ASN GO
Compartilhe

Representantes de rotas e artesão de Goiás compartilham resultados da participação no Salão do Turismo de 2025

Evento foi realizado entre os dias 21 e 23 de agosto, com oportunidade de promover destinos turísticos de Goiás
Por Izabela Carvalho, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
João Prestes, analista do Sebrae; a Secretária de Turismo de Cavalcante, Dominga Natália Moreira dos Santos Rosa; a gestora de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho; e Adriano Paulino, o presidente da Associação Kalunga Comunitária do Engenho II (Fotos Sebrae Goiás)

Representantes dos roteiros de turismo de Goiás e artesãs, representantes da Cooperativa de Trabalho dos Artesãos do Estado de Goiás (Cartago), destacam e compartilham como foi participar do Salão Nacional do Turismo 2025 e quais os resultados conquistados ainda durante o evento, além das perspectivas para os próximos meses.

No estande do Sebrae, entre os dias 21 e 23 de agosto, além de expor produtos artesanais, os representantes das rotas realizaram pitches para promover os destinos das rotas da Chapada dos Veadeiros e Viva Veadeiros – Experiências de Bem Estar, Rota dos Pireneus, Caminho de Cora Coralina e do Quilombo Kalunga.

Mara Rosa Ganesha Messerschmidt, sócia da Travessia Ecoturismo

Mara Rosa Ganesha Messerschmidt, sócia da Travessia Ecoturismo (@travessiaecoturismo) e integrante da Rota Viva Veadeiros – Experiências de Bem Estar, avaliou como positiva a participação no Salão do Turismo. Ela apresentou o destino no Pitch do Espaço Sebrae e no Feirão do Turismo do Ministério do Turismo, onde a empresa contou com estande próprio. “De resultado imediato, tivemos visibilidade, o que já foi incrível. Fizemos um bom networking e firmamos duas novas parcerias que em breve disponibilizarão nossos produtos em seus portfólios”, destacou.

Segundo Mara Rosa, a Rota Viva Veadeiros é a única Rota de Bem Estar do Brasil, criada a partir da Rede de Agentes Turísticos do Sebrae Goiás – Programa 5.0, integrando atividades locais de ecoturismo, práticas terapêuticas e experiências de bem-estar. Durante o Feirão, também houve forte procura do público B2C, com pacotes turísticos vendidos no local e on-line.

O proprietário da Goyazes Turismo JSC Ltda, Jhonatan Soares Campos

Para ela, a experiência contribui para fortalecer a imagem de Goiás como destino de ecoturismo, misticismo e bem-estar, além de ampliar oportunidades de negócios. “Continuaremos promovendo a Rota Viva Veadeiros nos próximos meses, incluindo participação na ABAV, no Rio de Janeiro, de 8 a 10 de outubro”, informou. Mara Rosa agradeceu o apoio do Ministério do Turismo, Embratur, Sebrae, Sebrae Goiás, Goiás Turismo e parceiros regionais, fundamentais para consolidar o destino Chapada dos Veadeiros.

Jhonatan Soares Campos, proprietário da Goyazes Turismo JSC Ltda (@goyazesturismo) e presidente da associação que gere o Caminho de Cora Coralina até 2027, avaliou como positiva a participação no Salão do Turismo. O produto turístico, que integra a Rede Brasileira de Trilhas, possui quase 300 km de extensão, passando por 8 cidades e 8 povoados, unindo cultura, história e poesia em meio à natureza. “O Salão é um espaço nacional de promoção e também de trocas de experiências entre regiões e produtos turísticos do Brasil”, destacou.

Segundo Jhonatan, a participação no estande do Sebrae Goiás e Sebrae Nacional foi um dos pontos altos do evento. “Foi o estande mais belo e integrado que vi no salão, unindo cultura e experiências autênticas. Tivemos a chance de negociar com pelo menos duas grandes operadoras e com público final interessado em nossos produtos”, afirmou.

Ele ressaltou que o Caminho de Cora Coralina é hoje a maior trilha de poesias do mundo e uma das mais belas trilhas de longo curso do Brasil, conectando bem-estar, história e cultura regional. Para o empresário, a visibilidade conquistada no Salão deve gerar aumento significativo da demanda nos próximos meses. Mais informações no site goyazesturismo.com.br. Sobre o Caminho de cora Coralina, acessar o link caminhodecoracoralina.com.br

A sócia-fundadora da Agência Elas Aventura, Arêda Marcório

Arêda Marcório, sócia-fundadora da Agência Elas Aventura (@elasaventura) e representante da Rota dos Pireneus, avaliou como muito positiva a participação no Salão Nacional do Turismo. Para ela, o espaço do Sebrae garantiu grande visibilidade à rota e funcionou como uma vitrine para novas possibilidades de negócios.

Entre os resultados, Arêda destacou o networking com outras agências, que possibilitou intercâmbio de experiências e contato com soluções inovadoras de gestão. “O que diferencia a Rota dos Pireneus é a possibilidade de estruturar diversas atividades integrando empreendimentos e experiências”, afirmou. Para ela, os relacionamentos colhidos no evento e a própria visibilidade gerada pela participação fortalecem a credibilidade e devem ampliar a divulgação do turismo de Goiás nos próximos meses.

A guia de turismo e sócia da Trilheiras na Estrada Ecotur, Caliandra Dias

Caliandra Dias, guia de turismo e sócia da Trilheiras na Estrada Ecotur (@trilheirasnaestrada), operadora sediada em Alto Paraíso de Goiás, representou a Rota Viva Veadeiros – Experiências de Bem-Estar. Ela avaliou a participação como extremamente positiva, ressaltando que a feira foi uma oportunidade para apresentar a Chapada dos Veadeiros não apenas como destino de natureza e aventura, mas também de bem-estar, cultura e espiritualidade. “Fortalecemos a visibilidade da Rota e abrimos portas para novas parcerias em mercados estratégicos”, destacou.

Segundo Caliandra, o diferencial da rota está na proposta autêntica de integrar experiências de bem-estar ao lazer saudável, alinhando corpo, mente e alma em um território sagrado reconhecido como patrimônio natural da humanidade pela Unesco. Para ela, a participação no evento reforça Goiás como destino diverso, capaz de unir patrimônio histórico, cultura, ecoturismo e bem-estar. “Essa é uma tendência mundial, e a Chapada tem vocação natural para liderar esse segmento”, concluiu.

Adriano Paulinho da Silva, presidente da Associação Kalunga Comunitária do Engenho II (@quilombokalunga.aqk) e proprietário da SGTU, representou a Rota do Quilombo Kalunga. Ele avaliou a participação como muito positiva, destacando a oportunidade de promover a rota, apresentar experiências de turismo de base comunitária e fechar novas parcerias.

“Foi uma participação muito boa porque conseguimos vender a rota, divulgar o turismo de vivência e mostrar no pitch como funciona nossa comunidade. Fizemos parcerias com agências e empresas presentes, realizamos vendas e apresentamos a força do turismo comunitário Kalunga”, destacou.

Segundo Adriano, o evento contribuiu para fortalecer a visibilidade do território e ampliar o número de parceiros. “Nossa experiência foi muito boa, ganhamos conhecimento e fortalecemos a divulgação do turismo de nossa comunidade. O saldo foi extremamente positivo, com parcerias firmadas e mais oportunidades para o Quilombo Kalunga”, ressaltou.

A administradora e artesã Nezilda Barreto

Nezilda Barreto, administradora e artesã (@nezildabarretoartesanatos) especializada em macramê, crochê, fiber embalagem e reciclagem, representou a Cooperativa de Trabalho dos Artesãos de Goiás (Cartago). Para ela, a participação foi marcada pelo aprendizado, mais do que pelos resultados imediatos.

“O evento é grandioso e gera reflexões importantes, tanto individuais quanto coletivas. Pude vivenciar os bastidores de um grande espetáculo, onde a criatividade, o relacionamento e o propósito se unem para movimentar negócios, renda e inspiração. Essa experiência fortalece não apenas o artesanato, mas também o turismo e a economia do nosso país”, salientou.

Nezilda ressaltou a importância de analisar pontos fortes e fracos do evento para planejar os próximos passos do artesanato goiano. “Precisamos enxugar excessos e valorizar o que temos de melhor, estimulando parcerias entre turismo e artesanato. Assim, conseguimos gerar identidade e valor, incluindo nossas riquezas naturais em cada peça produzida”, afirmou.

Sobre seu trabalho, ela destacou o macramê como diferencial, já que foi pouco representado na feira. “Vejo nisso uma oportunidade para explorar personalização, originalidade e mistura de técnicas. Quero investir em materiais e recursos para transformar minhas ideias criativas em peças únicas”, explicou.

A artesã de crochê Silvana Oliveira de Souza

Segundo ela, a presença da Cooperativa Cartago no evento foi fundamental para ampliar a visibilidade do artesanato goiano e mostrar sua diversidade e qualidade. “O artesanato de Goiás é feito por pessoas que lutam muito, mas que, com apoio, conseguem planejar um futuro mais próspero. Estar no Salão foi um passo importante nesse caminho”, concluiu.

Silvana Oliveira de Souza, artesã de crochê (@entrefiosecontos_), também é integrante da Cooperativa Cartago. Para ela, a experiência foi enriquecedora e proporcionou visibilidade e conexões com diferentes culturas do Brasil.

“Foi uma oportunidade de mostrar a força do artesanato dentro das diversas culturas. O contato com outros artesãos e visitantes ampliou nossa visão e reforçou a importância de posicionar o artesanato como expressão de identidade local, não apenas como produto”, destacou.

Silvana acredita que o diferencial do seu trabalho está nos detalhes e no resgate da convivência familiar. “Cada peça é feita com cuidado para unir pessoas e transformar momentos simples em especiais”, explicou.

Com a visibilidade do evento, ela pretende fortalecer o artesanato goiano nos próximos meses, ampliando a divulgação e a participação em feiras locais e regionais. “Nosso artesanato carrega elementos culturais que dialogam com todo o Brasil e reforçam a importância da integração entre turismo e cultura”, afirmou.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789

Acesse aqui a Vitrine do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Caminho de Cora
  • Quilombo Kalunga
  • Rota Viva Veadeiros
  • Turismo