ASN GO
Compartilhe

Sebrae realiza Virada Digital para inspirar jovens empreendedores de Goiás

Evento, focado em inovação, marketing digital e empreendedorismo, é uma das etapas do Desafio GO! JOVEM 2024
Por Leydiane Alves, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Virada Digital reuniu jovens empreendedores em atividades e integração (Fotos Edmar Wellington)

A Virada Digital, parte do Desafio GO! JOVEM 2024, foi realizada no último sábado (06), no Hub Goiás, em Goiânia, reunindo jovens empreendedores e especialistas em um evento dinâmico focado em inovação, marketing digital e empreendedorismo. O evento teve ainda o objetivo de conectar os participantes a ações relevantes do mercado digital e proporcionar um ambiente de colaboração e aprendizado para todos.

Vinícius Victor Silva, consultor certificado do Mercado Livre, abriu o evento com uma palestra esclarecedora sobre a importância dos marketplaces e como os jovens podem se beneficiar dessas plataformas para iniciarem suas carreiras empreendedoras. “A ideia é trazer de forma fácil o que você precisa entender para performar de forma profissional no maior marketplace do Brasil”, disse. Ele enfatizou a necessidade de os novos empreendedores olharem para o mercado e identificarem demandas não supridas para obterem sucesso.

Vinícius Victor Silva, do Mercado Livre, falou sobre a importância dos marketplaces

Ele explicou que, hoje em dia, é essencial estar presente em marketplaces como o Mercado Livre. “Até 2020 isso era opcional. Hoje, não existe mais varejista que não esteja em um marketplace. Se ele não está lá dentro, está invisível”, afirmou. Com investimentos significativos em logística, o Mercado Livre oferece aos vendedores uma infraestrutura robusta para atender rapidamente os clientes, o que é um diferencial competitivo importante.

Segundo Victor Antônio Costa, gerente da Unidade de Soluções do Sebrae Goiás, a ideia central do desafio é atrair os jovens para a estrutura da instituição, demonstrando que os produtos e serviços oferecidos também são aplicáveis a quem está iniciando no mundo dos negócios. “O GO! JOVEM é um programa que veio para aproximar o Sebrae dos jovens, veio muito com essa pegada, com esse propósito e também com a forma de ‘gamificar’, trazer uma forma de jogar, em que o participante obtém resultados, consegue adquirir conhecimento e transformar sua vida como um todo”, explica.

O diretor Marcelo Lessa e o gerente Victor Antônio Costa, do Sebrae: abrindo oportunidades

Victor destacou ainda que o desafio tem trazido “frescor e oxigenação” ao público jovem, além de transformar vidas ao longo das três edições do programa. Na abertura do evento, Marcelo Lessa Medeiros Bezerra, diretor técnico do Sebrae Goiás, complementou essa visão ao enfatizar o envolvimento crescente dos jovens no programa desde sua primeira edição. “Nosso intuito, desde a primeira edição, era justamente ter envolvimento de uma galera um pouco mais jovem dentro da instituição, não só falando internamente, mas principalmente com a visão que vocês têm do mercado de fora, com as tendências que estão aí por vir”, pontuou.

Lessa também ressaltou o impacto prático das ideias geradas. “A gente observa que, às vezes, por mais que estejamos lá dentro buscando sempre inovar, também temos dificuldade nisso. Então quando fizemos este programa, trouxemos esse propósito, era para ter mais grupo, mais pessoas pensando no Sebrae. E a gente começa a enxergar os resultados disso desde a primeira edição, quando vê os resultados dentro da empresa. Começamos a ver e colocar como critério que o mais importante das ideias é a prática delas dentro de uma empresa”, afirmou o diretor.

GO! JOVEM estimula inovação no empreendedorismo

Athos Ribeiro, coordenador de Inovação do Sebrae Goiás, destacou a evolução do GO! JOVEM e a importância da Virada Digital. “Embora seja uma competição, a gente sabe que nos últimos anos se valoriza a construção de valor compartilhado, muito mais do que valor competitivo”, explicou. Ele também mencionou diversos programas do Sebrae destinados a apoiar empreendedores em diferentes estágios, desde a ideia inicial até a escalada dos negócios.

Athos citou, também, o lançamento do Inova Cerrado, um programa voltado para ideias que promovam a sustentabilidade e a conservação desse bioma. Ele também ressaltou as ações do Pacto pela Inovação e a inauguração do ecossistema de inovação de Rio Verde, prevista para 16 de julho.

O palestrante João Froes falou sobre transformação digital e a importância do planejamento

João Froes, palestrante especializado em transformação digital, enfatizou a importância do planejamento antes da implementação de novas tecnologias. “Uma ação isolada, como contratar um software, não necessariamente vai me dar uma noção estratégica do meu negócio e os resultados que eu preciso”, disse. Ele alertou sobre os perigos de se adotarem soluções de inteligência artificial ou digitalização sem um planejamento adequado, o que pode resultar em processos ineficazes.

Froes destacou que a transformação digital deve ser vista como um processo estratégico que envolve a reestruturação dos negócios para otimizar os resultados. “O planejamento é muito importante, tanto para você organizar a casa quanto para trazer o sistema para gerar melhores resultados”, afirmou.

Os vencedores do ano passado receberam suas premiações

A analista técnica do Sebrae, Brenda Soares, destacou ainda que, durante todo o dia, os participantes puderam aproveitar diversas atrações da Virada Digital, como escape room, futebol de robôs, óculos de realidade virtual e aumentada, caneta 3D, taito e um food park com opções de sanduíches, arroz carreteiro, bebidas, pipoca e picolé.

Ela pontuou que a Virada Digital foi um dia repleto de experiências e aprendizados. “Entre as atividades, tivemos ainda a premiação dos vencedores do desafio de 2023. Os primeiros colocados receberam prêmios como smartphones, tablets, notebooks e até uma viagem em missão internacional”, contou.

A analista técnica do Sebrae Brenda Soares: dia repleto de experiências e aprendizados

A analista disse ainda que, com participantes de todo o estado, a Virada Digital representou uma oportunidade única para aqueles que queriam aprofundar seus conhecimentos em comércio eletrônico, inteligência artificial (IA), internet das coisas e marketing digital. “Foi um dia repleto de conhecimento, networking e integração entre todos os participantes, competidores ou não do Desafio GO! JOVEM 2024. Sem dúvidas, muito enriquecedor para todos”, destacou.

Participantes e vencedores de edições anteriores do GO! JOVEM compartilharam suas experiências e o impacto do programa em suas vidas e negócios. Eliézer França, arquiteto urbanista, falou como o programa o ajudou a desenvolver uma visão empreendedora não só para sua empresa, mas também para sua vida pessoal. “O GO! JOVEM me deu essas outras perspectivas, e eu descobri que posso aplicar tudo aquilo que aplico hoje dentro da minha empresa, na minha vida, no meu dia a dia”, disse.

O arquiteto e urbanista Eliézer França lembrou como o programa o ajudou a desenvolver uma visão empreendedora

Sindy Toguchi, vencedora do desafio do ano passado e proprietária da empresa Ovos Kamatto, relatou como o programa contribuiu para a melhoria de sua empresa. “O GO! JOVEM foi um divisor de águas para a empresa. Todas as ideias que eu tinha, eu não conseguia executar porque sempre era só eu. Participar do programa me possibilitou ter várias mãos e mentes pensando diferente de mim”, explicou. Ela destacou os ganhos de produtividade e a implementação de novas tecnologias e processos que revolucionaram seu negócio.

Sindy Toguchi, da Ovos Kamatto, vencedora de 2023: divisor de águas para a empresa

Conheça o Desafio GO! JOVEM: https://vitrine.sebraego.com.br/gojovem/

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • ALI Transformação Digital
  • Desafio Digital
  • Go Jovem
  • Goiânia
  • jovem empreendedor
  • jovens
  • Regional Central