A VII ExpoPec – Exposição das Tecnologias Voltadas ao Desenvolvimento da Pecuária e Agricultura, em Porangatu, no Norte Goiano, mostra mais uma vez a força que tem o agro na região e também abre espaço para o potencial ainda não explorado do segmento. Na quarta-feira (17), o Salão de Eventos do Sindicato Rural da cidade, no Parque de Exposição Agropecuário Hilton Monteiro da Rocha, ficou totalmente lotado durante a cerimônia de abertura oficial do evento. Realizado pelo sindicato, com parceria do Sebrae, do Sistema Faeg/Senar e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas José Mário Schreiner, vice-presidente da CNA e presidente do Sistema Faeg/Senar e do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás. Também estiveram presentes a presidente do Sindicato Rural de Porangatu, Ana Amélia; a deputada federal Marussa Boldrin; a prefeita municipal, Vanuza Valadares; o presidente da Câmara Municipal, Edmilson Andrade, entre outros. A feira segue até domingo (21).
O presidente José Mário relembrou os primeiros passos do evento e também destacou a grandeza da exposição. “Hoje temos, sem dúvida nenhuma, uma ExpoPec extremamente rica no que diz respeito ao conhecimento e transferência de tecnologia, um acontecimento do setor do agronegócio que traz tudo aquilo que uma feira realmente precisa. Pretendíamos realizar aqui na Região Norte um evento dessa envergadura, então fizemos a primeira edição da ExpoPec em Porangatu, depois a segunda e a terceira, e assim a cidade se tornou a anfitriã permanente desse grande evento”, afirmou.
A advogada Ana Amélia, presidente do Sindicato Rural, destacou a força e a importância da exposição. “Nossos grandes investidores que acreditam no agronegócio estão aqui. Porangatu é considerada a Capital Goiana do Bezerro de Qualidade. Temos aqui animais de qualidade na exposição, e não é apenas na cidade de Porangatu; é o Norte Goiano mostrando pujança do agronegócio. O Sindicato Rural está cada vez mais buscando trazer perfeição para o produtor rural, para que ele possa ter conhecimento, tecnificação e, principalmente, motivação nesses momentos de crise que o agronegócio enfrenta, a fim de proporcionar a ele condições de otimização de sua propriedade rural da melhor forma possível”, disse.
A prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares, também ressaltou que a ExpoPec é um evento que fortalece a economia, tanto das famílias produtoras, dando mais condições de se manterem no negócio, quanto do próprio município, que é beneficiado com a geração de oportunidades de emprego e renda. “Eventos como este, que o Sindicato Rural de Porangatu fornece através da Faeg, da CNA e do Sebrae, engrandecem não só a questão estrutural da cidade, mas também o fortalecimento do agronegócio aqui no município. E o produtor rural é um guerreiro que, mesmo passando por momentos de dificuldades, consegue continuar contribuindo com a economia e é um dos grandes responsáveis hoje pelo bom desempenho do nosso país”, afirmou.
Transferência de tecnologia
A gerente da Regional Norte do Sebrae, Rubya Karla, considera que a instituição está sempre presente e apoia os investimentos que visam ao fortalecimento da economia e beneficiem os micro e pequenos empreendedores. “Pelo sétimo ano consecutivo nós estamos realizando a ExpoPec aqui no município de Porangatu, uma feira externa para a pecuária de corte, para a capacitação, para levar tecnologias ao produtor rural. Um evento de negócios e de troca de conhecimentos, e o agro tem essa força de contribuição à economia, age no setor como a força de uma locomotiva que comanda a economia do nosso estado e do nosso país. E o Sebrae, na condição de instituição que apoia o desenvolvimento, não poderia ficar de fora desta exposição”, comentou.
Logo após a abertura, o público pôde curtir uma palestra motivacional com Felipe Leite, o Cavaleiro das Américas, que ficou conhecido mundialmente depois de protagonizar um fato inédito: foi o primeiro brasileiro a fazer a trajetória do Canadá a Barretos, São Paulo, montado em um cavalo. Felipe disse que aprende ainda muitas lições enquanto realiza suas palestras para a comunidade brasileira. Ele agradeceu aos organizadores a oportunidade de ser um dos palestrantes. “Fico muito emocionado quando estou lá no Canadá ou em outro país e vejo o rótulo de algum produto que estou consumindo e que foi daqui do Brasil para lá. Chego numa palestra e essas pessoas me ensinam ainda boas lições, a vida é um aprendizado constante e para ter sucesso nela temos que sempre manter essa mesma direção, com fogo e muita humildade. Eu quero agradecer ao Sebrae, ao Senar, à Faeg e ao Sindicato Rural de Porangatu por terem unido força para me trazer aqui, e fico muito agradecido de coração. Sei que este evento só foi possível graças a eles”, disse.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Pedro Gomes – (62) 98527-0246
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn