O Sebrae Goiás tem sido um aliado essencial na jornada do Coletivo de Mulheres “Liberdade de Ser”, grupo de empresárias que surgiu em 2018 com a missão de promover o empoderamento feminino por meio do empreendedorismo. Composto por cerca de 43 mulheres, o coletivo encontrou na união e no apoio mútuo uma forma de superar os desafios do mercado e da vida pessoal. Dessa forma, o grupo faz do empreendedorismo uma ferramenta de transformação.
Uma das iniciativas mais marcantes do coletivo foi a criação da Feira da Mulher Empreendedora, um evento apoiado pelo Sebrae e realizado em Porangatu pela primeira vez no dia 8 de março deste ano, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Desde então, a feira se tornou um ponto de encontro mensal para que essas mulheres possam expor e comercializar seus produtos, além de promover a troca de experiências e o fortalecimento de suas redes de contato.
No último sábado (5), aconteceu a quinta edição da feira, que representou um marco importante para as participantes. Após diversas capacitações e formações oferecidas pelo Sebrae, as mulheres do coletivo conseguiram alcançar um nível de independência e organização que lhes permite gerir o evento por conta própria. “Nós aprendemos muito com os cursos e orientações do Sebrae, principalmente na organização da nossa feira. Hoje, o coletivo é muito mais do que um grupo de empreendedoras. É uma rede de apoio que nos fortalece”, compartilhou Camila Rodrigues Fernandes, integrante do coletivo.
O analista do Sebrae Goiás, Ewerton Filho, destaca a importância da autonomia que foi concedida às participantes do coletivo desde o início. “O legal é que, nesse projeto, as mulheres não ficaram a espera de que o Sebrae ou a prefeitura façam algo por elas. O empreendedorismo é isso: você precisa fazer acontecer, correr atrás. E elas conseguiram transformar a feira em um evento contínuo, que ocorre todo mês. É um grupo que amadureceu de forma sustentável”, analisou. Ewerton também relembra que a ideia inicial era que a feira fosse um evento único, mas, com a capacitação das mulheres e o sucesso da primeira edição, a feira se tornou uma ação mensal, apoiada por parceiros como a prefeitura.
Zilmar, que mora na zona rural e é agente comunitária de saúde do município de Trombas, também compartilhou sua jornada de empreendedora. Ela fala sobre como se dedicou para completar quatro cursos oferecidos pelo Sebrae. “Foi muito corrido, mas com força de vontade deu certo. Saía do serviço às cinco, tomava banho e vinha para as aulas. Participar da feira foi uma experiência maravilhosa e transformadora”, contou. Zilmar, que vende queijos, doces e pastéis na feira, destacou a importância de estar envolvida no coletivo. “Aqui a gente faz amigos, vende nossos produtos e isso é uma verdadeira fisioterapia para a mente. Quando chego em casa depois da feira, me sinto realizada”, disse.
Além das feiras, o Coletivo de Mulheres “Liberdade de Ser” participou de várias formações oferecidas pelo Sebrae. Entre fevereiro e março de 2024, as empreendedoras participaram das oficinas SEI Planejar e SEI Formar Preço, voltadas para a estruturação de seus negócios e para o planejamento financeiro. Essas capacitações foram fundamentais para a realização da mais recente edição da Feira da Mulher Empreendedora, que desta vez teve como tema a campanha Outubro Rosa, em apoio à luta contra o câncer de mama.
A Feira da Mulher Empreendedora se tornou um exemplo de sucesso de como o empreendedorismo pode ser um caminho para a independência financeira e o empoderamento, especialmente quando acompanhado por uma rede de apoio como o Sebrae. Para as mulheres do coletivo, o futuro promete novas conquistas, sempre com o objetivo de continuar crescendo e inspirando outras mulheres a seguirem seus passos.
-
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Deivianne Jhasper – (62) 99194-6506
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn