A Campus Party Goiás 2025 foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira,19, às 19h, no Passeio das Águas Shopping, em Goiânia. Maior evento de educação, empreendedorismo, inovação e tecnologia do mundo segue até sábado, dia 22 de novembro, com entrada gratuita na área Open, das 10h às 22h. A expectativa é de 130 mil visitantes, com cerca de 500 palestrantes em seis palcos de comunidade e três palcos temáticos.
O evento é organizado pelo Instituto Campus Party (ICP) em parceria com o Sebrae e Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Secretaria Geral de Governo (SGG). Nesta edição, o Sebrae trouxe para o evento a estrutura do Polo Sebrae Agro, que é uma iniciativa do Sebrae Nacional que agrega 27 unidades da federação para discutir e trabalhar a temática do agronegócio brasileiro envolvendo a tecnologia e o mapeamento das principais inovações tecnológicas que estão no campo hoje.

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, destacou que cada vez mais observa a consolidação do público presente na noite de abertura da Campus Party. “É uma oportunidade que a gente proporciona para milhares de pessoas e isso nos orgulha muito como o Sebrae ao apoiarmos iniciativas como essa”, salientou.
Antônio Carlos desejou ainda que durante os três dias do evento os participantes aproveitem, ao máximo, todas as iniciativas e as ações que acontecerão nesta edição, que de certa forma vai marcar. “Para todos nós é uma grande conquista sediar um evento desse porte dentro do nosso Estado, aqui na capital goiana. Muitas vezes a gente ia para São Paulo, para outros estados ou até saia do Brasil para ter acesso a eventos assim”, disse.
Presidente de honra do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, relembrou o início da história há nove anos. “Quando o governador Ronaldo Caiado assumiu, fomos convocados a fazer a Campus Party aqui em Goiás. E, na verdade, foi uma parceria maravilhosa. Nós deixamos muitos legados aqui. Deixamos a Escola do Futuro, fizemos um fórum sobre o futuro do trabalho da educação. Depois fizemos outro fórum que deixou os laboratórios de robótica e de tecnologia digital nas escolas médias”, conta.

Segundo Francesco, no ano passado o legado foi marcado por fóruns sobre a regulamentação da IA. “Também colaboramos para que Goiás fosse o primeiro Estado a ter uma lei no Brasil de regulamentação da IA. É um dos poucos no mundo que tem essa regulamentação. E agora estamos trabalhando junto com a Campus Party, um evento dentro da Campus Party, o Etos.IA, que vamos trazer 60 personalidades de todo o mundo para discutir ética e inteligência artificial. Nestes dias, Goiás vai ser o centro do Brasil também para os jovens e será uma referência em novas tecnologias e economia digital”, concluiu.
Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Goiás, José Frederico Lyra Netto, destacou a importância da realização do evento e as contribuições a partir deles. “A gente faz isso já há alguns anos, porque a gente entende que a Campus Party consegue juntar diferentes gerações e despertar o gosto pela tecnologia. É muito importante a realização desses eventos de ativação”, afirmou. José Frederico enfatizou que ao realizar o evento anualmente, dentro do calendário de Goiás, é uma oportunidade para reunir diversas iniciativas de inovação. “Nós precisamos disso para despertar essa vontade das pessoas”, acrescentou.

Por sua vez, Adriano Rocha Lima, secretário de Estado Geral de Governo (SGG), salientou a relevância da participação do Estado na edição 2025 da Campus Party e lembrou o apoio integral do governador Ronaldo Caiado ao evento. “É um evento que começou em 2019 aqui em Goiânia, onde nós resgatamos esse potencial que o Estado tem de inovar, desenvolver tecnologia e criar novos negócios”, afirmou.
Para Adriano, a Campus Party consolidou-se como um espaço anual de encontro entre inovação, tecnologia e inteligência artificial. “O Estado tem, durante esses dias, a oportunidade de interagir, trazer novas ideias, absorver e compartilhar conhecimentos. Isso faz com que todo o ecossistema da inovação cresça”, destacou.
O secretário lembrou que, desde 2019, o ambiente de inovação tem evoluído com a criação de oportunidades para jovens talentos e para ideias que se transformam em startups. Ele citou ainda a expansão dos centros de excelência. “O Ceia, que é um centro de excelência de inteligência visual, e outros que foram criados em torno deste grande ecossistema”.
Neste ano, além da Campus Party, o governo realiza o evento Etos.IA, que será aberto nesta quinta, 20, e segue até 22 de novembro. “É um grande ambiente de ética e inteligência artificial, com grandes nomes que estão interagindo junto com o evento, mostrando para o Brasil e para o mundo essas ideias novas e todo esse debate em torno da tecnologia”, explicou. “O nosso papel é justamente esse: garantir que cada um, com seu ponto de vista, tenha sua contribuição”, disse Adriano ao ressaltar a importância de envolver o público na discussão sobre ética e regulação da inteligência artificial.
Por fim, detalhou que, “são dias, começando hoje e avançando até domingo, passando pelo Etos.IA, que representam uma grande oportunidade para a população de Goiás e do Brasil participar desse movimento da tecnologia e da inteligência artificial”, pontuou.

Lidianne Brandão, superintendente do Shopping Passeio das Águas, salientou a satisfação por sediar a 5ª edição presencial da Campus Party Goiás. “Receber esse evento tão grandioso aqui no nosso shopping é um orgulho muito grande. Eu agradeço a todos os campuseiros, autoridades presentes e parceiros”, assinalou.
A superintendente também disse que essa é a única Campus Party em um Shopping. “É um motivo de orgulho sediar um evento como esse, que é o maior de tecnologia e inovação. Ele conecta bastante com o que a gente tem de propósito do nosso shopping, sobre conexão com as pessoas, com o negócio, com a sociedade, servindo e encantando todos os dias”, complementou.
Após a abertura oficial, o público presente teve a oportunidade de apreciar palestra com o youtuber e apresentador Felipe Castanhari sobre a era dos vídeos curtos e as estratégias que ele usa para produzir conteúdo atrativo. Para tanto, o palestrante compartilhou que lança mão de recursos de filmes e séries, com aberturas instigantes, drama, humor, personagens cativantes, analogias e motions.

Experiência tecnológica
Consolidada como maior experiência tecnológica em Internet das Coisas (IoT), Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo, a Campus Party completará 10 anos, em 2026 e trabalhará o tema: “Inovar para Cuidar: saúde e tecnologia a serviço do agro”. Mundialmente, são mais de 550 mil campuseiros cadastrados, e já foram realizadas edições em países como Alemanha, Argentina, Canadá, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, Holanda, México, Panamá e Reino Unido
A programação reúne a segunda edição da Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada, arena de futebol de robôs humanoides, experiências com realidade virtual, oficinas de robótica, desafios de inovação para o público 60+ e atividades promovidas pelo Governo de Goiás em seu estande. Entre elas estão oficinas do programa Start, exposições do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da UFG (Ceia-UFG) e demonstrações de jogos como a Mostra Indie Goiás e o Game GO.
Nos dias 21 e 22, a Campus Party Goiás 5 será palco do Demo Day do Desafio AgroStartup 2025 em que estarão reunidas as 34 equipes finalistas entre mais de 140 soluções inscritas no programa, selecionadas entre mais de 800 participantes, 40 instituições de ensino e jovens de mais de 70 municípios.
As apresentações ocorrerão no Espaço do Sebrae-GO dentro do evento, diante de uma banca técnica formada por representantes do Sistema FAEG/Senar, CNA, IFAG, IFAG, Bayer e FCJ Venture. As 12 melhores soluções receberão, cada, R$ 60 mil em fomento da Fapeg, e a premiação oficial será no dia 22, no Palco Petrobras, marcando o encerramento da edição 2025, com a consolidação do programa como uma das maiores portas de entrada de jovens no ecossistema de inovação do agronegócio goiano.
Marco Legal da IA
Durante participação na Campus Party Goiás, o deputado Virmondes Cruvinel destacou a importância do evento para a formulação de políticas públicas voltadas à inovação no Estado. Relator da Lei Complementar nº 205/2025, que institui o marco legal da inteligência artificial em Goiás, ele lembrou que parte das referências utilizadas na construção da legislação surgiu justamente das discussões promovidas nas edições anteriores do evento.
“É um evento muito interessante. Daqui foram coletadas informações, inclusive para a elaboração da lei de inteligência artificial de Goiás. O eixo de pesquisa e debates será a inteligência artificial”, afirmou o parlamentar.

Virmondes, pontuou que a edição deste ano reúne atividades focadas em empreendedorismo, startups, IA e integração com a educação. E destacou ainda a realização da Olimpíada das escolas públicas dentro da programação. “Iniciativa que reforça a formação de base, que é um dos pilares do Marco Legal”, ressaltou. O deputado salientou ainda a inclusão do evento no Calendário Oficial do Estado. “Inserimos a Campus Party no calendário para incentivar que atividades como essa se fortaleçam e tragam pesquisa, inovação e ciência como prioridade”, disse.
Experiência tecnológica e programação
Consolidada como maior experiência tecnológica em Internet das Coisas (IoT), Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo, a Campus Party completará 10 anos, em 2026 e trabalhará o tema: “Inovar para Cuidar: saúde e tecnologia a serviço do agro”. Mundialmente, são mais de 550 mil campuseiros cadastrados, e já foram realizadas edições em países como Alemanha, Argentina, Canadá, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, Holanda, México, Panamá e Reino Unido
A programação reúne a segunda edição da Olimpíada de Inteligência Artificial Aplicada, arena de futebol de robôs humanoides, experiências com realidade virtual, oficinas de robótica, desafios de inovação para o público 60+ e atividades promovidas pelo Governo de Goiás em seu estande. Entre elas estão oficinas do programa Start, exposições do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da UFG (Ceia-UFG) e demonstrações de jogos como a Mostra Indie Goiás e o Game GO.
Nos dias 21 e 22, a Campus Party Goiás 5 será palco do Demo Day do Desafio AgroStartup 2025 em que estarão reunidas as 34 equipes finalistas entre mais de 140 soluções inscritas no programa, selecionadas entre mais de 800 participantes, 40 instituições de ensino e jovens de mais de 70 municípios.
As apresentações ocorrerão no Espaço do Sebrae-GO dentro do evento, diante de uma banca técnica formada por representantes do Sistema FAEG/Senar, CNA, IFAG, IFAG, Bayer e FCJ Venture. As 12 melhores soluções receberão, cada, R$ 60 mil em fomento da Fapeg, e a premiação oficial será no dia 22, no Palco Petrobras, marcando o encerramento da edição 2025, com a consolidação do programa como uma das maiores portas de entrada de jovens no ecossistema de inovação do agronegócio goiano.
SERVIÇO:
Campus Party Goiás – 4 edição
De: 20 a 23 de novembro
Local: Passeio das Águas Shopping
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
