“Educação Empreendedora – Didática e Metodologia de Ensino na Educação Formal” foi o tema da palestra realizada pelo Sebrae Goiás no auditório do Centro Universitário FacUnicamps, na noite desta quinta-feira, 25. A programação fez parte da Semana Pedagógica da faculdade e reuniu cerca de 120 professores de graduação de 15 cursos que a instituição oferece.
A psicóloga e consultora do Sebrae, Esthersanne Amorim, explicou sobre o papel importante da formação do professor na educação empreendedora porque ele pode fazer a ponte com os alunos do ensino superior e estimular o empreendedorismo em suas vertentes. Os objetivos, eixos, abrangência, premissas, modelo de atuação da educação empreendedora, as competências e os “soft skills” mais demandados no mercado de trabalho também foram tratados durante o encontro.
Beatriz Dorneles, gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae em Goiânia, afirma que ele oferece vantagens como a aquisição de habilidades práticas para os futuros empreendedores e para qualquer profissional que queira inovar e se desenvolver. “O empreendedorismo prepara os alunos para o mercado de trabalho já que os princípios empreendedores ajudam na formação de profissionais mais adaptáveis, resilientes, capazes de enfrentar desafios, desenvolver trabalho em equipe, além de desenvolver autoconfiança e capacidade de superar obstáculos”, explica.
O pró-reitor de graduação da FacUnicamps, Almério Freitas Prado Júnior, afirmou que o empreendedorismo transforma vidas, e a intenção do centro universitário é que professores e alunos absorvam cada vez mais a cultura empreendedora. De acordo com ele, a parceria com o Sebrae é fundamental para os professores para que possam se manter atualizados com os novos modelos de negócios, com a inovação, com o que o mercado demanda de um profissional e deem aos alunos um horizonte que pode fortalecer ainda mais a profissão de cada um.
“Nosso objetivo é mostrar para o aluno que a educação empreendedora não é um detalhe, e sim o que o profissional pode agregar com conhecimento, técnicas e habilidades, que são o segredo do sucesso. A forma que o aluno vai atuar no mercado é que vai fazer toda a diferença”, ressaltou Almério. O pró-reitor aproveitou para contar que fez o Empretec (um seminário intensivo, destinado a aumentar o potencial dos participantes para gerir melhor o seu empreendimento ou para iniciar um negócio bem-sucedido) e incentivou os professores a participarem do curso, que possui metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU).
Estar presente e ser parceiro das instituições de ensino superior e levar conhecimento tanto para professores quanto para alunos, segundo Beatriz Dorneles, é realizar um dos papéis do Sebrae, que é fomentar e disseminar o empreendedorismo e, dessa forma, mostrar as possibilidades para que o aluno possa optar pelo caminho empreendedor com conhecimento, já que a instituição possui um portfólio rico em metodologias ágeis, de inovação, com oficinas, palestras, webinars e outras soluções. “A educação empreendedora não se limita a criar novos empresários, mas forma cidadãos preparados para enfrentar os desafios do mundo atual”, finalizou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn