ASN GO
Compartilhe

Sebrae lança Boletim de Tendências – Economia Prateada durante evento ‘Mente prata, Negócio de ouro’

Encontro faz parte do Programa Plural e foi direcionado para pessoas com 60+ que empreendem ou pensam em empreender com apoio da instituição
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe

Direcionado para um público 60+, o Sebrae Goiás iniciou nesta quinta-feira, 26, um trabalho com foco na valorização da longevidade e no fortalecimento do empreendedorismo. O evento teve como tema “Mente prata, Negócio de ouro”, uma iniciativa que integra o Programa Plural, voltado para pessoas mais experientes que empreendem ou desejam iniciar um negócio com o apoio da instituição. Mais de 60 pessoas participaram do encontro que aconteceu no auditório do Sebrae Goiás, em Goiânia, e contou com a participação da diretoria executiva na abertura. Também foi lançado, no evento, o boletim de tendências “Economia Prateada”.

Os diretores do Sebrae Goiás enalteceram a inclusão promovida pelo Programa Plural

O diretor técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa Medeiros Bezerra, explicou que o Programa Plural foi criado para atender uma diversidade de grupos que são sub-representados no dia a dia. “Com nosso apoio, o caminho para empreender e ter um negócio que pode prosperar fica menos difícil, já que, junto com o grupo, vamos criar um caminho de oportunidades e proporcionar uma jornada de conhecimento que vai conduzir o empresário para os bons resultados”, disse. Ele reforçou ainda o compromisso com a equidade e com o empreendedorismo em todas as fases da vida.

Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor superintendente, confirmou, em uma pesquisa rápida com os participantes, que ter a casa própria, empreender e viajar são os principais desejos dos brasileiros. “Nos baseamos em pesquisas que mostram esses dados, e nossas ações de fomento ao empreendedorismo estão no caminho certo, como essa de apoiar os que possuem 60+. Desejo a vocês que aproveitem muito e voltem a esta casa do empreendedor sempre que quiserem e precisarem”, ressaltou. João Carlos Gouveia, diretor administrativo e financeiro, reforçou a importância desse público não só como empreendedor, mas também como consumidor. “Vocês fazem parte de uma parcela da população que movimenta a economia e gera emprego. Estamos aqui com toda nossa equipe para acompanhá-los nessa trilha”, enfatizou.

Vera Lúcia Oliveira explicou que a iniciativa busca uma transformação social

A gestora do Programa Delas no Sebrae Goiás, Vera Lúcia Oliveira, explicou como a iniciativa mobiliza todo o ecossistema de empreendedorismo para orientar mulheres que empreendem e aquelas que querem ter um negócio. Vera também falou sobre o Programa Plural, em que o objetivo é promover o empreendedorismo como mecanismo de transformação social, ao ampliar os negócios liderados por pessoas de grupos minoritários na sociedade. “Dessa forma, o programa promove a igualdade de oportunidades, diversidade e inclusão, por meio de relacionamento acolhedor, inclusivo e plural”, frisou.

Entre os principais benefícios para os participantes do grupo 60+ estão o fortalecimento da autoestima, a valorização de suas experiências de vida como diferencial competitivo e o incentivo ao envelhecimento ativo e saudável, em uma oportunidade de reconexão com seus talentos e sonhos, com respaldo técnico e emocional.

Beatriz Dorneles ressaltou o foco na atualização em inovação e tendências de mercado

Segundo a analista do Sebrae Goiás Beatriz Dorneles, que também integra o Delas, a proposta do Programa Plural vai além da capacitação técnica. Ela envolve a atualização em inovação e tendências de mercado com foco na realidade e nas necessidades dessa faixa etária. “Os participantes ainda têm acesso a uma rica rede de contatos e oportunidades de negócios e, principalmente, ao empoderamento necessário para tirar projetos do papel ou expandir iniciativas existentes”, afirmou.

Elaine Paniago, que soube do evento pelo Instagram, disse que a expectativa é buscar conhecimento para um projeto que ela possui direcionado para mulheres 50+, que leva informações de saúde, comportamento, entretenimento e também de empreendedorismo. “É uma oportunidade maravilhosa para saber colocar na prática o meu projeto. Ter um grupo com objetivos em comum, em que os participantes possuem o mesmo perfil de 50+ e 60+, é o que estava faltando para nossa geração, que é imparável. Nós estamos sempre em busca de conhecimento, já passamos por muitas mudanças, mas temos força e maturidade para empreender”, afirmou.

Elaine Paniago foi atrás de informação para colocar em prática seu projeto

Com a aposentadoria com data marcada para dezembro, o tenente-coronel da Polícia Militar Tairo Ciloé de Oliveira participou do evento em busca inspiração para empreender. Ele contou que depois de prestar serviços por 30 anos na PM, não tem intenção de ficar parado, e empreender é uma possibilidade. “Vim em busca de conhecimento, netwoking e capacitação para entender todo o processo do empreendedorismo e o mercado”, explicou.

Uma palestra com o tema Saúde e Qualidade de Vida foi ministrada pela médica especialista em geriatria e acumpultura Jaqueline Souza Lacerda, do Espaço Naif. Ela falou sobre os cuidados que as pessoas 60+ precisam ter para prevenir doenças, principalmente as demências. Entre os cuidados ela citou o fortalecimento dos laços afetivos com a família, evitar a solidão e ter uma vida social, alimentação saudável, prática de atividades físicas e aprender coisas novas. “Isso funciona como um estímulo cognitivo, o que mantém as mentes ativas e reduz o risco não só das demências, mas de outras doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e ainda das doenças silenciosas como a depressão, a ansiedade, entre outras”, disse a médica.

O tenente-coronel PM Tairo Ciloé de Oliveira participou em busca inspiração para depois que se aposentar

Jaqueline levou dados do envelhecimento no Brasil e no mundo. De acordo com a ONU, a população global 60+ passou de 2% em 1960 para 12% em 2014. A estimativa é que em 2030 essa população atinja 1,4 bilhão de pessoas e, em 2050, 2,1 bilhão. Isso quer dizer que a cada seis pessoas, uma terá mais de 60 anos. O Brasil, segundo os dados, acompanha a tendência global de envelhecimento e em 2022 contava com 10,9% da população com mais de 65 anos, cerca de 22 milhões de pessoas.

O encontro foi conduzido pela consultora do Sebrae Goiás Cybelle Bretas, que realizou uma palestra sobre propósito e sonhos e uma dinâmica com os presentes, com a coleta de algumas informações que devem nortear os próximos passos do trabalho com o grupo. “A partir do que for sinalizado para nós, sobre os desafios e as oportunidades que o grupo vislumbra, vamos traçar uma jornada com encontros mensais até o mês de dezembro, quando finaliza essa etapa. Queremos até lá sermos apoiadores da construção de muitos bons projetos”, analisou.

A médica Jaqueline Souza Lacerda deu dicas preciosas sobre saúde e qualidade de vida

Boletim de Tendências

Ao fim do encontro, o Sebrae Goiás lançou o novo boletim de tendências intitulado “Economia Prateada”. A ação representa um marco estratégico para o Sebrae, que reconhece o potencial crescente de um público ainda pouco explorado, como as pessoas com mais de 60 anos. Este segmento, cada vez mais ativo, busca gerar renda, conquistar autonomia financeira e alcançar realização pessoal por meio do empreendedorismo.

O boletim chega como uma ferramenta estratégica para mapear tendências, oferecer insights e abrir caminhos para quem deseja seguir empreendendo, independentemente da idade – com sabedoria acumulada e energia renovada.

Baixe aqui o Boletim de Tendências – Economia Prateada

O público participou de dinâmicas

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • 60+
  • boletim de tendências
  • economia prateada
  • Goiânia
  • Programa Plural
  • Regional Central