
O Sebrae Goiás promoveu no sábado (10), o primeiro teste na experiência do Caminhos Santos, circuito turístico religioso que nasceu a partir da ação Agente de Roteiros Turísticos do Sebrae Nacional, iniciada em agosto de 2022, na região turística Negócios e Tradições, em Goiás. Desde então, o período foi dedicado à realização de um trabalho voltado a fortalecer a governança e desenvolver um produto que une fé, cultura e identidade goiana.
Agora, o projeto está em fase de consolidação, segundo a gestora estadual de Turismo do Sebrae Goiás e coordenadora do Caminhos Santos, Priscila Vilarinho. “Agora nós estamos partindo para um teste e validando essa experiência, essa experiência vai para o mercado. Então, esse é o momento que a gente está vivendo no Caminho Santos. A gente estava estruturando o Caminho Santos junto aos parceiros, secretarias de turismo, prefeituras e associações locais, que têm experiências voltadas para o turismo religioso católico e também as paróquias, que são nossas parceiras, além das empresas que a gente tem, fazendo parte de todo esse ecossistema do turismo religioso”.

Conforme explicou a gestora, ainda há um desafio grande no Caminho Santos, porque são 11 municípios e neste ano serão fechadas apenas algumas das experiências previstas para esses municípios. “No próximo ano, a gente amplia e no próximo ano ainda mais. O projeto Caminho Santos é de vários anos”, informou.
A gestora destacou ainda o significado do projeto em Trindade. “Significa muito, porque aqui é o cerne do turismo religioso em Goiás. É onde acontece a maior romaria, com o maior fluxo de peregrinos, e, portanto, a maior economia vinda de outras cidades, que é a lógica do turismo, dentro do nosso estado”, salientou.
Por fim, Priscila detalhou a importância do trabalho realizado em Trindade, porque já tem muito tempo que o município vem trabalhando nesse contexto do Caminhos Santos. “O que a gente quer é que esse romeiro entenda que Goiás tem um produto turístico permanente e não somente na Romaria. Esse é o esforço de ter novas experiências turísticas, para que esse mercado consiga trabalhar dentro desse cenário anual a sazonalidade, e conseguir fomentar o produto turístico religioso de Goiás no ano todo”, complementou.

A consultora do Sebrae Cibelly Bretas explicou que “o teste da Rota em Trindade foi fundamental para que a gente faça os últimos ajustes antes de colocar esses produtos turísticos religiosos no mercado”. Para Cibelly, eram necessárias avaliações como tempo gasto na rota e levantamento real de custos. “Isso para que essas experiências sejam de fato rentáveis para os negócios que estão envolvidos e gere impacto positivo na vinda do turista e na permanência dele em cada uma das experiências”, informou.
Outros detalhes foram avaliados também, como as músicas escolhidas para o Bendito Almoço e na Escola de Artesanato, o sabor do cardápio oferecido. “A gente analisa os detalhes antes de lançar no mercado, porque essa é a preocupação que o Sebrae Goiás tem, de oferecer um produto que seja não só bom para quem o experimenta na ponta, mas que ele seja rentável para quem oferece”, arrematou Cybelle.

Analista técnico do Sebrae Goiás, João Luiz Prestes Rabelo assinalou a importância do teste, ao afirmar que “ele é muito oportuno e muito importante, para que quando a gente tenha as experiências do Caminho Santos prontas, possamos colocar esse produto na prateleira das agências de viagem e operadoras turísticas do Estado de Goiás e de outros estados”, pontuou.
Nadiene Albernaz, analista da Regional Metropolitana do Sebrae Goiás responsável pelo atendimento a Trindade, ressaltou a satisfação de ver o trabalho realizado na fase de teste. “É fruto de três anos de dedicação a Trindade, em um trabalho do Sebrae Goiás envolvendo vários municípios. É um trabalho de muitas mãos e com o objetivo que vem justamente ao encontro da atuação do Sebrae, de trazer impacto, desenvolvimento e fortalecimento para o pequeno negócio”, afirmou.

Por estar diretamente em contato com os empreendedores nos municípios, Nadyene afirma que entende os desafios. “O pequeno negócio interfere diretamente no turismo, ele impacta na questão da economia local. O turista que vem para o município e vai gerar renda. Vai comprar do pequeno negócio. O Sebrae tem trabalhado muito próximo mesmo desse pequeno negócio já há anos, justamente preparando e desenvolvendo dele, para o que está acontecendo nesse momento”, ressaltou.
Para Nadyene, o teste representa a avaliação de um projeto que foi trabalhado, pensado, pesquisado, colocado no papel, estudado de forma detalhada. “Estamos aqui hoje fazendo esse experimento antes de fazer essa entrega concreta para a comunidade, para a gestão pública e até para a própria igreja”.

Avaliação
A presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Goiás, Isabela Rodrigues, destacou a experiência do teste como enriquecedora. “Eu achei que foi maravilhosa, porque a gente conseguiu entender os pontos, assertivos dessa experiência”, disse. Para ela, o teste foi importante para avaliar o tempo de percurso, os horários das atividades, além da questão de logística. “Assim, foi possível entender quais os melhores horários para fazer uma determinada experiência e o horário da outra”, apontou Isabela.
A guia também ressaltou a qualidade da atividade final que envolve os peregrinos na confecção dos próprios terços. “Foi uma atividade muito assertiva. Eu acredito que tem tudo para ser e já é um grande sucesso, na verdade, porque a gente integra a história, a devoção e a espiritualidade”, afirmou.
Na avaliação de Assis, da Araraúna Receptivo, o teste vivenciado representa uma nova proposta para tentar promover a região metropolitana. “A gente tem um potencial grande na área do turismo religioso, bastante atrativo, com manifestações turísticas que acabam agregando valor para o estado de Goiás. Provavelmente é uma rota que venha ajudar bastante o desenvolvimento da região metropolitana aqui com o turismo, agregando valor no turismo religioso católico”, assinalou.

Satisfação e expectativas positivas
Warley Lopes, secretário de Turismo e Cultura de Trindade, ressaltou a satisfação pelo fato de o município ser o primeiro a testar a rota dos Caminhos Santos. “A gente fica muito feliz por isso, porque nós já estamos novamente servindo como referência. É o primeiro projeto sendo testado, sendo viabilizado, sendo executado do Caminho Santos, e começando aqui por Trindade”, afirmou.
Para Warley, a experiência tem sido gratificante. “Seja a experiência religiosa que tivemos nas igrejas, na missa, no Divino Almoço e também na visita ao sino, que é a nossa maior referência hoje, em Trindade. Enquanto a igreja em si não fica pronta, nós temos o sino, que é a consagração daquilo tudo que de maior vai haver aqui”, disse.
O secretário de Turismo também destacou as atividades que fazem parte da rota no Distrito de Santa Maria. “É onde essa vivência se torna real, com a experiência das pessoas podendo trabalhar a argila, conhecer a cultura local aqui ao vivo, de frente com ela”, destacou.
Para Warley, “tudo isso vem só para colocar o laço, a fita no presente, que Trindade recebe com essa formatação, com esse novo projeto, com essa nova experiência do Caminho Santos, feito pelo Sebrae, em parceria com os municípios goianos e começando aqui por Trindade”, reiterou.
O secretário de Indústria e Comércio de Trindade, José Maria, também avalia o teste. “Nós sabemos a importância disso para o contexto do desenvolvimento econômico, para com a geração de emprego e renda. Nós sabemos a relevância desse projeto para com o fortalecimento do nosso turismo religioso. Será uma experiência válida, que irá contribuir muito com a pujança do nosso setor do turismo”, afirmou.
José Maria disse que tem um agradecimento especial ao Sebrae por abraçar todos os projetos da prefeitura, “fomentando sempre o pequeno negócio e agora, fomentando também a história de 185 anos de fé e muita devoção do nosso povo”.

Padre Tiago, pároco da Igreja Matriz de Trindade, afirmou que acompanha o teste com otimismo. “Que através de um trabalho como esse, nós possamos ir galgando, atingindo esferas maiores para atender o romeiro que vem à cidade de Trindade. Além disso, esperamos que com esse trabalho possamos atingir mais pessoas”, afirmou

O presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), professor Hélio Pinheiro, apontou que a rota é uma forma de atrair mais turistas para Trindade e para as pessoas conseguirem entender melhor o sentido da família, não só no sentido humano, mas também como no sentido espiritual. “A Igreja Católica tem essa possibilidade de mostrar para a gente que cada igreja oferece um santo para que cuide da gente, então essa rota traz essa divindade para que a gente conheça melhor a família de Jesus, a família de Deus e a família do ser humano”.
Por sua vez, o empresário em Trindade e presidente do Fórum Regional de Negócios e Tradições, Fernando Carlos Pereira, ressaltou que o teste realizado é importante para o município, assim como a implantação dos Caminhos Santos. “Representa desenvolvimento econômico do turismo local, divulga o nosso turismo religioso a nível estado e até mesmo a nível nacional. O Sebrae vem fazendo um trabalho excepcional com essa rota. É uma parceria, que traz mais profissionalização e beneficia o setor privado, os empresários locais”, disse.
Fabiana Santos Barbosa, do Ateliê Fabiana Criações, já avalia positivamente o resultado que terá com a experiência em teste. “Nada melhor do que a cidade enxergar o turismo com esse carinho. Isso fomenta a cidade. Para nós, que somos artesãos, é uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho, de conhecer melhor o turista que chega. Isso tudo agrega valor para a cidade, a cidade só cresce, então a cidade cresce religiosamente, a cidade cresce socialmente, a cidade vai crescendo”, analisou.
A Casa do Pai
Durante o tour do primeiro roteiro, denominado “Sagrada Família – Trindade – A Casa do Pai (Divino Pai Eterno)”, uma equipe formada por agentes, operadores, guia turísticos e técnicos do Sebrae Goiás saiu na manhã de sábado, da sede da instituição, em Goiânia. O objetivo foi avaliar o produto turístico, a fim de realizar os ajustes finais.
Isabela Rodrigues, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Goiás, foi a guia do grupo durante todo o percurso, a exemplo da Via Sacra, com sete estações e 14 paineis, criados pelo artista plástico Omar Souto. Após parada no Portal de Entrada da cidade, a parada seguinte foi na Igreja Matriz do Divino Pai Eterno, para participação na missa. Logo após o serviço religioso, o pároco padre Tiago de Melo recebeu os peregrinos para o almoço, no Salão Paroquial da Matriz.

Lia Alves, da Agência de Viagens: Caminhos do Peregrino, disse que a experiência apresentada durante o teste foi satisfatória. “Para o romeiro, é uma experiência que ele tem interesse em fazer. Poder estar mais próximo do pároco, vivenciar com a comunidade o que a cidade oferece. A expectativa é bem grande. Esse é o tipo de turismo que o pessoal vai gostar”.
O roteiro prosseguiu com a “Imersão no Sino Vox Patris – A Voz do Pai – Conhecendo a História do Maior Sino que Badala do Mundo”. Neste momento, Isabela contou detalhes sobre o sino, sua viagem e instalação no novo santuário de Trindade, ainda em fase de construção, mas já com grande número de visitantes.
O dia de dedicação à fé terminou com o Café com Rosário, no Distrito de Santa Maria, a 18 km de Trindade. Na Escola de Artesanato e Escultura, os visitantes foram recebidos com uma mesa posta com pratos de cerâmica com uma embalagem preparada para a rica experiência, na qual cada participante pôde confeccionar o próprio terço. Ao final, os peregrinos foram brindados com sucos naturais, bolos, biscoitos, roscas, sanduíches e bolachas, especialmente produzidos para recebê-los.

Diretora da Escola de Artesanato de Santa Maria, Ivone Alves de Freitas Oliveira está otimista com a proposta do Café com Rosário. “Esse teste é a primeira atividade de muitas que virão. A nossa expectativa é muito boa em relação à experiência de turismo religioso aqui. Agradeço o apoio do pessoal do Sebrae, pelo empenho e pelos muitos momentos que virão para a frente”, afirmou.
Para o artesão Benedito Ferreira, que foi o responsável de apresentar aos visitantes a produção artesanal da escola de artesanato, a experiência será gratificante para os visitantes e artesãos de Santa Maria. “Para nós será um prazer muito grande receber os visitantes no nosso ateliê. Faremos o possível para que todos se sintam bem-vindos aqui”, afirmou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
