Com mais de 180 estandes e um público de cerca de 60 mil visitantes, a 8ª edição da Expo Peças, que aconteceu de 5 a 7 de setembro no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, além se oferecer conexões, negócios e tendências de mercado, se destacou também com uma programação nas Arenas de Conhecimento, com palestras e workshops com autoridades em diversos segmentos. João Cisneiros, consultor do Sebrae Goiás e pós-graduado em marketing, ministrou na tarde deste sábado (07) uma palestra com tema “Faça Investimento no Marketing Digital”.
Durante a apresentação, com a Arena 2 lotada, João explicou que o marketing digital está em um momento de muito destaque e que os empreendedores, principalmente os pequenos negócios automotivos, precisam investir nessa área. “É uma estratégia que possibilita visibilidade para que um produto ou serviço seja visto e adquirido e não mais uma opção de divulgação”, explicou.
Como a forma de consumir tem mudado, o consultor enfatizou que o marketing digital é mais uma ferramenta para que a empresa esteja em evidência, desde que seja feito com planejamento e com qualidade. “A intenção aqui é mostrar que é necessário para se manter competitivo no mercado, mas quero que todos entendam que é preciso ter os pés no chão e fazer de forma bem-feita para que os resultados venham”, afirmou o consultor.
Além do planejamento, João disse que o empreendedor tem que ter claro o que ele quer com o negócio, se a meta é vender um produto ou serviço, promover a marca, fortalecer a autoridade, fazer pesquisas de comportamento do consumidor, entre outras coisas. Definido isso, segundo ele, é identificada então a persona (o público-alvo) e em seguida são traçadas as estratégias que serão usadas para se alcançar o que cada empresa pretende. João ressalta que muitas pessoas acham que para produzir material para o marketing digital é necessário apenas um bom celular, um vídeo ou foto e colocar no ar.
“É preciso muito mais que isso. Definir uma plataforma que alcance o público que se deseja, se redes sociais, comércio eletrônico, site, blog, e para cada um o planejamento e a produção tem as especificidades, por isso a importância de saber o que se precisa para então investir nessa ferramenta”, analisa. O consultor chama a atenção para a diferença dos canais digitais, já que as redes sociais são canais para estreitar o relacionamento com os clientes atuais ou futuros e que as lojas virtuais são especificamente para vender.
Para isso, ele deixou algumas dicas para aqueles que estão implementando o marketing digital nas empresas, como ter um profissional da área, acompanhar a concorrência e contas similares, monitorar os resultados, identificar possibilidades de relacionamento com o cliente, tratar bem e responder os “haters” com uma linguagem institucional, falar a mesma língua do público, responder com agilidade, agradecer elogios e críticas construtivas, incentivar a participação dos clientes e a partir do momento que definir a estratégia de postagem, cumprir o estabelecido ou reformular o que for necessário.
Fazer boas fotos, investir em vídeos, usar textos curtos, valorizar o cliente, mostrar os bastidores da empresa, incluir depoimentos de clientes, utilizar o bom humor com cautela e ter cuidado com a língua portuguesa porque erros ortográficos são pouco tolerados.
Esculturas de sucata
Entre os quase 180 estandes na Expo Peças, o artista J. Sousa, parceiro do Sebrae em algumas feiras e exposições do artesanato goiano, estava presente. Com sucata de oficina, ele produz esculturas de vários objetos, como carros antigos, carros de boi, caminhões, tratores, cavalos, cachorros, guitarras e muito mais.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
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