O Sebrae Goiás levou mais um importante tema para discussão durante o segundo dia do evento “Estação da Inovação”, realizado pelo Hub Goiás, em comemoração ao primeiro ano da iniciativa. Na tarde da última sexta-feira (27), os participantes conheceram mais sobre os fundos de investimento para startups. Sabrina Rocha, gestora do programa Inova Startups, e Marcos Regueira, gerente de projetos especiais, ambos do Sebrae Santa Catarina, apresentaram o programa venture capital Inova Startups, o primeiro do Sistema S a nível nacional. O painel mostrou como o programa está contribuindo para o desenvolvimento das startups brasileiras.
Sabrina detalhou o funcionamento do programa criado em 2021 e que já investiu R$ 38 milhões em 59 empresas em estágio inicial em dez estados diferentes. O programa é uma iniciativa do Sebrae Santa Catarina e tem como parceiros a Bossa Invest, Raja Ventures, Sebrae Nacional e outros investidores. “Investimos até R$ 750 mil por empresa, junto com uma jornada de aceleração. Para o próximo ano, vamos selecionar mais 20 de todo o Brasil, e estamos aqui para incentivar a participação de startups de Goiás”, explicou Sabrina.
Embora ainda não haja empresas goianas contempladas, Sabrina ressaltou que o objetivo da sua presença no evento é justamente fomentar o interesse local. “Estamos buscando bons negócios em Goiás. O convite do Sebrae Goiás foi estratégico para que as startups do estado conheçam essa oportunidade”, afirmou.
Marcos destacou a importância da capacitação no processo de investimento. “Além do aporte financeiro, o programa oferece mentorias e consultorias intensivas. Não basta investir dinheiro, é preciso preparar as startups para os desafios do crescimento”, disse o gerente de projetos, que ressaltou que o programa inclui sete fins de semana de capacitação obrigatória para os fundadores das startups investidas.
Athos Ribeiro, coordenador de inovação do Sebrae Goiás, reforçou a importância de trazer o programa Inova Startups para o ecossistema goiano. “Aqui em Goiás temos boas oportunidades de investimento e capacitação, mas ainda falta uma visão mais robusta sobre venture capital, especialmente micro venture capital, que é o capital de risco focado em startups em fase de crescimento acelerado”, explicou.
Ele destacou ainda que essa aproximação é um passo importante para amadurecer o ecossistema de inovação local, com vistas a construir, num futuro próximo, um fundo próprio no estado.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas em www.inovastartups.com.br. O prazo para submissão dos pedidos de investimento vai até 11 de novembro e pode ser feito na página acima.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
No Polo Sebrae Agro: Agência Entremeios Comunicação / Leydiane Alves – (62) 9540-6111
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn