ASN GO
Compartilhe

Customização de abadás: a arte que transformou a vida de uma empreendedora

O período de Carnaval é o mais rentável, mas costureira de Goiânia também produz ao longo do ano para outras festas e eventos corporativos e particulares
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Conceição Moraes com a filha Alessandra Moraes: família unida na divulgação do negócio (Fotos Arquivo Pessoal/Divulgação)

Abadás são as camisetas que identificam os foliões que participam de blocos, trios elétricos ou festas privadas durante o Carnaval. Eles geralmente são padronizados, com cores, logos e patrocinadores iguais para todos. Mas muitas pessoas gostam de personalizar os seus abadás, cortando, pintando, colando, costurando e adicionando acessórios para deixá-los mais bonitos, confortáveis e originais.

Conceição Moraes, 55, sempre gostou de costurar. Desde pequena, aos 12 anos, aprendeu com a mãe a fazer roupas, consertos e bordados. Mas foi no Carnaval que ela descobriu sua verdadeira paixão: a customização de abadás. “Comecei a customizar abadá em 2009, e desde então é um serviço que aumenta a cada ano, mais festas, mais bloquinhos”, conta. Além do Carnaval que se tornou tradicional em Goiânia, ela também faz, ao longo do ano, customização para eventos de menor porte para empresas e festas particulares.

Com 40 anos de experiência na costura e 15 anos na customização, a costureira conta que descobriu o nicho aos poucos por encomenda e também com os consertos de roupas. Os pedidos começaram na família, chamaram a atenção e se estenderam para os amigos. Em 2016, a filha mais nova, a arquiteta Alessandra Moraes, criou uma conta no Instagram para divulgar o trabalho da mãe. Em conjunto com a filha mais velha, a jornalista Catherine Moraes, planejaram e fizeram a gestão das redes para divulgar os serviços e mostrar os modelos “A partir daí, só tivemos bons resultados”, afirma.

As customizações são feitas em todas as ocasiões, mas no Carnaval o movimento é maior

A empreendedora viu ali uma oportunidade de ganhar uma renda extra e decidiu investir no seu negócio. Ela comprou mais tecidos, aviamentos, cola, tesoura, agulha, linha e possui várias máquinas de costura. Com criatividade e habilidade para transformar as camisetas simples em peças únicas e cheias de estilo, Ozita, como é conhecida, produz croppeds, vestidos, macacões, saias, blusas de um ombro só, decotes, franjas, transparências, aplicações de pedrarias, paetês, rendas, tules, fitas e o que mais for tendência.

Para se ter uma ideia de produção, no ano passado em uma semana foram customizados mais de 200 abadás. Para este ano, das 6h à meia-noite, um abadá é agendado a cada 40 minutos, com intervalos para lanches e refeições. Os clientes chegam com hora marcada, escolhem o modelo, a costureira já corta, costura, faz ajustes, se necessário, e o folião já vai embora com sua vestimenta prontinha para a balada.

A customização de abadás, segundo a costureira, representa boa parte da renda da família, e o período de folia é muito importante. E para não depender desse ramo, Conceição também é figurinista para espetáculos de dança e teatro. “Então me organizo para trabalhar muito em duas épocas do ano em que tenho maior retorno financeiro: Carnaval e fim de ano”, explica. A empresária é um exemplo de como a customização de abadás pode ser uma fonte de renda, de realização e de alegria. Ela mostra que é possível empreender com pouco investimento, mas com muito talento e vontade de crescer.

Sejam clientes individuais ou em grupos, muitos procuram os serviços da Ozita Customização

SERVIÇO

Ozita Customização

Instagram: @ozitacustomizacao

Fone: (62) 98125-9843

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Adriana Lima – (62) 3250-2263 / 99456-2491

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • abadá
  • abadás
  • Carnaval
  • case
  • costura
  • customização
  • Goiânia
  • vestuário