De acordo com o futurista alemão Gerd Leonhard, houve um tempo em que os negócios feitos eram quase sempre suficientes, mas não mais. Em um mundo onde tudo está conectado, tudo é igualmente excelente e a performance está alcançando a perfeição, sobrou apenas um espaço a ser inovado: o profissional que está no mercado. Para enfrentar esse cenário, conforme o futurista, é necessário desenvolver habilidades diversas e impulsionar as mudanças; caso contrário, as pessoas serão impactadas por elas.
E o impacto da transformação digital, entre outros temas, foi apresentado durante o Tron DP Meeting, que aconteceu nesta quinta-feira (16) das 8h às 13h, no auditório da sede do Sebrae Goiás, em Goiânia. O evento reuniu especialistas de mercado para apresentar conteúdos atuais sobre RH e liderança, autoatendimento digital, cyberataques e segurança da informação e melhores soluções digitais para departamento pessoal.
Karina Pimentel, CEO da Believe Soluções, falou sobre RH e liderança e fez diversas provocações em relação às novas tecnologias e como os profissionais estão se preparando para essas demandas. Ela, que possui experiência de mais de 25 anos no mercado, apresentou alguns dados que fortalecem a visão do alemão Gerd. De acordo com a pesquisa feita pelo Gartner Group, 56% dos líderes de RH afirmam que suas soluções e estratégias em tecnologia não correspondem às suas necessidades atuais e futuras de negócios; 60% dos líderes de RH estão incertos sobre o impacto das tendências tecnológicas em evolução, como IA degenerativa; 96% dos líderes de RH indicam que suas equipes têm recebido mais solicitações de serviços de tecnologia de RH em 2023; e 94% dizem que as solicitações estão ficando mais complexas.
“É preciso ser disruptivo, e os profissionais do segmento precisam entender que a humanização é o futuro do trabalho, mas que tem que andar de mãos dadas com a tecnologia para atender a todas as demandas, já que o DP tem dados importantes para a tomada de decisão assertiva das empresas. Quem atua no segmento não será só legalista, mas sim um profissional que vai buscar soluções conjuntas com outras áreas para obter a melhor experiência do negócio e das pessoas”, explica.
A CEO também citou quais as cinco prioridades para os líderes de RH em 2024: o desenvolvimento de líderes e gestores, a cultura organizacional, o RH e a tecnologia, gestão de mudanças e gestão de carreira e mobilidade interna, que em conjunto ampliam a atuação do DP e diminuem o turnover (índice calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novas pessoas colaboradoras em um período), que traz grandes prejuízos para as empresas.
Já o CEO da empresa Pontua, Geovany Paulino, trouxe para a discussão a transformação digital no DP. Para ele, as transformações sempre existiram e sempre vão existir e somente a tecnologia não traz mudanças. “A transformação está no entender das pessoas, em pegar um contexto, em melhorar processos e rotinas, e a partir dessas percepções humanas, culturais e políticas dentro da empresa é que vem o viés tecnológico para ajudar e moldar o desempenho de cada empresa”, enfatizou.
Durante a palestra, Geovany destacou o posicionamento do professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), o PhD em Inteligência Artificial Celso Camilo, e da professora Loredana Padurean, reitora associada da Asia School of Business, MIT SLOAN (EUA), de que a transformação não tem a ver com o digital, e sim com pessoas. “A tecnologia é uma ferramenta que, se utilizada corretamente, vai proporcionar mais escala, menos erros, agilidade, volume, mas é necessário que a pessoa entenda e saiba aplicar porque a tecnologia por si só não resolve os problemas”, reforçou o CEO da Pontua.
Outros temas foram apresentados durante o evento. A importância do autoatendimento digital no DP foi abordada pelo coordenador de comunicação da empresa Tron, David Tavares; Juneir Goetz, business da Partner RH, falou sobre o FGTS Digital; cyberataques e segurança da informação foram abordados pelo especialista de mercado Guilherme Goulart, head da SkyOne.
A palestra sobre como escolher a melhor solução digital para o DP em 2024 foi ministrada pelo CEO da Tron, Gelson Garcia. Ele ressaltou a importância do repertório de cada profissional no desempenho do DP. Segundo Gelson, as tecnologias são uma realidade, um caminho sem volta, e a inteligência artificial possui ferramentas que podem elevar a qualidade da entrega do profissional de DP. “Mas esse profissional precisa continuar em busca de conhecimento não só em departamento pessoal, mas em como utilizar essas ferramentas e conseguir os melhores resultados”, alerta.
O público presente no meeting também pôde conhecer um pouco mais do Sebrae Goiás. O analista Rodson Witovicz apresentou o portfólio da instituição e explicou sobre as consultorias gerenciais e de inovação, os programas de transformação digital que a instituição possui e a Biblioteca Digital. “O Sebrae possui uma gama de serviços e produtos, a maioria gratuitos, que podem auxiliar tanto empresas como colaboradores para que se mantenham competitivos e sustentáveis no mercado.”
O Tron DP Meeting foi realizado pela empresa Tron Informática e contou com o apoio do Sebrae Goiás, do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-GO), da Faculdade Inpro (Facinpro) e das empresas Omie Sistema de Gestão On Line, SkyOne Solutions e da Pontua empresa de software.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 3250-2263 / 9887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn