ASN GO
Compartilhe

Encontro discute ‘Plano de Resíduo na Prática’ com municípios da Região Metropolitana

Agentes de desenvolvimento, servidores públicos e secretários municipais participaram da palestra promovida pelo Sebrae Goiás em Aparecida de Goiânia
Por Adrianne Vitoreli, Aparecida de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Encontro reuniu instituições públicas e privadas para debater resíduos sólidos (Fotos Edmar Wellington)

O Núcleo de Políticas Públicas do Sebrae Goiás promoveu na manhã desta terça-feira (02) o Encontro Regional Temático, que faz parte do Programa Cidade Empreendedora. O tema discutido foi “Plano de Resíduo na Prática”. O encontro contou com participação de agentes de desenvolvimento, servidores públicos e secretários municipais, que estiveram na palestra no auditório da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), onde também está instalada a Agência Regional do Sebrae, na Região Metropolitana.

O evento teve como objetivo mostrar para os representantes das prefeituras de Aparecida de Goiânia, Trindade, Bela Vista, Senador Canedo, Aragoiânia, Palmeiras de Goiás, Santo Antônio de Goiás e Nova Veneza a importância da elaboração e implementação de um Plano de Resíduos Sólidos. O gerente da Regional Metropolitana do Sebrae, Marcelo Moura, explicou que a instituição já trabalha para o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios nos municípios, e uma das maneiras de a instituição atuar nas cidades é através de políticas públicas, sendo que os resíduos sólidos são hoje um dos desafios que precisam ser enfrentados.

Marcelo Moura, gerente regional, ressaltou a necessidade de os municípios agirem

De acordo com Marcelo Moura, desde 1991 estão proibidos os lixões no Brasil, e mesmo assim algo em torno de 2,5 mil municípios ainda os mantêm ativos. “Fico imaginando a quantidade de oportunidades empreendedoras que podem surgir por meio do tratamento desses resíduos sólidos. Que possamos sair daqui com trocas de experiências e ideias que ajudem na solução desse problema que acomete quase a metade dos municípios brasileiros”, frisou.

A consultora do Sebrae Goiás, Juliana Carvalho, que mediou a palestra e atende municípios da Regional, enfatizou que a gestão de resíduos é um dos pilares fundamentais para a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida das cidades. Ela citou o impacto, com danos ao meio ambiente e risco à saúde pública que o acúmulo inadequado de lixo pode acarretar, e os benefícios de uma gestão municipal adequada como a economia circular, um modelo que busca maximizar a reutilização e a reciclagem de materiais transformando resíduos em recursos.

“Outra questão importante é a responsabilidade social, já que todos têm um papel crucial na redução, reutilização e reciclagem dos resíduos gerados. E para incentivar práticas mais sustentáveis, os municípios precisam também investir na conscientização da população e na educação ambiental para promover uma mudança de atitude e comportamento”, explicou.

A consultora Juliana Carvalho: pilar para sustentabilidade e qualidade de vida

O engenheiro civil e ambiental e consultor do Sebrae Goiás, Wellington Novaes, mostrou que o decreto nº 10.367, de dezembro de 2023, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e de Desenvolvimento Sustentável (Semad), estabeleceu um prazo para que os municípios entrem com requerimento para licença de encerramento dos lixões, apresentem projetos e condições de funcionamento de um aterro sanitário, e ainda apresentem em seis meses iniciativas para a implementação da coleta seletiva.

“A legislação já está cobrando, e há risco para os municípios de multa e penalidades, como embargos, perda de repasses e recursos do estado e da União, entre outros. O plano deve estabelecer tudo que deverá ser feito, como, por exemplo, como o lixo vai ser coletado, qual será a destinação, qual a quantidade de coletores, quantos veículos serão utilizados, horário em que será realizado, tudo terá que estar registrado no plano”, explicou o consultor.

Wellington Alves Novaes, consultor, abordou a legislação vigente

Wellington falou sobre legislação e políticas públicas e fez análises dos tipos e volumes de resíduos gerados, os principais desafios, a necessidade de se estabelecerem metas e objetivos e estratégias de implementação e a importância de parcerias público-privadas para garantir uma estrutura mais rápida para a coleta seletiva, os centros de triagem e os aterros sanitários.

O secretário de Meio Ambiente de Trindade, Max Cordeiro, apresentou o caso de sucesso do seu município. Depois de enfrentar muitos desafios para implementar algumas soluções, a cidade conseguiu instalar postos de coleta seletiva em diversos lugares, um deles bem no centro, para dar visibilidade ao longo caminho, que, segundo ele, é a conscientização das pessoas. Com verba de multas aplicadas no município, ele conseguiu comprar os materiais necessários para formatação das lixeiras e atualmente já se registra uma redução de resíduos, aumento da reciclagem e geração de empregos.

O secretário Max Cordeiro, de Trindade, falou sobre o que está sendo feito no município

O analista técnico do Sebrae, João Luiz Prestes, explicou aos presentes que o Programa Cidade Empreendedora atende atualmente 104 municípios no estado. “O programa trabalha o desenvolvimento e a transformação local por meio de dez eixos estratégicos, como Sala do Empreendedor, marketing territorial, desburocratização, inovação e sustentabilidade, entre outros”, disse. Ele ressaltou que, no ano passado, o Sebrae participou do Plano de Resíduos Sólidos de Acreúna, no Sudoeste do estado, e que outros municípios têm interesse no atendimento, que é realizado a partir de um termo de parceria.

Entre os meses de julho e setembro serão realizados 24 encontros regionais, com uma média de oito palestras de cada tema. Os temas escolhidos foram: Tema 1: Plano de Resíduos na Prática; Tema 2: Inclusão Produtiva – Gerando Oportunidades por Meio do Empreendedorismo; Tema 3: Identidade Territorial.

João Luiz Prestes, do Sebrae, explicou sobre a atuação do Cidade Empreendedora

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Aparecida de Goiânia
  • gestão de resíduos
  • Regional Metropolitana
  • resíduos sólidos
  • sustentabilidade