos para ONGs e outras organizações da sociedade civil”, explica Bianca Porto, sócia-fundadora. A plataforma recebe a captação de recursos de pessoas físicas e agora está desenvolvendo a solução para captação com pessoas jurídicas para usar incentivos fiscais e conseguir doações diretas, voluntariado proativo e outras possibilidades.

Bianca já tinha a ONG Oásis de Sonhos e percebeu que esses esforços para captação dentro do projeto existiam, foi então que ela entendeu que suas dores eram as mesmas de outras organizações. “Nosso slogan é: ‘Vamos grifar o mundo com a gente’, porque a nossa ideia é grifar, salientar esse impacto positivo para todos”, explica. A startup conta com o também sócio-fundador, o Victor Stillo, que hoje cuida da parte de tecnologia e do setor financeiro; e Bianca é a CEO, e se dedica aos negócios, vendas e contatos com os clientes.

A empresa foi uma das startups selecionadas no prêmio Mil Startups com a solução geral da Grifa e com o próximo passo de captação junto a empresas. “A importância desse reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo, e a gente já teve outros reconhecimentos também. A Grifa ficou entre as empresas que terão estande no Startup Summit”, conta ela.

A startup, desde o início, caminha junto ao Sebrae. “Faz parte da nossa jornada, até já fizemos eventos junto com a instituição. A gente é muito ativo na região, propagando o empreendedorismo social e o Sebrae sempre está nisso com a gente”, celebra a empresária.

Melius

Eduardo Paiva, da Melius: plataforma digital na construção civil

A Melius Qualidade é uma plataforma digital através da qual a obra realiza as suas verificações de serviços, materiais, diário de obra, segurança do trabalho e check list de entrega da obra, proporcionando maior eficiência, transparência e controle dos processos. O Sistema foi lançado em março/2020, a partir das experiências de dois empreendedores-fundadores da empresa.

“Somos uma das 50 empresas goianas selecionadas no programa Centelha para receber recursos da Fapeg/Finep, fomos uma das 1.000 startups selecionadas para expor no Startup Summit em Florianópolis, a maior feira nacional do setor pelo 2º ano consecutivo”, celebra Eduardo Paiva, diretor comercial e um dos fundadores da empresa.

Paiva explica que o Sebrae é um aliado valioso, que os tem ajudado com a disponibilização de consultores, através do CEI/UFG e com a realização de eventos que proporcionam a imersão no ecossistema de inovação, estabelecendo muitos relacionamentos e parcerias para a empresa. Para ele, as conquistas fazem o empreendedor acreditar que está no caminho certo. “Estamos conseguindo nosso objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade do setor da construção civil”, diz.

Luna Green Bioativos

Nathalia Barbosa: Luna Green é destaque em vários eventos, e ficou entre as 24 melhores startups do país no Sebrae Like a Boss 2022

A Luna Green é uma empresa de produção de insumos para a indústria cosmética que tem a preocupação de desenvolver produtos biotecnológicos, visando à economia circular, brindando apoio a comunidades e cooperativas. A fundadora, e hoje CEO da empresa, Nathalia Barbosa, conta que o início da empreitada foi há seis anos, com um projeto inovador. “A gente pegou um resíduo industrial e transformou em um insumo para a indústria cosmética. E, de lá para cá, realizamos vários outros projetos com esse viés. A gente tem um tratamento de resíduos da indústria de mineração em substituição ao plástico como esfoliante natural, produtos que apoiam comunidades quilombolas com matérias-primas do Cerrrado, apoio a comunidades de mulheres, entre vários outros”, enumera.

Nathalia vê o destaque da Luna Green como startup de impacto como um reconhecimento à trajetória da empresa sólida que se tornou, com a proposta de levar inovação com responsabilidade social e ambiental nacionalmente. Com isso, teve início o processo de exportação. “É uma realização acima de profissional, é uma questão de missão no mundo. Todos os nossos extratos e ativos são pensados com responsabilidade social e ambiental”, salienta.

A empresária faz questão de destacar que tudo isso só foi possível graças a um parceiro que considera indispensável para o sucesso que a empresa conquistou. “O Sebrae está conosco desde o início. Criamos o site com o Sebraetec, na pandemia participamos do Sebrae Delas, um marco na nossa história, depois, do ALI, do Pro Globo, de incentivo à exportação, do Capital Empreendedor e de muitos outros programas e capacitações. Aproveitamos todas as possibilidades que o Sebrae nos oferece para crescer e temos muito orgulho de fazer parte desse ecossistema e de termos aprendido tanto. A gente, com certeza, está onde está porque teve o apoio da instituição durante toda a jornada”, afirma.

Biotech Genomic

O time da Biotech Genomic durante premiação no Hub Goiás do Programa Madurar, em que ganhou o primeiro lugar

A startup Biotech Genomic surgiu em 2023. Os professores da UFG, Elisângela de Paula Silveira Lacerda, e o sócio, Carlos Anunciação, já realizavam, dentro da universidade, alguns exames diagnósticos moleculares rápidos. “Durante a pandemia a gente parou o que estava fazendo, que eram testes para dengue, chikungunya e zica, e começamos a desenvolver para covid, e deu muito certo”, conta Elisângela. Era um exame de baixo custo, rápido, com alta sensibilidade e que o mercado ainda não dispunha. “A gente desenvolveu os kits de diagnóstico e uma maleta, que é um minilaboratório portátil, que facilita o acesso aos testes porque pode ser transportado”, explica.

A ideia da startup é trabalhar com a pesquisa e desenvolvimento de kits de diagnóstico para doenças animais e vegetais e, em um futuro próximo, dedicar-se à parte de agro, para identificação de fungos que acometem culturas como soja e arroz. No momento, o desafio da startup é financeiro. “Temos procurado investidores-anjos e editais de subvenção econômica para que a gente possa alavancar a empresa, precisamos dessa verba”, detalha a empresária.

Sobre a conquista do prêmio, Elisângela avalia que é um grande reconhecimento em um ano apenas de empresa. “Um selo com o nome Sebrae é algo que se impõe, nos dá empoderamento, mais legitimidade no mercado”, avalia. “Ganhamos outras como Mulheres Inovadoras, Finep e no Hub Goiás. O Sebrae dá todo um suporte, ainda mais para nós, pesquisadores, que não temos uma formação empreendedora. O Sebrae nos deu a capacitação crucial para montar um negócio e conseguir organizar nossos valores. Sem a instituição, nossa startup não teria saído do lugar”, conclui.

Negócios viáveis

Com suas características únicas, as startups representam modelos de negócio atrativos e inovadores. O Sebrae oferece diversas oportunidades que podem ser aproveitadas pelos potenciais empreendedores. Na Vitrine do Sebrae, encontram-se disponíveis trilhas de capacitações gratuitas que ajudam os empreendedores a amadurecerem, validarem e desenvolverem um produto viável a partir da sua ideia. Além disso, a instituição proporciona acesso a informações que capacitam os empreendedores a concretizarem o seu negócio, seja uma empresa no modelo tradicional ou uma startup.

SERVIÇO

Grifa
Fone: (61) 98187-0544
Instagram: @grifa.me
Site: https://grifa.me/

Melius Qualidade
Fone: (62) 98126-9655
Instagram: @meliusqualidade
Site: https://meliusqualidade.com.br/

Luna Green
Fone: (62) 3548-8565
Instagram: @lunagreenbioativos
Site: www.lunagreentech.com.br

Biotech Genomic Technology
Fone: (62) 99293-3121
Instagram: @biotechgenomica
Site: www.biotechgenomica.com.br

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Goiânia
  • Goiás
  • sebraegoiás