Jussara tem a segunda maior área irrigada e o maior confinamento da América Latina. Com essas informações, por meio de um vídeo, foi aberta a 2ª Agro Show Jussara na última quinta-feira (04). O evento, que se encerra no domingo, atraiu empresários e produtores da região em busca de novidades no mercado.
A prefeita do município, Maria Idali da Silva Bontempo, afirmou que o evento foi idealizado para ser um momento de troca. “Um ambiente propício e tecnologia para os empreendedores do agro. Conhecer experiência e novas tecnologias. Nossa expectativa é dobrar os negócios. Nossa primeira edição foi excelente e remodelamos tudo. Estamos com um ambiente diferenciado e propício para receber os investidores e produtores”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Silvio Lopes, confirmou a expectativa de negócios que a prefeita informou. “Ano passado negociamos R$ 50 milhões e este ano pretendemos alcançar R$ 100 milhões. Este evento tem como objetivo trazer novas experiências e tecnologias para o produtor. Pensamos na Jussara futurista para daqui a 30, 40 anos. Por isso fazemos um trabalho sério na busca de desenvolvimento socioeconômico”, explicou.
O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e suplente no Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Goiás, Eduardo Veras, também esteve presente na abertura do evento e destacou a importância do agro de Jussara para o estado e as parcerias que o Sebrae disponibiliza para os produtores. “Essa integração entre o Sebrae, produtor rural e o poder público é fundamental para que nós possamos continuar avançando no setor agropecuário. A parceria do Sindicato Rural com o Sebrae, por meio de programas como o Sebraetec, incentiva os produtores a avançarem mais a parte de gestão se aprimorando e consequentemente tendo sustentabilidade econômica na gestão do seu negócio”, afirmou, lembrando o reconhecimento nacional recente que Jussara recebeu no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora no quesito Compras Governamentais.
Veras lembrou que o Sebrae tem um projeto antigo com o agro, principalmente por meio de parceria com o Senar. “Esse convênio virou referência para outros setores e foi celebrado há anos. A iniciativa visa atender o pequeno produtor para dar essa condição de ele ter uma melhor gestão da sua propriedade e ter a sustentabilidade financeira em um mercado cada vez mais exigente e é muito importante para ele ter essa perspectiva de futuro”, disse.
Parceria destacada pelo presidente do Sindicato Rural de Jussara, Arthur Junqueira, que destacou o Sebrae como grande apoiador. “O Sebrae trouxe para a nossa região um salto. Os pequenos produtores têm acesso a ações como inseminação artificial, licença ambiental, transferência de embrião, além de muitos outros atendimentos, e tudo a um custo muito barato. O Sebrae tem nos dado um apoio que até então não tinha visto”, falou. O presidente também destacou a importância da Agro Show para a realização de novos negócios e a troca de informação para saber as novidades do mercado para melhorar o desempenho no campo nos mais diversificados segmentos.
E o Sebrae Regional Oeste estava presente na Agro Show. O gerente regional, Flávio Vilhalba, destacou na abertura do evento que a feira é resultado do trabalho de todos os envolvidos e destacou o crescimento da exposição de um ano para o outro. O Sebrae disponibilizou um balcão com o consultor Vinicius Silva Vilela, que atendeu os produtores para sanar dúvidas. “Apresentei aos produtores que nos procuraram aqui a importância para eles de programas como o Sebraetec. Temos várias ações da área do agro, e dentro dessas linhas o Sebrae disponibiliza 70% do custo para concretizar esses projetos, e o produtor arca com 30%. O Sebrae trabalha com o agro em várias linhas de atendimento, produção, consultoria”, explicou.
Vilela também demonstrou aos produtores a importância do CNPJ para entrega, venda e aquisição de produtos. “Mostramos para o produtor a importância de se ter uma empresa para gerir o produto e poder colocar em qualquer base de mercado, não somente de modo informal. Essa informalidade impede o produtor de expandir o seu mercado”, finalizou.
O governador Ronaldo Caiado foi representado por Olivar Júnior, da Goiás Parcerias, que destacou a importâncias das parcerias para o desenvolvimento do campo e informou que no próximo mês assinará um convênio de asfalto em rodovia que dá acesso à Jussara. As autoridades presentes foram unânimes em afirmar a importância da agropecuária em Jussara e como essas iniciativas como a Agro Show são positivas como uma forma de troca de conhecimento e tecnologia. O evento termina neste domingo (07).
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn