Mel do Sol é uma marca que nasceu em 1981 e que desde essa época conta com uma loja na Asa Sul, em Brasília. A indústria está localizada em Águas Lindas de Goiás, município a 50 km da capital federal. Em 2020 a empresa conquistou pela primeira vez o Selo Alimento Confiável, com o apoio do Sebrae. Essa certificação é feita às empresas que se adequam às normas sanitárias vigentes e é concedido pelo Sindicato da Indústria de Alimentação no Estado de Goiás (Siaeg) em parceria com o Instituto Senai de Alimentos e Bebidas (IST), do sistema Fieg.
Em 2023 a empresa foi além, conseguiu 97 pontos, em uma escala que vai até 100, e recebeu o prêmio de indústria de alimentos destaque no estado de Goiás. Leo Roberto, sócio proprietário da empresa, conta que o selo é um motivo de orgulho para eles. “Você dizer que seu produto tem qualidade é uma coisa, mas ser reconhecido por essa qualidade é algo realmente muito valioso. Porque foi feito por uma empresa renomada, que avaliou ponto a ponto, desde estrutura física, questões de rastreabilidade, questões de qualidade em todas as etapas do processo”, avalia.
Leo conta que desde o início sempre recorreu ao Sebrae para auxiliar a empresa. “Antes mesmo do Sebrae já ter esse nome, porque na época, era o Seag. Já fiz vários cursos, fiz Empretec, curso de qualidade total, participei de viagens e visitas técnicas a outros estados. A instituição nos ajudou com estudos sobre a melhoria da automação, inclusive o Selo de Alimento Confiável. Nesses três anos que estamos com o selo, foi com o apoio do Sebrae, então nós o consideramos um grande parceiro da nossa empresa”, completa.
O início
O empresário conta que a empresa surgiu há 42 anos, quando ele já estava formado em geologia pela Universidade de Brasília (UnB), com pós-graduação em geofísica no Pará. Naquela época ele resolveu dar uma guinada na vida e trabalhar por conta própria, empreendendo em um ramo que estava começando. “No início dos anos 80, aquele ‘boom’ da alimentação natural, a redescoberta dos produtos naturais em contraposição aos industrializados, e o mel, que durante muitas décadas no Brasil era coisa só de quem tinha algum amigo ou conhecido que tinha uma fazenda, uma roça. Comecei com uma apicultura, durante dez anos eu trabalhei diretamente com as abelhas, e no início de 1991 vi que para poder ter acesso a um mercado maior teria que montar uma indústria, para poder ter uma certificação sanitária do produto e não ter restrições quanto à oferta. Foi assim que começamos com a indústria com certificação federal, e fomos pioneiros aqui no Centro-Oeste”, relembra.
A empresa Mel do Sol sempre teve um objetivo muito claro, que é se tornar a primeira em Goiás, depois na região e até chegar a nível nacional como referência em qualidade. Leo conta que o objetivo não é produzir em larga escala. “Queremos entregar um produto com máxima qualidade e preço acessível, mesmo que isso implique em uma produção menor. Até porque nessa área sempre surge a desconfiança do consumidor: esse produto é mel mesmo? Esse mel é puro? E com isso, esse certificado vem para atestar e garantir a qualidade do produto que estamos comercializando”, finaliza.
Programa Alimento Confiável
O programa ajuda os funcionários a enxergarem a importância de se fazer a assepsia correta dos produtos, auxilia as indústrias a obterem maior confiança dos consumidores e busca incentivar a segurança e qualidade na produção. De acordo com a analista do Sebrae Goiás e gestora do Programa Alimento Confiável, Fernanda de Freitas, 100 empresas do setor de alimentos e bebidas foram atendidas em 2023, distribuídas entre os segmentos de indústria e serviço de alimentação, contabilizando 5.899 horas de atendimentos em todo o estado de Goiás.
“As empresas atendidas no programa tiveram comprovadamente um aumento de 20% de conformidade nos requisitos estabelecidos para segurança de alimentos, além das validações dos processos de qualidade por meio de análises laboratoriais de qualidade e treinamento sobre noções de Boas Práticas de Fabricação para os colaboradores. Além disso, foram mais de 940 colaboradores capacitados dentro do Programa Alimento Confiável”, comenta a gestora.
As avaliações são feitas por meio de auditorias baseadas nos procedimentos higiênico-sanitários definidos pela Anvisa, órgão do Ministério da Saúde, e para obter o selo o estabelecimento precisa atingir o mínimo de 85% de conformidade no checklist de qualidade e segurança dos alimentos. As empresas que se adequam às normas sanitárias vigentes podem receber o Selo Alimento Confiável.
Obter o selo traz ganho de conhecimento para a área de produção, melhoria na qualidade do produto, reduz riscos de paralização pela vigilância sanitária e oportuniza um marketing positivo junto ao consumidor, tendo em vista que é um certificado de conformidade às boas práticas de Fabricação. Por isso o Sebrae Goiás apoia o selo ofertando a consultoria preparatória do Programa Alimento Confiável com subsídio (desconto) de 70% do valor.
Ainda de acordo com a gestora do programa, é esperado que outras 100 micro e pequenas empresas sejam atendidas entre os anos de 2024 e 2025. “Esperamos atender empresas para além do pequeno produtor rural, com foco na segurança de alimentos através de metodologia própria e exclusiva, com validação técnica e analítica”, finaliza.
Saiba mais pelo fone (62) 3227-6552 ou preenchendo um formulário na Vitrine do Sebrae Goiás:
https://vitrine.sebraego.com.br/inscricao-programa-alimento-confiavel/
SERVIÇO
Mel do Sol
www.meldosol.com.br
www.instagram.com/meldosol
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn