ASN GO
Compartilhe

Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas tem garantia de até 100% para mulheres

Fampe direcionado para mulher empreendedora, criado pelo Sebrae, busca mais igualdade de gênero no mundo empresarial
Por Izabela Carvalho, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Fundo ajuda pequenos negócios a conseguirem crédito bancário (Foto Freepik)

Um dos maiores desafios para quem tem um pequeno negócio e busca um empréstimo é convencer às instituições financeiras de que, se algo der errado, elas não vão sair no prejuízo. A afirmativa é do gestor estadual do Programa Conexão Financeira do Sebrae Goiás, George Gustavo de Souza Toledo. “E é justamente aí que entra uma solução poderosa do Sebrae, o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe)”, destaca.

Na prática, o Sebrae “entra junto com você” no pedido de crédito. Antes, essa garantia cobria até 80% do valor da operação. Agora, a notícia é ainda melhor, especialmente para quem é mulher e empreende porque, com o Fampe, a garantia é de até 100%.

O fundo criado pelo Sebrae ajuda pequenos negócios a conseguirem crédito bancário, mesmo quando eles não têm todas as garantias exigidas pela instituição financeira, como imóveis ou veículos em nome da empresa. “Ele atua como um avalista do negócio, ou seja, entra como garantia complementar, facilitando o acesso ao financiamento”, pontua Gustavo.

Em 31 de março de 2025, a Diretoria Executiva do Sebrae aprovou uma medida histórica, na qual empreendedoras de pequenos negócios poderão contar com até 100% de garantia nas operações de crédito pelo Fampe. Para obterem acesso ao crédito, é necessário que atendam às regras do fundo. “A mudança foi aprovada com base na cláusula de situação excepcional do regulamento do fundo, e terá validade por 24 meses”, enuncia o gestor.

Quem pode ter acesso a essa garantia de 100%

Para se enquadrar, o negócio precisa atender um desses dois critérios: a mulher empreendedora é sócia majoritária da empresa ou, mesmo que não seja majoritária, ela é a sócia administradora, ou seja, a responsável legal pela gestão do negócio. Isso vale tanto para empresas individuais quanto para sociedades. O importante é que a mulher esteja, de fato, à frente do negócio.

Na prática, ter 100% de garantia do Fampe significa que a empreendedora pode acessar crédito com menos exigência de garantias reais, como imóveis e veículos. “Isso reduz os entraves e acelera a aprovação de crédito em instituições parceiras, como bancos, cooperativas e agência de fomento”, pontua Gustavo.

Essa medida aumenta o poder de negociação da mulher empreendedora e contribui diretamente para ampliar o acesso ao crédito, estimular a formalização e o crescimento dos negócios liderados por mulheres e reduzir a desigualdade de gênero no mundo empresarial.

Como solicitar

O gestor estadual do Programa Conexão Financeira orienta que as instituições parceiras do Sebrae já estão com seus sistemas adaptados para incluir essa novidade. “Caso o seu banco ou cooperativa ainda não esteja atualizado, vale conversar com o gerente e informar sobre essa possibilidade”, destaca.

Gustavo assinala que esse é um passo importante para um futuro mais justo. “Essa mudança mostra o compromisso do Sebrae em promover um ambiente mais inclusivo para as mulheres nos negócios. Afinal, muitas vezes a falta de garantias é o que impede um negócio promissor de crescer”, conclui.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Acesso ao Crédito
  • Fampe