Sete grupos, com um total de 53 participantes, fizeram parte de uma maratona de inovação voltada para o desenvolvimento de negócios, o Startup Weekend Women, que ocorreu durante os três dias do Delas – Mulher de Negócios, no Shopping Cerrado. O evento foi realizado pelo Sebrae, em parceria com a Organização Jaime Câmara. As 54 horas de imersão proporcionaram uma jornada dinâmica e interativa entre os inscritos que foram acompanhados por coordenadores e mentores especialistas em diversas áreas do mundo dos negócios.
O objetivo do evento, segundo a líder da coordenação, Wiviany Araújo, que faz parte da comunidade Startup GO e Mulheres GO, é fortalecer a representatividade feminina no ecossistema de inovação e empreendedorismo. O Startup Weekend Women também teve apoio da Black Stars, comunidade que trabalha para aumentar a representatividade de pessoas pretas nos ambientes de inovação.
Durante a imersão, as participantes aprenderam a criar uma startup, receberam mentoria para orientar as iniciativas e tiveram oportunidades de networking. Desde o primeiro dia os inscritos se conheceram, interagiram e participaram de um pitch de ideias. Entre os participantes, 21% foi composto homens, o que é permitido pela metodologia, no qual todos colocaram a mão na massa para apresentar, neste domingo (03), ao fim da jornada, um pitch de três minutos, contando sobre a ideia do startup criado para trazer soluções e que possa gerar lucro.
Wiviany explica que a competição acontece justamente para acabar com o estigma de que inovação é só para tecnologia. “Na verdade, aqui a maioria das pessoas são da área de serviços, são pessoas criativas, entusiasmadas e que querem colocar em prática alguma ideia, resolver alguma dor e empreender. Nós estamos aqui para apoiar voluntariamente dando todo apoio necessário, desde alimentação e acompanhamento durante todo o período de imersão”, ressalta.
A competição
As empresas formadas foram: a Conexão Idade +, Pace, Textei, Cardapiou, Meu Pedreiro Preferido, Like Decor e Pro Rumo. Uma comissão avaliadora formada pela analista de Inovação do Hub Goiás, Liana Araújo; Loryanne Lanne, especialista em Inteligência Artificial (IA) e fundadora da Startup Iristech IA; Mariana Pasini, que busca empresas para investimento do grupo O Boticário; Risia da Silva Andrade, fundadora da startup Biogyn e Vera Lúcia Elias de Oliveira, gestora de startups do Sebrae Goiás, analisaram as apresentações. De acordo com os critérios definidos, como validação (se o problema existe) e se a solução é adequada, a execução da jornada, o design e o modelo de negócio, se realmente criaram uma solução para o mercado.
As vencedoras foram: em 1º lugar a empresa a Cardapiou, que propôs cardápios digitais inclusivos, com acessibilidade, áudio, visibilidade para daltônicos e pessoas com problemas de visão; comandas individuais com praticidade e impacto positivo para bares e restaurantes. Em 2º lugar, a Textei Conexão Fio a Gio, em que propõe mediar a transação entre empresas que produzem resíduos têxteis com empresas que tem interesse em utilizar o material para outros fins e com isso promover a sustentabilidade. Na terceira colocação ficou a Pace, que oferece um programa personalizado de bem-estar com objetivo de cuidar da autoestima das pessoas e facilitar o acesso a terapias e grupos de atividades físicas. A melhor equipe ganhou um curso de IA do Sebrae Goiás, um cloud (espaço na nuvem) e um serviço de registro de site.
O Startup Weekend Women é um evento global de investimento empreendedor que acontece no mundo todo. É uma metodologia criada por uma aceleradora da Califórnia, a Techstars, do Vale do Silício, e é realizada juntamente com a Google for Statups, Brex, Go.Daddy e .US. Em Goiás, o evento conta com apoiadores como o Sebrae, Campus Lab, Hub Goiás, Senar, entre outros.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 3250-2263 / 99625-2332
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn