O que poderia ser mais transformador do que um projeto que incentiva o empreendedorismo, envolve a comunidade escolar e valoriza a vocação econômica de um município? A resposta é que, provavelmente, poucas ou nenhuma iniciativa reúne todas essas qualidades com resultados tão positivos como o Programa Jovem Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido pelo Sebrae.
O JEPP é um projeto para o desenvolvimento as habilidades e competências empreendedoras, em alunos do Ensino Fundamental. O programa conta com nove cursos elaborados para crianças e adolescentes do 1º ao 9º ano, com o propósito de incentivar o protagonismo juvenil e a iniciativa do aluno para quando este chegar ao mercado de trabalho, tenha despertado para o empreendedorismo e seja capaz de criar e gerir um negócio próprio.
Este programa chegou a Uruana, no Norte Hoiano, em 2018 e foi abraçado por professores, alunos e suas famílias. O município, de cerca de 13 mil habitantes, é o maior produtor nacional de melancia, cultura que é renda e orgulho de grande parte da população. A economia local é impulsionada pela produção, armazenagem, transporte e exportação da fruta, inclusive, para países do Mercosul. Características locais que não podem ser ignoradas quando se trata de incentivar o empreendedorismo nos mais jovens da cidade. É por isso, que logo que começou a implantação do JEPP em Uruana, a melancia foi o mote emblemático, a partir do qual foram desenvolvidos os projetos dos alunos.
São quatro escolas atendidas em Uruana: a Escola Municipal José de Moraes Freitas e a Escola Municipal Militarizada Maria dos Anjos Severino Silva, na área urbana; a Escola Municipal João José Ferreira, no distrito de Uruíta; e a Escola Municipal Maria Félix de Oliveira, no distrito de Uruceres. Ao todo são 992 alunos envolvidos no JEPP. A consultora do Sebrae Rita de Cássia Martins acompanha o processo de implantação do programa na cidade, desde o início. “É gratificante ver o crescimento, como os conceitos se integram à cultura daquelas comunidades e saber que é uma semente para o futuro daquelas crianças e suas famílias que encontram o caminho do empreendedorismo”, ressalta.
“O que está dando certo é nossa Feira de Culminância do JEPP, o encerramento do projeto em cada ano. É um sucesso, os lucros são revertidos para as festas de confraternização de final de ano letivo, em alguma melhoria para a escola, além da formatura dos alunos de 5º e 9º anos, que também têm uma parte custeada pelos lucros da feira”, relata Rita. Nessa feira, eles colocam em prática todos os conceitos que apreenderam, produzindo, apresentando e vendendo suas mercadorias, processo que envolve também as famílias e toda a comunidade, que compram os produtos.
Mas, segundo ela, o que mais emociona é o feedback dos alunos, como quando o aluno da Escola Maria dos Anjos Severino Silva, Francisco Arthur Almeida, presenteou Rita de Cássia com um livro de receitas confeccionado por ele e sua turma. “Foi muito marcante. Ele fez a entrega do livro falando que tudo o que haviam aprendido no JEPP estava ali”, relata, comovida.
Rita de Cássia destaca também a receptividade e o envolvimento da secretaria municipal de Educação, Juliana de Morais Santos Dorninger, e da coordenadora municipal do Núcleo Pedagógico, Camila Maria de Oliveira, cujo apoio e entusiasmo, a consultora considera que foram fundamentais para desenvolver o programa com sucesso. “Assim que propomos a introdução do JEPP em um município, as autoridades de educação imediatamente identificam as qualidades deste trabalho e querem colocá-lo em prática”, destaca Rita. Para a consultora, o Jovens Empreendedores Primeiros Passos dissemina também comportamentos de solidariedade, coletividade, de cuidado com o espaço, de união e de realização.
Para aplicar o JEPP, os educadores e gestores escolares precisam passar pela capacitação, e é obrigatório que o professor faça o curso referente ao ano em que leciona e também a preparação pedagógica. No curso, é passada a dinâmica dos encontros do JEPP e é oferecido o acesso aos recursos digitais recomendados para o trabalho com os estudantes em cada encontro, além de conteúdos complementares para o aprofundar e a preparação para a implementação em sala. Os temas aplicados do 1º ao 9º ano são: Descobertas Empreendedoras no Jardim Sensorial, Descobrindo Alimentos e Temperos Naturais, Brinquedos Ecológicos, Produções Culturais Criativas, Sabores e Cores Regionais, Soluções Sustentáveis, Robótica Empreendedora, Tecnologias Digitais e Soluções Empreendedoras, e Geração Empreendedora.
Esta capacitação é on-line e gratuita e, depois dos professores capacitados e com certificados em mãos, a escola deve entrar em contato com o Sebrae para solicitar o material didático impresso para alunos e professores.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Norte | Goianésia: Agência Entremeios Comunicação / Caio Santos – (62) 99690-5132
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn