Na última sexta-feira, 08, o Sebrae Goiás lançou a 4ª edição do estudo “Perfil da Empreendedora Goiana”. O estudo, lançado em comemoração ao Dia da Mulher, aborda informações sobre características sociodemográficas das mulheres que empreendem e o panorama da criação de empresas por mulheres em Goiás. Além disso, a pesquisa realizada em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) apresenta resultados da análise de determinantes contextuais do empreendedorismo por mulheres em Goiás, o que inclui os indicadores de educação e de infraestrutura.
De acordo com o estudo, Goiás possui 3,7 milhões de mulheres e, entre elas, 371 mil são empreendedoras (10%). Se tratando do perfil das empreendedoras, a idade média é de 42 anos e 47% delas se declaram brancas, enquanto 46% se declaram pardas. A maior parte das empreendedoras possui ensino superior incompleto ou completo (32%) e ensino médio (43%). Além disso, o estudo mostra que mulheres mais jovens possuem maior escolaridade, enquanto mulheres com maior idade possuem menor escolaridade. Como complemento, foi observado que a renda média mensal da empreendedora é de R$2.516, enquanto os homens recebem R$4.135. A mulher empreendedora recebe 60% da renda do homem.
Para a analista do Sebrae Goiás e responsável pela coordenação e organização do Perfil da Empreendedora Goiana, Polyanna Marques, o estudo é relevante para que a sociedade conheça a realidade das mulheres que empreendem em Goiás. “São dados oficiais que também podem ser usados para fomentar políticas públicas que ajudem mulheres a se fortalecerem enquanto empreendedoras. Isso contribui para melhorar a renda de muitas famílias, auxiliar mulheres a saírem da situação de vulnerabilidade social, bem como colaborar para a promoção da autonomia financeira e consciência dos direitos e espaços que as mulheres podem ocupar”, ressaltou a analista.
Perfil das empresas
Sobre a evolução da constituição de empresas considerando o gênero dos sócios, nos últimos 40 anos (período de 1983 a 2023), houve um aumento na proporção de empresárias. Em 1983, 77% das empresas foram constituídas por homens e 23% por mulheres. Em 2023 a proporção foi de de 58% homens e 42% mulheres (a diferença entre homens e mulheres está estabilizada neste patamar desde 2013). Além disso, 80% das mulheres empreendedoras atuam sem a presença de sócios.
As atividades econômicas mais comuns entre empreendimento liderados por mulheres são: comércio varejista (28%), outras atividades de serviços pessoais (12%) e atividades de alimentação (10%). Com relação ao local onde exercem suas atividades, quase a metade das empreendedoras (49%) possuem empreendimento funcionando em loja, escritório ou galpão, enquanto 36% utilizam o espaço das suas casas para trabalhar como empreendedoras e 12% empreendem em outros locais.
Localidade
A cidade de Goiânia concentra 29% das mulheres empreendedoras do estado, enquanto a Região Metropolitana concentra 15%. Um total de 44% das empresas lideradas por mulheres estão concentradas na capital e nos municípios próximos a ela. As cidades com maiores taxas de empreendedorismo por mulheres para cada 100 habitantes do sexo feminino são: Santo Antônio de Goiás (21%), Alto Paraíso de Goiás (21%), Campos Verde (13%) e São João da Paraúna (13%). Por sua vez, os determinantes contextuais “Educação” e “Infraestrutura” contribuem para o desenvolvimento do empreendedorismo, atuando como impulsionadores da atividade.
Informações para a imprensa
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
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