
O Sebrae Goiás, por meio do Projeto Educação Empreendedora, realizou neste mês de agosto em Estrela do Norte, no Norte do estado, uma oficina especial voltada ao uso consciente e saudável das telas. A ação com duração aconteceu no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e foi marcada por reflexões, debates e atividades criativas.
A oficina integra um cronograma de 15 ações em 10 municípios goianos. Goiânia, Guapó, Palmeiras de Goiás, Alexânia e Pirenópolis foram alguns dos municípios que também receberam a iniciativa, que tem como público-alvo crianças, adolescentes e jovens. O objetivo é promover o bem-estar digital, incentivando o equilíbrio entre a vida on-line e off-line.
Durante o encontro, os estudantes refletiram sobre os impactos positivos e negativos das tecnologias e a maioria reconheceu que o uso excessivo das telas traz mais prejuízos do que benefícios, o que reforça a importância de escolhas conscientes no mundo digital. Além disso, cada aluno modelou um cérebro de massinha, símbolo do cuidado com a saúde mental diante das tecnologias.
O conteúdo também dialoga com as competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), como Cultura Digital, Pensamento Científico, Crítico e Criativo, Autoconhecimento e Autocuidado, Responsabilidade e Cidadania, além de Empatia e Cooperação. Os alunos tiveram acesso ainda a uma série audiovisual interativa, almanaques de atividades e até a um aplicativo para monitoramento do tempo de tela, reforçando o caráter inovador do projeto.

A analista técnica do Sebrae Goiás Thaline Borba destacou que o uso de telas tem sido trabalhado como tema essencial no eixo da educação empreendedora. Segundo ela, pensar em empreendedorismo é também refletir sobre o futuro das crianças. “Educação empreendedora não é apenas sobre finanças ou geração de lucro. Trata-se de escolhas de carreira, de identificar oportunidades no próprio espaço e de potencializar iniciativas que tragam melhorias para a comunidade”, ressaltou.

A comunidade também foi convidada a opinar. Simone Vieira dos Reis Modesto, mãe de dois filhos, relatou sua experiência sobre os impactos do uso de telas na vida dos adolescentes. Para ela, embora os aplicativos digitais tragam benefícios, o excesso é prejudicial. “Minha filha se isolou, perdeu amizades presenciais e teve queda no rendimento escolar. Já meu filho, hoje com 16 anos, prefere ficar no quarto em vez de brincar com os amigos. O uso excessivo atrapalha a visão, o desempenho escolar, a vida social e até a convivência familiar”, observou.

O professor Pedro Neto, responsável pela empresa contratada para ministrar as oficinas, reforçou que o objetivo não é proibir, mas ensinar o uso consciente da tecnologia. “A tela pode ser a bicicleta do cérebro, que leva a lugares novos com segurança, ou o sofá do cérebro, quando ficamos apenas rolando sem refletir, deixando o pensamento preguiçoso”, explicou.
A metodologia usada combina o imaginário infantil, vídeos animados, músicas, humor e atividades práticas. Mais de 18 mil alunos já participaram do curso em todo o país e, em Goiás, cerca de 2 mil estudantes foram contemplados nesta primeira etapa. Um dos personagens apresentados nos vídeos é o Conde Bétula, o “vampiro da atenção”, que simboliza como empresas lucram com o tempo excessivo diante das telas. Já o celular é o FOMOrCego. Tudo isso, em contraste com os professores, apresentados na historinha como os heróis que usam a tecnologia de forma criativa e responsável.

A secretária municipal de Educação, Lucijane Maria Dias, elogiou a iniciativa e destacou o impacto positivo na formação dos alunos. “Essas ações contribuem para que crianças e adolescentes compreendam, de maneira prática, a importância do uso adequado das telas. Sempre que o Sebrae esteve em Estrela do Norte, os resultados foram positivos”, afirmou.
A primeira-dama, Eliane Correia, que cedeu o espaço do CRAS para a realização da oficina, também comemorou a parceria. “Para nós é uma alegria receber a equipe do Sebrae, trazendo conhecimento, principalmente para nossas crianças. Quero agradecer à Secretaria de Educação e a todos os envolvidos”, declarou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Norte | Porangatu: Agência Entremeios Comunicação / Pedro Gomes – (62) 99342-8991
Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
