ASN GO Atualização
Compartilhe

Sebrae e UFG lançam 4ª edição do ‘Perfil da Empreendedora Goiana’

Parceria já está em seu quarto ano, com dados aprofundados sobre o avanço do empreendedorismo feminino e sobre necessidades de melhorias
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Sebrae lançou a 4ª edição da pesquisa “Perfil da Empreendedora Goiana – Empreendedorismo por Mulheres e seus Desafios”. Realizado em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), o estudo foi apresentado nesta sexta-feira (08), no auditório do Sebrae, em Goiânia, e reuniu mulheres empreendedoras representantes de vários segmentos e instituições do estado.

Empreendedoras de diversos segmentos participaram do encontro na sede de Goiânia

De acordo com o estudo, Goiás possui 3,7 milhões de mulheres, o que representa 51% da população. Nesse universo, 371 mil são empreendedoras (10%). Em relação ao número de empresas constituídas no estado, a pesquisa mostra que 42% são constituídas por mulheres e 58% por homens e aponta que a renda média mensal da empreendedora é de R$ 2.516, enquanto os homens recebem R$ 4.135, ou seja, a mulher recebe cerca de 60% da renda obtida pelos homens.

O objetivo da pesquisa, que traz ainda uma série de dados dobre a mulher e o empreendedorismo, segundo o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, é analisar e contextualizar os dados do empreendedorismo feminino no estado e, a partir daí, em conjunto com parceiros e governo, implementar políticas públicas para incentivar o fortalecimento das mulheres na economia. “O Sebrae tem trabalhado intensamente no apoio ao empreendedorismo feminino, e nossas ações visam fomentar e desenvolver iniciativas por meio de um esforço contínuo para oferecer programas e projetos que desenvolvam a atuação tanto das mulheres que querem empreender quanto de todas que já estão nesse caminho”, afirmou.

Os diretores Marcelo Lessa e Antônio Carlos de Souza Lima Neto ressaltaram a importância da publicação e das parcerias

Marcelo Lessa Medeiros Bezerra, diretor Técnico do Sebrae Goiás, aproveitou a oportunidade para falar sobre o evento “Delas – Mulher de Negócios”, evento que foi realizado pela instituição há uma semana em parceria com a Organização Jaime Câmara. “O Delas foi um sucesso, um momento importante que trouxe histórias inspiradoras de mulheres empreendedoras e palestrantes renomadas para mostrar que é possível empreender”, lembrou o diretor, que frisou ainda que o público presente no evento, de mais de 3 mil pessoas, superou as expectativas. “Esse resultado mostra que o direcionamento estratégico do Sebrae está no caminho certo e que as parcerias são essenciais para a amplitude do alcance que pretendemos ter.”

Daiane Martins Teixeira, do Lapei, e Polyanna Marques Cardoso, do Sebrae, apresentaram o estudo

A apresentação da pesquisa foi feita pela analista do Sebrae Polyanna Marques Cardoso, que coordenou e organizou o estudo, e Daiane Martins Teixeira, do Laboratório de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da UFG (Lapei).

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, participou do lançamento do estudo e destacou que é preciso preparar as crianças para um futuro com mais igualdade para que elas cresçam em um ambiente onde homens e mulheres tenham condições de igualdade na sociedade. “Hoje é um dia de celebrar, e nós celebramos primeiro as conquistas que temos, isso só sendo possível porque outras mulheres antes de nós foram mais corajosas e abriram caminhos difíceis para que possamos comemorar o avanço da participação das mulheres em todos os segmentos”, avaliou. Para a reitora, é necessário dar os passos seguintes, porque ainda temos muito diferença do ponto de vista da igualdade e da equidade de gênero.

A igualdade quer dizer tratamentos e condições iguais. Já equidade de gênero quer dizer que para nós atingirmos a igualdade, precisamos de tratamentos diferentes. 

Angelita Pereira de Lima

Angelita Pereira de Lima, reitora da UFG: em busca de um futuro com mais igualdade e mais oportunidades

Angelita disse ainda que a pesquisa e a parceria com o Sebrae são ricas porque o estudo produz conhecimento sobre a realidade, e o Sebrae, juntamente com outras parcerias podem promover políticas e ações necessárias para reduzir as desigualdades de gênero. “Esses resultados requerem ações que possam aumentar a autonomia econômica das mulheres, fortalecer a escolarização e, consequentemente, proporcionar um aumento de renda”, frisou.

Algumas das empreendedoras retratadas na publicação do Jornal O Popular, “Delas - Mulher de Negócios”

Algumas das empreendedoras retratadas na publicação do Jornal O Popular, “Delas – Mulher de Negócios”

Durante o evento, a Organização Jaime Câmara, por meio do Jornal O Popular, apresentou o caderno especial “Delas – Mulher de Negócios”, que foi veiculado na edição do jornal. Em 15 páginas, com a parceria do Sebrae, O Popular conta a história de 21 empresárias que conquistaram o mundo dos negócios depois de superarem desafios e atualmente servem de inspiração para outras mulheres.

A diretora de Negócios da Organização Jaime Câmara, Cristiana Moreira, destacou a criação de um verdadeiro ciclo de mudanças

A diretora de Negócios da Organização Jaime Câmara, Cristiana Moreira, também esteve presente e reforçou que as mulheres têm força para iniciar, coragem para mudar e foco para recomeçar. Ela também ressaltou a importante parceria entre o Grupo OJC e o Sebrae Goiás. “O evento Delas foi um exemplo de iniciativa que incentiva o empreendedorismo feminino que contribui para o crescimento econômico. Nosso objetivo, tanto com o Delas como com o caderno especial de hoje, é que a parceria possa assegurar esse ciclo de mudança que cada vez mais valoriza e estimula o empreendedorismo da mulher”, afirmou.

Kamila Porto, gerente comercial do OJC, destacou que o caderno especial é fruto do evento com o mesmo nome e traz histórias ricas em desafios, resiliência e força de empreendedoras que não desistiram dos seus negócios. “Esperamos que essas histórias de superação e capacitação sirvam de exemplo e reverberem para outras mulheres.”

Kamila Porto, gerente comercial do OJC, falou que o caderno especial trouxe histórias que inspiram outras mulheres

Para Patrícia Santiago, gestora do Programa Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, as mulheres anseiam por uma transformação social, e montar o próprio negócio muda o ambiente em que estão inseridas, empoderando e abrindo caminhos para que se tornem líderes, não apenas de equipes e dos seus negócios, mas também da trajetória profissional e pessoal.

A gestora do Programa Sebrae Delas, Patrícia Santiago: mulheres anseiam por transformação social

Gráficos dinâmicos na Vitrine

O “Perfil da Empreendedora Goiana“ foi impresso, mas sua versão digital já pode ser baixada na Vitrine do Sebrae Goiás. E uma novidade, foi disponibilizado um Painel Dinâmico com dados sobre Perfil Sociodemográfico, Informações de Negócios, Taxa de Empreendedorismo Feminino, Proporção de Empreendedoras e Índice de Desempenho dos Municípios e Empreendedorismo, projeto desenvolvido pelas unidades de Gestão Estratégica e de Soluções.

Acesse aqui:

https://vitrine.sebraego.com.br/empreendedorismo-feminino/#perfil-empreendedora-goiana

Informações para a imprensa

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Dia Internacional da Mulher
  • evento
  • mulher
  • parceria
  • Perfil da Empreendedora Goiana
  • UFG