ASN GO
Compartilhe

Entorno do DF: Sebrae realiza II Encontro Regional do Artesanato

O evento foi realizado em Cidade Ocidental e contou com a presença de representantes de toda a região
Por Viviane Sena, de Luziânia
ASN GO
Compartilhe

Peças em gesso, capim, algumas bonecas, esculturas e muita arte. Assim estava o auditório da faculdade Unidesc, em Luziânia, para o II Encontro Regional do Artesanato. O evento, realizado na última sexta-feira (16), contou com a presença da secretária do Entorno do DF, Caroline Fleury, que recebeu um certificado de “Madrinha do Artesanato”. “É uma honra estar aqui com vocês e também uma emoção muito grande receber esse título. A parceria com o Sebrae é muito importante, porque aqui as coisas funcionam, elas saem do papel e se tornam realidade. Estamos trabalhando para que o artesanato de Goiás ganhe espaço, não só no Brasil, mas no mundo”, disse.

Cléber Chagas, Gerente Regional do Sebrae, compartilhou os planos para 2025 e reforçou a importância de apoiar os artesãos

O encontro contou a com a presença de artesãos de Luziânia, Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Novo Gama e outras cidades do Entorno do Distrito Federal, além de nomes já conhecidos como Juão de Fibra, contemplado com o Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato.

O gerente regional do Sebrae Goiás, Cléber Chagas, chegou com uma boa notícia para o grupo: “Nós já realizamos o planejamento para 2025, e o artesanato vem com bastante destaque para o ano que vem. Sabemos do potencial que vocês possuem, e nós queremos ajudar vocês a alcançarem resultados ainda melhores com o apoio do Sebrae”.

Daniela Caixeta, gestora estadual de Artesanato, falou sobre a importância do empreendedorismo no setor

O encontro começou com uma palestra da gestora estadual do Artesanato do Sebrae, Daniela Caixeta, que apresentou temas importantes para fomentar práticas empresariais para tornar os negócios geridos por artesãos mais competitivos. “Vocês precisam ter em mente, que, além de artesãos, vocês também são empreendedores, precisam identificar seu público-alvo, a demanda, a oferta, melhorar processos, agregar valor e gerir todo o processo de venda”, explicou. Daniela também falou sobre a necessidade do artesão buscar formas de comercialização, se preocupar com as embalagens, logística, certificação dos produtos e acesso ao mercado.

Diversidade e criatividade em exposição: uma amostra dos artesanatos apresentados no II Encontro Regional do Artesanato

Depois foi a vez do secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Cidade Ocidental, Felipe Camargo, que também é artesão, falar sobre a importância das redes sociais e posicionamento de marca para o crescimento econômico e profissional: “O posicionamento de marca é uma estratégia que consiste em ações para que a marca seja lembrada pelo público no momento da escolha, ou seja, uma forma de conquistar o consumidor a ponto dele fixar sua marca na memória”.

Peças em capim levaram ainda mais arte para o II Encontro Regional do Artesanato

A artesã Regina Celia, de Novo Gama, que presenteou a secretária Caroline Fleury com uma namoradeira, disse que o evento foi muito importante para abrir os olhos deles para novas possibilidades: “Sou artesã há mais de 30 anos, e esse encontro serviu para tirar muitas dúvidas, porque a gente sabe fazer o nosso artesanato, mas para vender precisamos realmente de algumas técnicas, e o Sebrae é o nosso parceiro de toda hora”, afirmou.

A delicada namoradeira, modelo similar à presenteada por Regina Celia à secretária Caroline Fleury, exemplificando o carinho e a tradição do artesanato local, com detalhes que capturam a essência e a história da arte em Goiás

Edinar Valeriano, artesã de Cidade Ocidental, também levou algumas esculturas em papel machê para expor e se apresentou como a mulher das mulheres. “Eu sou a mulher pequi, mulher marmelo, gosto de representar as mulheres e o Cerrado goiano. O que mais gostei no encontro foi que eles nos mostraram que antes do público valorizar nosso serviço, a gente tem que fazer isso primeiro”, disse.

Felipe Camargo, secretário de Cidade Ocidental, e Maria José, do Sebrae Goiás, entregaram o certificado de Madrinha do Artesanato a Caroline Fleury, secretária do Entorno

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463

Na Regional Entorno do DF/Nordeste | Luziânia: Agência Entremeios Comunicação / Viviane Sena – (61) 99822-0233

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • artesanato
  • artesãos
  • Goiás
  • Luziânia
  • Regional Entorno do DF/Nordeste