Em um cenário competitivo, participar de prêmios relevantes é uma estratégia inteligente para prefeituras e organizações. Mesmo quando não se conquista o primeiro lugar, a participação coloca a gestão do município em evidência. Na premiação da XII edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), que aconteceu na noite terça-feira (11), no Unique Palace, em Brasília, Goiás teve a maior participação em todas as edições. Das dez categorias do prêmio, Goiás participou de nove e foi o estado do Centro-Oeste com maior número de projetos inscritos (51 municípios e 79 projetos) e ficou entre os dez com mais inscrições no país.
Para o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, ter um número expressivo de prefeituras e projetos inscritos é o resultado de um trabalho feito com muito empenho por toda a equipe de Políticas Públicas e gerentes das Regionais. “Temos certeza de que a instituição tem colaborado para o fortalecimento e o desenvolvimento territorial dos municípios goianos”, destaca Antônio Carlos.
Neste contexto, o Prêmio Prefeitura Empreendedora, em sua etapa nacional, desempenha um papel crucial, já que valida de forma criteriosa as práticas empreendedoras adotadas. “A prefeitura ganha visibilidade junto a outros gestores, parceiros e investidores. Esse reconhecimento pode abrir portas para futuras parcerias e projetos que possibilitarão ainda um melhor desempenho para as gestões e consequentemente para a população de cada cidade”, analisa o diretor superintendente.
De acordo com ele, a busca pelo prêmio incentiva a inovação e contribui para o avanço coletivo. “As prefeituras são desafiadas a criar soluções criativas para problemas locais. Essa mentalidade empreendedora resulta em projetos pioneiros, que podem ser replicados em outras cidades, o que incentiva outros gestores municipais na busca pela melhor prática por meio do empreendedorismo”, explica.
O gestor estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, Allan Máximo, ressalta também que a competição saudável entre municípios estimula o benchmarking. “Ao observar as práticas bem-sucedidas de outras prefeituras, é possível identificar oportunidades de melhoria. Participar do prêmio permite que gestores aprendam com os casos de sucesso e implementem mudanças positivas em suas próprias administrações”, enfatiza.
O engajamento da comunidade e o orgulho local também são benefícios citados pelo gestor. Com presença ativa no estímulo à participação dos municípios, Allan observa que o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora mobiliza a comunidade e gera orgulho e engajamento, uma vez que os cidadãos se sentem parte do processo. O gestor frisa que a participação propicia o envolvimento da população, fortalece os laços entre governo e sociedade e cria um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico e social.
“Participar de um prêmio importante como o Sebrae Prefeitura Empreendedora transcende a busca pelo troféu. É uma oportunidade de crescimento, aprendizado e conexão com outros líderes comprometidos com o desenvolvimento sustentável. O impacto positivo é duradouro e beneficia toda a comunidade”, afirma Allan. Segundo ele, a intenção do Sebrae é sempre a de colaborar na melhoria do ambiente de negócios, em especial dos micro e pequenos, e estar ao lado das gestões públicas. “Com muito orgulho podemos dizer que Goiás possui nove casos de sucesso que são referências para o Brasil”, comemora.
Projetos finalistas
Na 12ª edição deste prêmio, o município de Aparecida de Goiânia participou em duas categorias: Sala do Empreendedor, com o projeto “Empreenda com Segurança”, e Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, com o projeto “Aparecida Simplifica”. Jaraguá participou na categoria Cidade Empreendedora, com o “Festival Gastronômico Prato da Casa”; Jussara na categoria Compras Governamentais, com o “Comprar Mais Jussara”; e Senador Canedo foi finalista na categoria Educação Empreendedora, com o projeto “Mov-Eja – O Empreendedorismo como Ferramenta de Visibilidade Social”.
Na categoria Empreendedorismo Rural, Bela Vista de Goiás participou com o projeto “Festival da Mandioca – Ferramenta de Fomento do Empreendedorismo Rural”. Chapadão do Céu participou com o projeto “Chapadão do Céu Recicla com Inclusão” na categoria Inclusão Produtiva. Já na categoria Turismo e Identidade Territorial, o município de Cristalina foi finalista com o projeto “Cristaline-se”, e Rio Verde, na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente, com o “Programa Produtores de Água de Rio Verde”.
Informações para imprensa:
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 3250-2263 / 9887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn