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Goiânia completa 91 anos e tem no Mercado Municipal um ícone da história e do empreendedorismo

Nesse 24 de outubro, goianienses e muitos que escolheram aqui viver comemoram aniversário da cidade que não para de crescer e possui uma cultura rica e variada
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
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Sebrae mostra como os pequenos negócios são importantes no Mercado Municipal nestes 91 anos da cidade (Fotos Silvio Simões)

Goiânia é uma das mais jovens capitais do país. Nesse 24 de outubro, goianienses e muitos que escolheram aqui viver comemoram os 91 anos da cidade que não para de crescer e possui uma cultura rica e variada. E para comemorar essa data especial, nada melhor do que falar de um dos símbolos de resistência mais queridos que abriga pequenos negócios: o Mercado Municipal de Goiânia. Com 80 lojas em funcionamento e uma gama de produtos diferentes, o espaço foi inaugurado em 1950 ainda no Parthenon Center e, desde 1986, funciona na Rua 3, no Centro.

Ao comemorar os 91 anos da capital goiana, o Sebrae Goiás mostra que os pequenos negócios sempre tiveram força na economia e fazem parte da história e de todos aqueles empreendedores que se desenvolveram para a construção da cidade e do comércio local.

O mercado é muito mais do que um simples local de compras. Ele é um retrato vivo da história da cidade, um ponto de encontro de sabores, aromas e tradições. Ao longo dos 74 anos de existência, o local nunca perdeu a essência e lá é possível encontrar de tudo. Licores, cachaças, queijos, doces variados, castanhas a granel, produtos naturais e de raizeiros, chapéus, botas, roupas, frutas, verduras, artesanato, cestarias, panelas, carnes e muito mais.

O presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Municipal, Mário Magalhães Ribeiro Júnior

Para o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Municipal, Mário Magalhães Ribeiro Júnior, o mercado abriga uma concentração de pequenos negócios que se mantêm firmes e fortes ao longo dos anos, e cada espaço possui uma história. A loja dele, a Geraldo Produtos Naturais, era do avô Geraldo Ribeiro (que formou 11 filhos com o pequeno negócio) e do Tio Edvaldo Ribeiro. Com o falecimento dos dois, Márcio assumiu o negócio com 22 anos, há também 22 anos. “São histórias de várias gerações que se dedicam e buscam no mercado uma oportunidade de construir um futuro melhor”, explica.

Seiva de Jatobá, óleo de coco babaçu, conservas, cachaças, licores e castanhas a granel são os produtos mais procurados na loja do Márcio. “Comercializamos muitos produtos que só quem é de fora de Goiás utiliza, como a seiva de jatobá e o óleo de coco de babaçu, mas tentamos agradar todos os públicos e fazer daqui o nosso sustento com clientes fiéis e turistas”, afirma.

Mais do que um mercado

O Mercado Municipal de Goiânia é muito mais do que um simples ponto de venda. Ele é um patrimônio cultural e econômico da cidade. É espaço de convivência, onde as pessoas se encontram para conversar, fazer compras e saborear um bom prato (as famosas empadas, por exemplo). É também um lugar onde a tradição e o passado se encontram com o presente.

Além de ser um importante ponto turístico, o Mercado Municipal também desempenha um papel fundamental na economia local. Os pequenos negócios que todos eles realizam geram lucros e renda, contribuindo para o desenvolvimento da cidade. São histórias de superação, de trabalho duro e de muito amor pelo que fazem.

José de Tadeu Uchoa veio de Boa Viagem, proprietário da Casa de Carne do Delegado

Seu José de Tadeu Uchoa veio de Boa Viagem, no Ceará, e desde que chegou, em 1968, montou seu negócio no mercado: a Casa de Carne do Delegado. É a única, segundo ele, que vende carne fresca de javali, paca, cabrito e a mais vendida, a de carneiro. Ele conta que tem clientes de todos os lugares da cidade que encomendam as carnes e vêm até o centro para comprar por conta da qualidade e do preço justo. “Não tenho coragem de jogar o preço lá em cima não. Vendo pelo que vale e o meu fornecedor vem semanalmente me trazer as peças que foram encomendadas”, salienta o açougueiro de carnes exóticas.

Thiago Gonçalves é outro comerciante que herdou da família a loja de 67 anos que tem como carro chefe as ervas para chimarrão e os canivetes. Mas lá é possível encontrar desde cuia para chimarrão a fluido para isqueiros HIT e fumo de corda. O dono explica que os rolos do produto chegam de vários locais de Goiás, como Caçu, Nova Veneza, Piracanjuba e também de Arapiraca, em Alagoas. O ponto, segundo Thiago, é importante para visibilidade dos produtos e que muitas pessoas vão para conhecer e passear e acabam comprando uma coisa ou outra.

Thiago Gonçalves, que vende em sua loja desde ervas de chimarrão até canivetes e fumos de corda

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

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