ASN GO Atualização
Compartilhe

Artesãs de Pirenópolis e Goiânia se destacam em São Paulo

Rita Pettersen e Luiza Moura estiveram com o Sebrae Goiás para apresentar o trabalhado do artesanato goiano
Por Carla Gomes, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe
Empreendedoras levaram seus trabalhos para a Abup Show, no estande do Sebrae Nacional (Fotos Arquivo Pessoal)

Rita Pettersen, de Goiânia, é a artesã de vidrofusão há vários anos e foi há cerca de dois anos que decidiu focar seu trabalho em aparelhos de jantar. Já a artesã de Pirenópolis Luiza Moura trabalha com cerâmicas. Distantes uma da outra por cerca de 120 quilômetros, estão unidas pelo trabalho em comum e pela valorização que o Sebrae Goiás proporciona para o segmento. Isso foi exposto em São Paulo, no mês de agosto, na segunda edição da Abup Show.

O evento foi um encontro de lojistas, compradores e profissionais do segmento de decoração, como arquitetos, designers e personal organizers com foco em decoração, mesa, mesa-postas, utilidade doméstica, textos decorativos, presentes, artesanato e design autoral brasileiro. As artesãs que foram pelo Sebrae Goiás, no stand do Sebrae Nacional, para apresentarem produtos de vitrificação e de cerâmica.

A gestora estadual de Artesanato do Sebrae Goiás, Daniela Caixeta, destacou a importância da participação de Goiás nessa iniciativa. “Foi um evento único para o nosso artesanato goiano, porque a gente pôde demonstrar, expor e comercializar. É um evento diferenciado por ser focado em lojistas, não em varejo. Futuros e grandes negócios foram feitos ao final da participação”, afirmou a gestora.

Daniela lembrou que o Sebrae Goiás busca participar da Abup Show há algum tempo e que essa foi a primeira vez que o estado estava no evento. “É um evento difícil da gente conseguir espaço. Já há alguns anos estamos solicitando a participação e o Sebrae Nacional conseguiu esse espaço para nós. Mesmo com essa pequena participação, tivemos grandes resultados. Nossa intenção é, em próximas edições, participar com um stand só de Goiás”, explicou.

O trabalho de Rita Pettersen, focado em vidrofusão

A artesa Rita Pettersen ressaltou que participar da Abup Show fez ela perceber o valor que o seu produto tem. “O meu produto é diferente e único, não tem no mercado. Na Abup Show, pude ver o quanto o meu produto tem espaço e tenho possibilidade de crescimento. Percebi que estou no caminho correto e fiz excelentes contatos para fechamento de negócios futuros”, finalizou.

Já a artesã Luiza Moura comentou que pode conhecer novas áreas, buscou inspirações e conseguiu novos clientes. “Eu nunca tinha feito uma feira exclusivamente no atacado, sempre participei de feiras de varejo, em que nosso contato é com o consumidor final. A área do atacado é muito nova pra gente, até porque, às vezes, não tem como um artesão vender no atacado porque ele não consegue realmente fazer a produção para o atacado. Mas não tem como negar que foi uma experiência única”.

Cerâmicas da artesã Luiza Moura

A gestora Daniela explicou como foi engrandecedor a participação de Goiás no Abup Show. “Foi uma experiência muito bacana com essas duas artesãs, porque a gente percebeu qual é o segmento, qual é o artesanato que está sendo consumido, quais são as tendências, o que pode ser mudado no nosso artesanato, quais são os tipos de logísticas que a gente pode atingir. E quais são os mercados mais interessantes para o nosso artesanato”, finalizou. A próxima edição do evento já está agendada para o mês de fevereiro de 2026, de 2 a 5, no distrito do Anhembi, em São Paulo.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603

Acesse aqui o site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • artesanato
  • Goiânia
  • Pirenópolis