Na última quarta-feira, 18/09, na sede da Regional Centro-Leste, em Anápolis, foi realizado o primeiro encontro coletivo do atual Ciclo do Programa de Agente Local de Inovação (ALI). O evento marcou uma etapa focada em palestras e também em dinâmicas de grupo entre as empresas participantes.
Ao todo, são 75 empresários atendidos pelo Programa nas cidades de Anápolis, Campo Limpo de Goiás e Petrolina. Esses empreendedores são divididos em grupos de 25 empresas que recebem o atendimento de um Agente Local de Inovação que realiza encontros individuais e coletivos com os mesmos dentre uma metodologia disponibilizada pelo Sebrae.
Ewerton Costa, Analista do Sebrae na Regional Centro-Leste e gestor regional do Programa, ressaltou a relevância dos encontros coletivos. “Estes encontros são uma chance para os empresários se familiarizar com o ambiente do Sebrae e os conduzir a explorar outros produtos e serviços que oferecemos”.
Reinaldo Del Fiaco, empresário experiente, é um dos participantes. “É o meu terceiro ciclo no programa, e cada vez percebo mais benefícios em participar”, afirmou. Ele também disso que já fez avanços significativos em seus negócios, visto que em cada ciclo participou com um empreendimento diferente. “Já trabalhamos a gestão e um projeto de acessibilidade. Agora estamos focados no marketing digital”, explicou.
Proprietário da Casa Del Fiaco (Materiais para construção), na região central de Anápolis e com mais de 40 anos de experiência no mercado, Reinaldo revela que o segredo para permanecer e crescer no mercado é se abrir à inovação. Ele, que é líder classista e já esteve à frente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, ressalta a importância que o Sebrae tem em sua trajetória. “Além do ALI, estamos sempre participando de programas e capacitações, o que contribui bastante para o nosso crescimento”, destacou.
Acompanhamento Personalizado
Luciano Mendes, veterano de três anos no ALI, destacou a importância do diagnóstico que ocorre logo no começo dos trabalhos. “Inicialmente os empresários reclamam muito da falta de mão de obra qualificada, mas ao aplicarmos os questionários da metodologia, eles mesmos apontam outras necessidades como gestão, questões financeiras e de marketing”, explicou. Além de Luciano, fazem parte da equipe de ALIs da regional de Anápolis, Rafael Santos e Greicy Hellen Ferreira.
Railene Rodrigues Guimarães, Consultora Sênior do Sebrae Goiás, acompanha os agentes e enfatiza o aumento da produtividade e a redução de custos como focos principais. “Após o diagnóstico, nos concentramos em resolver um problema por vez, normalmente o que mais afeta o empresário”, explicou.
Metodologia e Impacto
O ALI é reconhecido por sua abordagem prática, com utilização da prototipagem para testar soluções. A ‘metodologia do radar’ é particularmente eficaz, o que ajuda os empresários a identificar problemas e oportunidades de melhoria. “A solução geralmente está bem diante dos olhos dos empresários. Nossa tarefa é ajudá-los a ver isso por meio das perguntas certas”, comentou Luciano.
Novos no programa, o senhor Antônio Azevedo e a filha Maria Clara Santos, do Mercado Azevedo, que fica na região sul de Anápolis, já colhem os primeiros frutos. Eles contam que iniciaram no programa há cerca de dois meses, com o acompanhamento de Greicy Hellen, e já percebem mudanças. “Nesse pouco tempo já superamos nossas expectativas e com o Sebrae esperamos chegar ainda mais longe”, destacou Antônio.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn