Com a variação de preços de mercado em grãos e carne, os envolvidos na cadeia precisam estar bastante preparados para traçar estratégias que evitem perdas e possam fazer investimentos seguros. Esse cenário foi abordado no evento “Tendência de Mercado – Cenário Internacional e Eficiência Energética”, realizado na quinta-feira (17) na sede do Sistema Faeg/Senar em Goiânia, com apoio do Polo Sebrae Agro. Profissionais da área, representantes classistas, estudantes e produtores rurais marcaram presença no encontro.
O analista de Agricultura da Faeg, Leonardo Machado, falou sobre a perspectiva de preços de grãos e pecuária de corte para 2023/24. “A soja, o milho e o boi tiveram reduções drásticas que impactaram o bolso do produtor. O evento propôs levar conhecimento ao produtor sobre o que pode ocorrer no próximo ano, para que ele possa se preparar e fazer os investimentos ou readequar a produção com mais segurança”, disse.
Durante toda a tarde, os palestrantes apresentaram dados e informações sobre a produção goiana e nacional de grãos. Além de todo esse cenário, o evento também falou sobre assuntos da atualidade, como o crédito de carbono e a eficiência energética. Segundo o analista da Faeg, a energia, muitas das vezes, além de ter um alto custo, em algumas regiões de Goiás é impedimento para o avanço da atividade de muitos produtores.
“Sendo assim, o evento buscou trazer as tendências atuais ligadas à energia solar, questões voltadas ao crédito de carbono e outras possibilidades para que as pessoas possam aproveitar melhor os recursos naturais gerando energia para a produção, reduzindo custos e diminuindo os limitantes da falta de energia na região”, destacou Leonardo.
Segundo Marcelo Lessa Medeiros Bezerra, diretor técnico do Sebrae Goiás, esse tipo de encontro é de grande importância para toda a cadeia produtiva. “A disseminação de temas da área, em especial o mercado agrícola goiano, leva conhecimento para o empreendedor rural, o que é fundamental para as tomadas de decisões mais assertivas”, explicou.
De acordo com Lessa, o desafio do produtor rural é diário, pois são várias diversidades que ele enfrenta. “Podemos citar como exemplos as questões ambientais, as tributações, enfim, são diversas situações às quais o produtor tem que estar antenado e bem informado. Só assim será possível um alto desempenho no seu negócio”, afirmou.
*Com informações da Faeg
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491
No Polo Sebrae Agro: Agência Entremeios Comunicação / Leydiane Alves – (62) 9540-6111
Acesse aqui o Polo Sebrae Agro.
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn