ASN GO Atualização
Compartilhe

Talkshow em Itaberaí traz histórias de mulheres empreendedoras

Evento foi promovido pela Aciapi/CDL Mulher e pelo Sebrae Goiás para mostrar o empenho e superação das mulheres empresárias
Por Carla Gomes, de Itaberaí
ASN GO Atualização
Compartilhe

No mês em que se celebra o empreendedorismo feminino a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Itaberaí (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), por meio da Aciapi/CDL Mulher, e do Sebrae Goiás, realizaram um talkshow com histórias de superação de mulheres empreendedoras que estão no mercado há cerca de 30 anos. No encontro, elas mostram que muitas começaram pequenas e com determinação, estudo e persistência ampliaram seus negócios e são cases de sucesso. O evento aconteceu na terça-feira (26).

O encontro foi no auditório da Aciapi/CDL e contou com a presença de mais de 80 empreendedoras que trocaram informações e experiências. O presidente da Aciapi/CDL, Claudivino de Faria, abriu a solenidade com agradecimento a todos os presentes e pontuando a importância do empreendedorismo feminino para Itaberaí.

Claudivino de Faria, presidente da Aciapi/CDL

Já a presidente da Aciapi Mulher, Raphaella Reis de Lima, destacou que o talkshow foi programado para prestigiar as mulheres empreendedoras da cidade. “O evento é voltado como referência ao empreendedorismo feminino, comemorado no dia 19 de novembro. Reunimos mulheres de referência aqui na nossa cidade, empreendedoras que já fizeram e fazem história há mais de 30 anos, para falar da sua jornada, da sua experiência, da sua vivência de empreendedoras dentro da cidade”, explicou.

Raphaella Reis de Lima, pesidente da Aciapi Mulher

A gerente substituta do Sebrae Regional Oeste, Marcicléia Rocha, pontuou o crescimento no número de empreendedoras no mundo e a importância de parcerias. Ela mencionou os dados da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), no qual o Brasil caminha para um futuro empreendedor e formado por sua maioria de mulheres, jovens de até 34 anos e negras. “As empreendedoras representam 54,6% de 47 milhões de empreendedores. São dados magníficos, saber que estamos ocupando nosso espaço e, às vezes, ainda somos olhadas como incapazes. Mas a cada dia provamos o nosso valor e prova disso é ver essa sala cheia”, afirmou.

Marcicléia destacou a capacidade de todas as mulheres empreendedoras e que o Sebrae tem muito a agradecer pela confiança que elas depositam na instituição. “Estamos aqui sempre. Vocês são exemplos para muitas outras mulheres. É muito importante a presença de cada uma; Temos jornadas triplas, mas vocês estão aqui. É importante que vocês saibam que serão o que quiserem e estarão onde quiserem sempre”.

Marcicléia Rocha, gerente substituta da Regional Oeste do Sebrae

A representante da Facieg Mulher – Federação das Associações Comerciais, Industriais, Empresariais e Agropecuárias do Estado de Goiás – e do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora (Cemec), Cleusa Eli de Souza, uma das parceiras do evento, afirmou que essas iniciativas demonstram a importância do associativismo para fortalecer a atuação das empreendedoras na cidade.

“A gente trabalha uma avaliação em questão de trazer a mulher para o associativismo de uma maneira que ela possa enxergar a possibilidade que ela tem de trabalhar e melhorar o seu negócio, desenvolver aquela ideia, aquele projeto que ela tem”, disse. Cleusa ressaltou a presença das instituições, com o Sebrae, além da Aciapi, Facieg e a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB). “Foram apresentados depoimentos de empreendedoras que começaram pequenininhas, que desenvolveram todo o seu trabalho, seu potencial, até chegar aonde estão hoje. São grandes mulheres com seus negócios, vencendo os desafios do dia a dia”, exaltou.

Cleusa Eli de Souza, representante da Facieg Mulher

A qualificação e busca de conhecimento para empreender foi o ponto destacado pela diretora de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Itaberaí, Cíntia Faria, que participou do evento representando a Prefeita do município. “Quando nós falamos de mulher, a gente fala da essência, mulher, mãe, aguerrida, trabalhadora, dona de casa, empresária. E esse momento é ficou marcado na história da associação no sentido de valorizar”, afirmou. Cíntia ainda destacou a presença dos parceiros, como é o caso do Sebrae.

O talkshow iniciou com a palestra “Transformando Paixão em negócio”. Em seguida, a consultora do Sebrae Fabiana Dias, intermediou as participações das empresárias Iricelma Carvalho, da área da educação; Sirlei Cristina dos Santos Silva, conhecida por Linda, na área da beleza; e Cleusa Eli de Souza que, além de integrar a Facieg, atua no comércio varejista da cidade. As três empreendedoras atuam em suas respectivas áreas há 30 anos e são unânimes em pontuar a importância de buscar conhecimento, de se planejar, fazer o que ama, inovar e persistir.

Iricelma Carvalho foi uma das participantes do talkshow

“No Sebrae, sempre que tem algum curso de aperfeiçoamento eu faço para aprimorar meu conhecimento. Vim de uma infância difícil, sem meus pais, mas contei com o apoio dos que me acolheram e hoje estou aqui. Empreendedora mulher que busca sempre renovar”, afirmou Cleusa.

Linda, que saiu de um salão de 70m² para um de 600m², lembrou da sua trajetória de 30 anos. “Foi muita luta. Comecei na área de casa atendendo os vizinhos. Hoje a gente já conta com 30 colaboradores diretos e indiretos. E aí estamos empreendendo cada dia mais”. Iricelma sempre atuou na área de educação. Ensinar a ensinar é sua maior vocação e ela acredita na importância de se deixar legados.

A consultora do Sebrae Fabiana Dias, ao final do evento, lembrou que os três cases de sucesso são de superação e que as três empreendedoras são espelhos para outras mulheres persistirem e resistirem a esse mundo do empreendedorismo.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • empreendedorismo feminino
  • Itaberaí