ASN GO
Compartilhe

Programa Sebrae Delas: conheça a trajetória de empoderamento feminino de empresárias em Anápolis

Empreendedoras falam da importância do programa para o desenvolvimento de negócios guiados por mulheres
Por Leidiana Batista
ASN GO
Compartilhe
Empreendedoras puderam criar uma verdadeira rede de apoio para crescerem com seus negócios (Fotos Leidiana Batista)

O empreendedorismo feminino em Anápolis tem ganhado força graças ao Programa Delas, promovido pelo Sebrae Goiás. Voltado para mulheres empreendedoras, o programa tem como foco não apenas capacitar, mas também criar uma rede de apoio para que essas mulheres possam crescer e prosperar em suas áreas de atuação. A edição presencial do Programa Delas na regional Centro-Leste, em Anápolis, tem sido um sucesso, e reflete o desejo das empreendedoras locais por mais interação e trocas de experiências.

O programa é mais que uma simples iniciativa de capacitação. Ele foi pensado para apoiar mulheres que desejam iniciar ou expandir seus negócios, ao fornecer ferramentas e conhecimento para que elas se tornem líderes mais fortes e confiantes. Em Anápolis, a escolha pelo formato presencial do programa veio de um pedido direto das próprias empreendedoras, que sentiram a necessidade de participar de algo mais próximo, com mais engajamento. É o que explica Valéria Braga, analista do Sebrae Goiás responsável pela condução do programa na cidade.

Segundo ela, o formato presencial trouxe vantagens importantes. “As participantes se sentem mais à vontade para compartilhar seus desafios e aprender com as experiências umas das outras. Essa troca é essencial e percebemos que elas saem das oficinas mais seguras para aplicar os conhecimentos em seus negócios”, afirma.

O empoderamento feminino que o Programa Delas promove é reflexo do que essas mulheres vivem no dia a dia: um espaço de aprendizado, apoio mútuo e crescimento, no qual cada uma tem voz e pode moldar o conteúdo de acordo com suas necessidades. “A gente vê a transformação. Elas chegam aqui inseguras, muitas vezes sem saber como estruturar suas ideias, mas, depois dos encontros, saem com a confiança necessária para avançar”, diz Valéria.

Valéria Braga, analista do Sebrae Goiás e coordenadora do Programa Sebrae Delas em Anápolis

Jornada empreendedora

Um dos grandes diferenciais do Programa Sebrae Delas é que a jornada empreendedora foi desenhada a partir das demandas das próprias participantes. Logo no primeiro encontro, realizado em abril, as empresárias de Anápolis indicaram quais eram suas principais dificuldades e temas de interesse. A partir daí, o Sebrae organizou uma série de oficinas e palestras práticas focadas em áreas cruciais para o desenvolvimento de um negócio.

Adriana Alves Pereira Oliveira, uma das participantes do programa, já atua como empreendedora desde 2019 no ramo da moda cristã. Ela destaca a importância dos encontros para o desenvolvimento do seu negócio. “No começo, eu tinha uma loja física, mas precisei fechar para apoiar o negócio do meu marido. Foi aí que decidi intensificar o atendimento online e personalizado. A jornada do Programa Delas me ajudou muito a entender como usar o marketing digital a meu favor e, principalmente, a valorizar cada cliente de forma individual”, comenta.

Para Adriana, as oficinas voltadas para gestão de vendas, precificação e marketing foram fundamentais. “A gente não percebe o quanto o digital é importante até ver os resultados. Eu sempre usava o Instagram, mas o Sebrae me ajudou a entender como realmente atrair clientes de forma mais estratégica”, acrescenta. As oficinas, como a de Gestão de Vendas e Fidelização de Clientes, realizadas em maio, forneceram ferramentas práticas para que Adriana e outras participantes pudessem aplicar de imediato em seus negócios.

Empreendedoras valorizam encontro para o impulsionamento dos projetos

Bootcamp: Empreendedorismo em Ação

Um dos momentos mais marcantes do Programa Delas foi o Bootcamp Empreendedorismo em Ação, realizado em julho. Com uma abordagem intensiva e imersiva, foi desenhado para ajudar as empreendedoras a colocarem em prática tudo o que aprenderam durante os encontros. Foram três dias de atividades intensas, das 8h às 18h, nos quais as participantes trabalharam em seus projetos, com o desenvolvimento de modelos de negócio, aprimoraram suas estratégias de marketing e aprenderam técnicas de liderança.

Ana Caroline Carvalho Fernandes, mais conhecida como “Carol”, sócia da Loja Ilhabela, fala de sua experiência no Bootcamp. “Foi desafiador, mas ao mesmo tempo incrível. A gente foi forçada a sair da zona de conforto e pensar fora da caixa. O mais legal foi testar novas ideias e receber feedback de mentores e outras participantes. Isso fez a diferença na forma como penso meu negócio hoje”, pondera.

Carol, que já tem experiência no setor de acessórios, reconhece que o Bootcamp trouxe uma nova perspectiva para o seu negócio. Ela começou a loja durante a pandemia, em meio a desafios enormes, mas foi com a ajuda da rede de empreendedoras do Grupo Mistura Feminina que foi conduzida ao Sebrae que conseguiu crescer e se fortalecer no mercado. “A gente aprende muito na prática. Antes, eu tinha uma visão limitada do que meu negócio podia ser. Hoje vejo que podemos ir além, expandir e inovar”, diz.

Para Wirla Karla, líder do Grupo Mistura Feminina, o Bootcamp, como toda a jornada, tem feito a diferença na vida das empreendedoras. Ela compartilhou que a parceria com o Sebrae é de longa data. “Nossas feiras presenciais têm o apoio decisivo do Sebrae, e quando recebemos o convite para o Delas foi significativa a adesão entre as participantes, destacando os resultados positivos obtidos até agora”, comenta. A líder do grupo disse ainda que programa se mostrou uma ferramenta de transformação, com mulheres de diversos setores, como moda e estética, que aprendem e se apoiam mutuamente. “Com uma programação rica, o Programa Delas não apenas capacita, mas também inspira as empreendedoras, ajudando a fortalecer seus negócios e a promover inovações no mercado”, explica.

Programa possibilitou desenvolvimento de modelos de negócio, aprimoramento de estratégias de marketing e técnicas de liderança

A Caravana para a Feira Amarê: uma experiência de mercado

Outro destaque da jornada foi a caravana para a Feira Amarê Fashion, que levou as empreendedoras para um contato direto com o mercado. Valéria Braga, que organizou a viagem, explica que a ideia era proporcionar uma experiência prática, na qual as participantes pudessem observar como grandes eventos funcionam e tirar lições valiosas para seus negócios. “Elas puderam ver de perto como outros empreendedores lidam com vendas, exposição de produtos e atração de clientes. Foi uma oportunidade única de aprendizado”, salienta.

A feira foi especialmente importante para Carol e sua irmã, que administram a Loja Ilhabela juntas. “Participar da caravana foi incrível. Ver como outras empresas se posicionam e interagem com o público nos deu várias ideias que queremos implementar. A gente saiu de lá com a cabeça cheia de novidades e já estamos trabalhando para aplicar tudo”, conta Carol, entusiasmada.

Encerramento e Perspectivas Futuras

O Programa Delas em Anápolis ainda reserva momentos especiais para suas participantes. Em novembro, será realizado um workshop sobre saúde mental no trabalho, no qual as empreendedoras poderão levar convidados, apresentar seus negócios através de um pitch, palestra, painel de experiências, entre outras ações. Valéria Braga enfatiza que “este workshop será um encontro de trocas de experiências, de conhecimento, de network”. Em dezembro, as mulheres terão a oportunidade de expor seus produtos na Feira Mistura Feminina Natal 2024, um evento que promete fortalecer ainda mais a rede de apoio entre elas e divulgar seus negócios para um público maior.

Valéria reforçou a importância desses momentos finais. “O workshop sobre saúde mental no trabalho é tema fundamental para o sucesso das empreendedoras que, no decorrer do ano, receberam conhecimento para uma boa gestão das suas empresas e agora receberão conhecimento para elas mesmas. Sabemos que o empreendedorismo é desafiador, e cuidar da saúde mental é essencial para o sucesso a longo prazo. E a feira de dezembro será uma oportunidade para que elas coloquem em prática tudo o que aprenderam ao longo do ano”, diz.

-

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Centro-Leste | Anápolis: Agência Entremeios Comunicação / Leidiana Batista – (62) 9862-66155

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Anápolis
  • empreendedorismo feminino
  • Programa Sebrae Delas