ASN GO Atualização
Compartilhe

Evento Delas – Mulher de Negócios promove maratona de inovação com o Startup Weekend Women

Foram 54 horas de imersão com sete grupos de participantes divididos em três dias
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe

Sete grupos, com um total de 53 participantes, fizeram parte de uma maratona de inovação voltada para o desenvolvimento de negócios, o Startup Weekend Women, que ocorreu durante os três dias do Delas – Mulher de Negócios, no Shopping Cerrado. O evento foi realizado pelo Sebrae, em parceria com a Organização Jaime Câmara. As 54 horas de imersão proporcionaram uma jornada dinâmica e interativa entre os inscritos que foram acompanhados por coordenadores e mentores especialistas em diversas áreas do mundo dos negócios.

O objetivo do evento, segundo a líder da coordenação, Wiviany Araújo, que faz parte da comunidade Startup GO e Mulheres GO, é fortalecer a representatividade feminina no ecossistema de inovação e empreendedorismo. O Startup Weekend Women também teve apoio da Black Stars, comunidade que trabalha para aumentar a representatividade de pessoas pretas nos ambientes de inovação.

Durante a imersão, as participantes aprenderam a criar uma startup, receberam mentoria para orientar as iniciativas e tiveram oportunidades de networking. Desde o primeiro dia os inscritos se conheceram, interagiram e participaram de um pitch de ideias. Entre os participantes, 21% foi composto homens, o que é permitido pela metodologia, no qual todos colocaram a mão na massa para apresentar, neste domingo (03), ao fim da jornada, um pitch de três minutos, contando sobre a ideia do startup criado para trazer soluções e que possa gerar lucro.

Objetivo do evento, segundo a líder da coordenação Wiviany Araújo, é fortalecer a representatividade feminina no ecossistema de inovação e empreendedorismo (Fotos: Edmar Wellington)

Wiviany explica que a competição acontece justamente para acabar com o estigma de que inovação é só para tecnologia. “Na verdade, aqui a maioria das pessoas são da área de serviços, são pessoas criativas, entusiasmadas e que querem colocar em prática alguma ideia, resolver alguma dor e empreender. Nós estamos aqui para apoiar voluntariamente dando todo apoio necessário, desde alimentação e acompanhamento durante todo o período de imersão”, ressalta.

A competição

As empresas formadas foram: a Conexão Idade +, Pace, Textei, Cardapiou, Meu Pedreiro Preferido, Like Decor e Pro Rumo. Uma comissão avaliadora formada pela analista de Inovação do Hub Goiás, Liana Araújo; Loryanne Lanne, especialista em Inteligência Artificial (IA) e fundadora da Startup Iristech IA; Mariana Pasini, que busca empresas para investimento do grupo O Boticário; Risia da Silva Andrade, fundadora da startup Biogyn e Vera Lúcia Elias de Oliveira, gestora de startups do Sebrae Goiás, analisaram as apresentações. De acordo com os critérios definidos, como validação (se o problema existe) e se a solução é adequada, a execução da jornada, o design e o modelo de negócio, se realmente criaram uma solução para o mercado.

As vencedoras foram: em 1º lugar a empresa a Cardapiou, que propôs cardápios digitais inclusivos, com acessibilidade, áudio, visibilidade para daltônicos e pessoas com problemas de visão; comandas individuais com praticidade e impacto positivo para bares e restaurantes. Em 2º lugar, a Textei Conexão Fio a Gio, em que propõe mediar a transação entre empresas que produzem resíduos têxteis com empresas que tem interesse em utilizar o material para outros fins e com isso promover a sustentabilidade. Na terceira colocação ficou a Pace, que oferece um programa personalizado de bem-estar com objetivo de cuidar da autoestima das pessoas e facilitar o acesso a terapias e grupos de atividades físicas. A melhor equipe ganhou um curso de IA do Sebrae Goiás, um cloud (espaço na nuvem) e um serviço de registro de site.

A empresa Textei – Conexão Fio a Fio, com proposta sustentável, ficou em segundo lugar

O Startup Weekend Women é um evento global de investimento empreendedor que acontece no mundo todo. É uma metodologia criada por uma aceleradora da Califórnia, a Techstars, do Vale do Silício, e é realizada juntamente com a Google for Statups, Brex, Go.Daddy e .US. Em Goiás, o evento conta com apoiadores como o Sebrae, Campus Lab, Hub Goiás, Senar, entre outros.

Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 3250-2263 / 99625-2332
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Delas
  • ecossistema de inovação
  • mulher de negócios
  • Startup Weekend