ASN GO
Compartilhe

Cases de sucesso são apresentados em Encontro de Agentes de Desenvolvimento

Evento contou ainda, no primeiro dia, com ciclo de palestras e orientações aos participantes, em Goiânia
Por Izabela Carvalho, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Evento contou com destaque para cases de sucesso, palestras, dinâmicas e orientações aos participantes, em Goiânia (Foto Edmar Wellington)

Dois empreendedores goianos foram destaque de cases de sucesso, com o tema “A Decisão de Empreender”, durante Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento e Agentes de Atendimento do Sebrae, realizado na quarta e quinta-feira (18 e 19). O evento ocorreu no Hotel Transamérica Goiânia e contou ainda com ciclo de palestras, orientações e premiações.

O primeiro a contar sua história foi Domilson Cândido, da Mandioca Mundi. Para ele, a busca por conhecimento e inovação foi fundamental para resultados positivos. “Quando a gente não tem dinheiro para investir, tem que inovar”, destacou. O empreendedor contou da experiência anterior como músico junto à dupla Bruno e Marrone, com quem trabalhou por nove anos. Mas em 2009 começou a se preparar para empreender, quando buscou conhecimento por meio de diversos cursos oferecidos pelo Sebrae. “Fiz todos os cursos disponíveis”, disse.

No início, os chips de mandioca, desenvolvidos pelo seu pai, eram oferecidos em reuniões de família e de Folia de Reis, uma vez ao ano. Após conquistar o gosto das pessoas, começou a comercializar, só que chegou a um ponto em que não conseguia mais crescer. Nesse momento, decidiu entrar para o negócio. Mais uma vez, buscou ampliar os conhecimentos no Sebrae, com foco em inovação. Observar a concorrência também foi fundamental, segundo ele, para que seu produto se diferenciasse e conquistasse mais espaço no mercado.

“O Sebrae abriu minha mente para implantar a cultura da inovação em uma empresa da agricultura familiar.”

Os chips de mandioca foram oferecidos para degustação dos participantes durante o coffee break do evento. O produto pode ser adquirido em cerca de 600 empórios e lojas, tanto em Goiás quanto no Mato Grosso. O objetivo para 2024, segundo o empreendedor, é ampliar para mil pontos de venda.

Outro destaque foi a história de Paulo Sérgio da Silva, fundador do Milky Moo, uma marca de milk-shakes goiana, lançada em 2019. A empresa contabiliza, atualmente, cinco lojas próprias, nos principais shoppings da capital; 260 outras unidades, além de mais 110 em obras, com previsão de inauguração até o final do ano. Paulo só alcançou o resultado que apresenta ao não ceder a muitos desafios, inclusive dificuldades de mobilidade com problemas no joelho e artrose nos quadris, que enfrenta desde os 27 anos.

Em sua trajetória, trabalhou como representante de roupas, com mais de 300 clientes cadastrados. Entretanto, em 2017 precisou parar pelo problema de mobilidade. Persistente, conseguiu um parceiro: Lohran Soares, fundador e diretor executivo da empresa, que decidiu juntar forças e seguir em frente no projeto. A partir daí a Milky Moo se materializou. Ao final da participação, Paulo ressaltou a importância de as pessoas não desistirem. “Uma hora, as portas vão abrir”, concluiu.

O momento contou com a contribuição ainda da coordenadora de Políticas Públicas do Sebrae, Elaine Moreira, que chamou a atenção dos agentes presentes para o portfólio de produtos e serviços de consultoria que podem ser oferecidos para os clientes. Além disso, deu orientações sobre a formalização das empresas e formas de apoio da instituição, como consultoria para site, comércio digital e o trabalho com mídias digitais.

Prefeitura Empreendedora

O consultor Allan Máximo e a consultora Alessandra Campos tiveram a oportunidade também de apresentar as novas diretrizes e ampliação do gestor do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que conta atualmente com dez categorias. São elas: Simplificação, Fomento ao Turismo, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inclusão Produtiva, Turismo e Identidade Territorial, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Empreendedorismo Rural, Cidade Empreendedora e Governança Territorial.

O período de inscrições para as iniciativas municipais termina em 30 de novembro, e o anúncio dos ganhadores está previsto para 13 de março do próximo ano. Já a entrega da premiação está prevista para 4 de abril. Em sua explanação, Allan ressaltou a importância dos municípios não deixarem as inscrições para os últimos dias. Segundo ele, a premiação advém das boas práticas na Sala do Empreendedor.

Camila Moreira, gerente de Atendimento e Desenvolvimento Regional, reforçou ainda orientações da forma correta do cadastramento do cliente, uso da ficha padronizada para inserção de dados, entre outros pontos que visam garantir o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A analista e gestora do Sebrae na Sua Empresa, Paula de Paula, teve como foco ressaltar a importância do App Sebrae como ferramenta para proporcionar mais agilidade e rapidez no atendimento pelos profissionais, e que o mesmo deve ser explorado pelos agentes e clientes. O aplicativo facilita a realização de serviços, como: emissão de boletos do MEI, oferece ferramenta de fluxo de caixa e orientação sobre maquininhas de pagamento, além de agenda de cursos, conteúdos como podcast, canais de atendimento e tendências.

Cenário

Ao final das atividades, os diretores Administrativo e Financeiro do Sebrae, João Carlos Gouveia, e de Educação e Tecnologia do Sesi e Senai Goiás, Claudemir Bonatto, contribuíram com apresentação do panorama do trabalho desenvolvido pelas instituições.

João Carlos pontuou o cenário em que o pequeno negócio, nos últimos dez meses, representa 95% do número de empregos gerados. O diretor fez um breve balanço no qual ressaltou ainda a importância do trabalho realizado pelo Sebrae para auxiliar no desenvolvimento de 420 mil atendimentos, o que representa cerca de 145 mil CNPJs. “O Sebrae, Sesi e Senai de Goiás, navegam entre os primeiros colocados”, salientou.

Por sua vez, Bonatto discorreu sobre a missão institucional do Sesi e Senai de formar, capacitar, qualificar e gerar saúde e segurança para o trabalhador. Com isso, apresentou aos agentes o que a instituição tem a oferecer, para que eles possam orientar empresários, independente do tamanho da empresa.

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • agentes de atendimento
  • agentes de desenvolvimento
  • Goiânia