O Sebrae Goiás anunciou as vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na etapa estadual. O evento foi realizado na noite desta sexta-feira (27), no auditório da Igreja Videira, e contou com uma palestra da influenciadora digital e especialista em comunicação Cíntia Chagas. O prêmio celebra as mulheres que se destacaram no mundo dos negócios e reconhece as conquistas e contribuições significativas para o desenvolvimento econômico e social.
A cerimônia de premiação contou com a presença de cerca de 450 pessoas e foi marcada por momentos emocionantes e discursos que destacaram histórias de superação e sucesso das empreendedoras premiadas em quatro categorias. As vencedoras deste ano são exemplos de inovação, resiliência e liderança, além de inspirarem outras mulheres a acreditarem no poder transformador do empreendedorismo.
A vice-campeã do Prêmio na etapa nacional do ano passado por Goiás, Elisangela Sheila Colodino Feitosa, participou com um depoimento que levantou a plateia. Para ela, o Sebrae busca diamantes, a grandeza e a beleza que precisa ser lapidada e coloca no lugar certo. Ela ainda apontou que quando uma mulher sobe, ela puxa outra. “Saí de um fundo de quintal alugado para um parque industrial de 10 mil metros quadrados, 1,8 mil metros quadrados de área construída e a maior fornecedora de peças automotivas no Brasil,” enfatizou. Segundo Elizângela, mulheres não desistem porque são únicas, com a bagagem própria e, diante disso, ela deseja que todas brilhem.
Para o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma iniciativa que estimula outras mulheres a seguir pelo caminho promissor do empreendedorismo. “Este prêmio não apenas reconhece e valoriza o trabalho árduo e a dedicação das mulheres empreendedoras, mas também serve como uma poderosa ferramenta de inspiração e motivação para outras mulheres que desejam iniciar ou expandir seus negócios”, salienta o diretor superintendente. Além dele, também marcou presença no evento João Carlos Gouveia, diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás.
Conheça as vencedoras
Na categoria Pequenos Negócios, a vencedora foi Evellyne Borges Costa, de Jataí, no Sudoeste Goiano. Sandra Pereira de Souza, de Cristalina, no Entorno do DF, venceu na categoria Produtora Rural. Já como Microempreendedora Individual (MEI), Zaia Ângelo Melo Briet de Almeida, de Goiânia, foi a primeira colocada, e na categoria Ciência e Tecnologia a vencedora foi Nathalia Pedroso Barboza, de Aparecida de Goiânia. Não houve inscritas na categoria Negócios Internacionais. As vencedoras em primeiro lugar agora avançam para a etapa regional do Prêmio e, se vencerem, participam da grande final, a etapa nacional, em Brasília, no mês de novembro deste ano.
Sandra Pereira de Souza, de Cristalina, vencedora na categoria Produtora Rural, disse emocionada que o prêmio é um marco muito importante para ela, já que veio de uma família de origem simples. “Hoje ser premiada pelo Sebrae é um orgulho muito grande. Estou muito feliz e eu espero que outras mulheres sigam o mesmo caminho”, frisou. Zaia Angelo Melo Briet de Almeida, que ganhou a primeira colocação na categoria Microempreendedora Individual (MEI), contou que o prêmio representa muito para ela, enquanto mulher trans.
“Esse espaço é muito especial. Somos pautadas na marginalização, na prostituição, em trabalhar em salões de beleza. E quando eu penso na minha arte e no meu poder enquanto mulher trans, na força que eu tive todos esses anos, foi essa força que me deu garra para mostrar aos outros que eu poderia ser mais, que eu poderia ser plural. E eu dedico esse prêmio a todas as mulheres trans e digo que empreender é revolucionário”, afirmou.
A gerente de Atendimento e Desenvolvimento Regional do Sebrae Goiás, Camila Moreira, disse que o empreendedorismo feminino é uma grande força. “Atualmente somos quase metade dos empreendedores goianos, e o prêmio vem para consolidar justamente isso: para valorizar essas mulheres que desenvolvem vários papéis durante o dia e que são guerreiras porque conciliam isso com as suas atividades empreendedoras também”, ressalta.
A gestora estadual do Prêmio, analista do Sebrae Goiás Vera Lúcia Elias, comemorou as inscrições que o Prêmio teve e a qualidade do trabalho realizado pelas mulheres empreendedoras em Goiás. “A nossa expectativa para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios foi superada. Esse ano tivemos 118 mulheres que se inscreveram com histórias incríveis, emocionantes, e hoje reconhecemos as vencedoras em quatro categorias. Esperamos levar o prêmio também na etapa regional e, como nos outros dois últimos anos, chegar até a etapa nacional”, avaliou a gestora do prêmio.
A banca examinadora foi formada por 20 representantes de associações, federações e entidades parceiras do Sebrae Goiás. Como forma de reconhecimento e agradecimento pelo trabalho voluntário realizado, todas receberam ramalhetes de flores produzidos pela artesã Ivanilde Reis. Uma das avaliadoras, Helena Ribeiro, do Grupo Empreza, subiu ao palco para representar quem as demais que integraram a banca.
Cintia Chagas
A palestrante e influenciadora digital Cíntia Chagas participou do evento e falou sobre tema “O impacto do sucesso: a trajetória empreendedora e a vida pessoal.” Ela contou sobre sua jornada repleta de ações em busca de ser rica e famosa, emblemática pela persistência, fé e muitas histórias entremeadas pelo empreendedorismo.
Ao fim da palestra, a comunicadora e influenciadora digital recebeu do diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, e do artista popular Vinicius Fagundes, que faz parte do Programa de Artesanato da instituição, um quadro feito com cápsulas e outros elementos do bioma cerrado.
Veja a lista completa com as três classificadas na etapa estadual em cada categoria:
Pequenos Negócios
1º lugar: Evellyne Borges Costa, de Jataí, Sudoeste Goiano. (Troféu e Voucher de Tablet)
2º lugar: Cinthia Martins dos Santos Peixoto, de Goiânia. (Troféu e Voucher de Tablet)
3º lugar: Carla Lino Campos, de Jataí, Sudoeste Goiano (Troféu e Voucher de Smartphone)
Produtora Rural
1º lugar: Sandra Pereira de Souza, de Cristalina, Entorno do DF. (Troféu e Voucher de Tablet)
2º lugar: Magna de Fátima Leles Vieira Moreira Pimentel, de Mara Rosa, Norte Goiano. (Troféu e Voucher de Tablet)
3º lugar: não houve terceira colocada nessa categoria
Microempreendedora Individual (MEI)
1º lugar: Zaia Angelo Melo Briet de Almeida, de Goiânia. (Troféu e Voucher de Tablet)
2º lugar: Ana Paula Ferreira da Costa, de Goiânia. (Troféu e Voucher de Tablet)
3º lugar: Indiane Ferreira Pires, de Rio Verde, Sudoeste Goiano. (Troféu e Voucher de Smartphone)
Ciência e Tecnologia
1º lugar: Nathalia Pedroso Barbosa, de Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana. (Troféu e Voucher de Tablet)
2º lugar: Luciane Ribeiro de Rezende Sucasas da Costa, de Goiânia. (Troféu e Voucher de Tablet)
3º lugar: Cássia Lino Rodrigues, de Rio Verde, Sudoeste Goiano. (Troféu e Voucher de Smartphone)
Negócios Internacionais: não tivemos inscritas
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn