
Olhares curiosos na busca de sempre aprender mais e a descoberta de que empreender nada mais é do que concretizar sonhos. Com os olhos brilhando, cerca de 160 crianças do turno da tarde da Escola Municipal Militarizada Lane Gonçalves Dias apresentaram, no dia 26 de junho, os trabalhos que realizaram dentro do Caderno de Atividades do Jovem Empreendedor e do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido pelo Sebrae para despertar o empreendedorismo nesses jovens. Se contar o período da manhã, ao todo, 300 alunos da escola participaram das atividades.
Está é uma iniciativa do Sebrae que, em São Luís de Montes Belos, conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e com os gestores e coordenação pedagógica das escolas participantes.
Para a analista do Sebrae Elenimar Borges, esses programas despertam nas crianças o olhar para o empreendedorismo. “Foi muito gratificante essa Culminância na aplicação do JEPP e Caderno de Atividades, um momento ímpar para as crianças exporem suas criações, promoverem a troca entre eles, despertar o espírito de solidariedade, a criatividade e coordenação motora. Além dos professores que aproveitam com maestria os cadernos de atividades para aplicação dos conteúdos da própria escola. A parceria entre Sebrae e escolas com o Programa Educação Empreendedora é uma iniciativa que oportuniza o empreendedorismo desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior, tudo muito bem alinhado com as diretrizes da BNCC”.

O coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, mestre e doutor Edson Ferreira Alves, afirma que essa parceria na cidade já dura uns quatro anos. “Trabalhamos com os cadernos de atividades de empreendedorismo e com o projeto jovem empreendedor também. Dessa forma desenvolvemos ações pedagógicas que têm alguma ligação com o cotidiano dessas crianças e construímos com eles referências”, disse.
Edson também destaca a qualidade do material ofertado pelo Sebrae. “Quando eles forem desenvolver alguma ação, alguns meninos e meninas começam a trabalhar mesmo informalmente muito cedo. Então a escola já faz, por meio do material do Sebrae, de extrema qualidade, essa relação entre as vivências que ele tem lá fora e as que ele constrói aqui dentro da escola. As crianças realmente abraçaram essa questão do empreendedorismo”, finalizou.

O diretor da Escola Lane Gonçalves Dias, subtenente Adair Paulino da Silva, diz estar impressionado com o envolvimento das crianças no projeto. “Tem sido uma experiência incrível. Acho que essa parceria vem somar muito com a nossa escola. O que mais nos motiva é ver as crianças abraçarem realmente o projeto. Toda comunidade escolar, logicamente, mas principalmente as crianças, o interesse que elas demonstram e já desde pequenininho já começar a empreender, já ter noção do empreendimento. Então, acho que significa muito e soma bastante para a nossa escola. O projeto faz a diferença na escola”, afirmou.
A coordenadora pedagógica da escola, Leidiane Candida dos Santos Andrade, lembrou que as crianças do primeiro ao quinto ano participaram da atividade. “Todos têm os cadernos que são fornecidos pelo Sebrae, que são de ótima qualidade e que os alunos têm aproveitado bastante e gostam muito de trabalhar. Nós começamos no início do ano letivo o trabalho com os cadernos e orientamos as professoras a selecionar alguns trabalhos que foram desenvolvidos durante esse semestre para que hoje eles pudessem expor os trabalhos realizados durante esse ano”.
Leidiane disse que a receptividade dos alunos foi muito boa e a iniciativa abrange várias áreas de saberes. “Eles se envolvem bastante, vestem mesma camisa, gostam bastante. Os cadernos são ótimos para serem trabalhados: eles desenvolvem a leitura, escrita, arte, coordenação motora, têm alguns que trabalham com origami, outros com pinturas, o senso da solidariedade. Então os alunos gostam bastante e esperam por esse encerramento do projeto, não como um findar, mas como expor mesmo, mostrar o que eles aprenderam e o que eles fizeram”, destacou.

A professora Luciana Marcolina, dos pequenos estudantes do 1° ano, concordou com a coordenadora. “Por eles serem pequenos, a gente pensa até que eles não sabem o que é um empreendedor, mas, da forma dele, eles compreenderam o que é um jovem empreendedor, o que um empreendedor faz. Eles ficaram muito entusiasmados”.
A coordenadora Leidiane ressaltou ainda a importância de implementar o empreendedorismo na escola. “Nós trabalhamos com famílias de baixa renda, então eles aprendem desde muito pequenos a como utilizar o dinheiro, não ter desperdício, reduzir gastos, fazer algumas coisas para ganhar o próprio dinheiro, ajudar e poupar também, o que é importante para todas as crianças”, finalizou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
