ASN GO
Compartilhe

Empresas destaques de Goiás participarão do encerramento do programa Encadeamento Produtivo em São Paulo

Sebrae, Senai e Grupo Soma, por meio da Hering, desenvolveram a iniciativa desde janeiro de 2023; fechamento no estado foi avaliado como positivo, com resultados acima das metas
Por Carla Gomes, de Sanclerlândia
ASN GO
Compartilhe

O programa Encadeamento Produtivo que começou a se formar em janeiro de 2023 encerrou sua etapa em Goiás na noite de terça-feira (08) em Sanclerlândia, no Oeste Goiano. Além da premiação das sete empresas destaques do estado, a noite teve confraternização entre os participantes e reconhecimento do empenho de todos no processo.

Ao todo foram atendidas 41 empresas e, no dia do encerramento, foram premiadas as sete que se destacaram nas categorias produtividade, qualidade, aderência, competitividade, engajamento com o projeto, aproveitamento e destaque geral.

Thais Oliveira, gestora estadual de Moda do Sebrae, disse que o objetivo do programa foi plenamente alcançado

O Sebrae Goiás firmou um convênio junto com o Sebrae Nacional e o Grupo Soma, para promover encadeamento produtivo junto aos pequenos negócios de empresas faccionistas. O encadeamento foi assinado por GO, MG, SP e RJ com o Grupo Soma e, em Goiás a ação foi em parceria com a Hering, filiada do grupo. O encerramento nacional do convênio acontece em São Paulo no próximo dia 17 de outubro, e os destaques de Goiás participarão. Além disso, as empresas foram convidadas a irem para a São Paulo Fashion Week na mesma época.

A gestora estadual da Moda do Sebrae Goiás, Thais Oliveira, ressalta que o objetivo do programa de aumentar a competitividade e a produtividade foi alcançado pelo empenho de toda a equipe e empresas participantes. “Dessa vez a gente teve como diferencial trazer mais ações de acordo para esses empresários. Então, por exemplo, nossa primeira ação do convênio foi fazer o Empretec para todo mundo. Todas as ações foram voltadas para os empresários, tanto capacitação de gestão financeira como também capacitação em gestão de pessoas. O programa foi sempre voltado para o objetivo maior, que é aumentar a produtividade e a competitividade desses pequenos negócios e, obviamente, gerou engajamento e participação. Tanto que hoje estamos aqui com a casa cheia, no encerramento”, destacou a gestora.

Kalyne Lessa, da Hering, destacou que as iniciativas trazem crescimento individual e coletivo

A supervisora de Produção da Hering, Kalyne Lessa, destacou que essas iniciativas trazem um crescimento individual e, ao mesmo tempo, coletivo dessas empresas. “Eles crescem tanto na parte produtiva quanto na parte de gestão do próprio negócio, e se veem cada dia mais como gestores do próprio negócio”, afirmou. Kalyne disse ainda que essa edição do programa foi diferente das outras, com uma proposta ousada para ter mais engajamento das empresas participantes. “Eles participaram mais e tiveram uma nova visão do projeto e como poderiam ganhar com ele. E a premiação que aconteceu aqui hoje fez todo o diferencial porque mostramos para o empreendedor que o engajamento que ele teve em determinado indicador o trouxe como referência para o projeto. Esse reconhecimento trouxe um gás para eles continuarem no dia a dia.”

O gerente da Regional Oeste do Sebrae Goiás, Flávio Vilhalba, pontuou sobre o engajamento das pessoas. “As pessoas que participaram desse programa fizeram mais de 100%, e por isso o resultado tão positivo. Meu agradecimento ao Grupo Soma, representado aqui pela Hering, ao Senai e todos que trabalharam nessa iniciativa. Obrigado por acompanharem, por olharem, por darem atenção para esse nosso pequeno empresário. Obrigado por todo esse cuidado. Esse olhar que o Grupo Soma tem, de entender o desafio de cada um de vocês, é que é muito nos orgulha de fazer parte. Parabéns a todos os envolvidos”, disse no encerramento.

Os gerentes Flávio Vilhalba, da Regional Oeste, e André Moura, da Regional Norte, ressaltaram o engajamento de todos

Sentimento compartilhado pelo gerente André Moura, da Regional Norte do Sebrae Goiás, que também recebe benefícios do programa. Ele afirmou que a iniciativa fornece melhores ferramentas de gestão para que os pequenos empreendedores possam se destacar mais no mercado. “O programa deu o aparato necessário para que essas empresas consigam ter um fornecimento mais profissional dentro do encadeamento produtivo. Hoje é um momento de colher frutos, de compartilhar boas experiências e aí servir de exemplo para outras empresas que possam procurar o Sebrae para poder melhorar sua produção”, disse.

Julcimar Machado, do Senai, enalteceu a importância das parcerias para o sucesso da iniciativa

O supervisor técnico do Senai, Julcimar Machado, também presente no encerramento, abordou sobre a importância das parcerias e o sucesso do programa. “Tive oportunidade de conversar com representantes de algumas empresas, e todos disseram que o trabalho surtiu um resultado que esperavam e alguns até se superaram. É um projeto que começou há um tempo e é positivo para quem o integra. As empresas que participaram têm um histórico de atuação responsável e o objetivo de contribuir para seu crescimento e trazer desenvolvimento para a sociedade local, fazendo com que Goiás seja cada vez mais competitivo. Isso está no DNA do Senai. Parabéns ao Sebrae, parabéns a todos os parceiros”, afirmou.

Um dos nomes que foi bastante citado durante a solenidade foi da consultora Leiri Telles, que, inclusive, foi considerada a consultora madrinha dessa edição do Encadeamento Produtivo. Leiri agradeceu a todos e disse que não alcançaria esse resultado se todos não tivessem se empenhado. “Agradeço o reconhecimento, mas afirmo que não teria dado conta sozinha. Estou honrada e grata pela participação de todos. Não só ao longo do projeto, mas hoje também com vocês comemorando e fechando com chave de ouro esse programa que considero uma iniciativa de grande sucesso. Muito obrigada a todos”, finalizou.

Leiri Telles foi reconhecida como consultora madrinha desta edição

Destaques

Todos os empresários destaques agradeceram os envolvidos no projeto e disseram que já percebem a melhoria nos seus processos e produtividade. Os sete destaques foram:

Leôncio Ferreira, de Córrego do Ouro, que se destacou em Produtividade; Vicente Melo, de São Luís de Montes Belos, em Qualidade; na Aderência, o prêmio foi para a JF Lopes, de Sanclerlândia; Ranulfo, de Iporá, levou o troféu de Competitividade; Adonai, de Campo dos Perdizes, de Engajamento com o Projeto; a categoria Aproveitamento ficou com a DL Confecções, de Sanclerlândia; e o Destaque Geral foi da RHL Confecções, de Petrolina de Goiás.

A supervisora Kalyne, da Hering, na entrega da premiação da categoria Engajamento com o Projeto, afirmou que a empresa Adonai ganhou o primeiro lugar entre os 200 fornecedores da Hering. “A gente faz um indicador nosso, que se chama Somar, e conseguimos avaliar cinco pilares para verificar se uma facção é realmente uma facção estratégica ou não para o negócio. A Adonai foi a que mais se destacou nesses pilares e por isso foi o destaque dentro de 200 fornecedores”, afirmou.

Denise de Paula Silva e José Divino da Silva, da Adonai, ficaram em destaque em Engajamento com o Projeto

Denise de Paula Silva e José Divino da Silva são proprietários da facção e se emocionaram ao saber dessa colocação e afirmaram que o destaque é devido um trabalho de muita dedicação, esforço e a busca de um bom atendimento. Eles disseram ser uma honra a Adonai estar em primeiro lugar entre 200 facções.

Já os empresários Pablo Amaro e Vivian Cristina, da RHL Confecção, que foram contemplados na modalidade Destaque Geral, ficaram surpresos ao saberem que irão falar em nome dos empresários de Goiás no encerramento do programa, em São Paulo. Pablo disse que eles se sentem orgulhos de participar de um projeto desse porte. “Representar todas as facções de Goiás em um evento em São Paulo é uma ocasião muito especial para mim, sinceramente nunca imaginei que teria essa oportunidade. Agradeço ao meu sócio e à minha esposa, a todos os participantes do programa e à consultora Leiri. Não tem como estar perto dela e não aprender alguma coisa”, afirmou e finalizou citando o filósofo e escritor Mario Sérgio Cortella: “Faça o teu melhor, nas condições que você tem, enquanto não tem condições melhores para fazer melhor ainda”.

Vivian Cristina e Pablo Amaro, da RHL Confecção, foram contemplados na modalidade Destaque Geral

Números

Com quase todas as metas do programa alcançadas, o destaque fica para o pilar da Competitividade. que tinha como meta 20% e ao final do projeto alcançou 41%. Outro dado que chamou a atenção nessa edição do programa foi na categoria Aproveitamento, que tinha como meta 80% e alcançou 93%. Nos demais parâmetros como Produtividade e Qualidade os empresários atingiram a meta da edição. A única exceção foi a categoria Aderência, que tinha como meta 80% e alcançou 68%. Porém, a gestora estadual de Moda do Sebrae, Thais Oliveira, explicou que algumas empresas alcançaram esse objetivo e que esse dado é uma média de todos os participantes do programa.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • confecções
  • encadeamento produtivo
  • Grupo Soma
  • Hering
  • Regional Norte
  • Regional Oeste
  • Sanclerlândia
  • vestuário