Sob aplausos e reconhecimento da força da imprensa regional, o Sebrae Goiás realizou, na noite desta quinta-feira (18) a cerimônia de entrega da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo – Etapa Estadual. O evento, que reuniu mais de 200 convidados no auditório da instituição, celebrou a parceria com a imprensa goiana na valorização do empreendedorismo ao contar histórias e inspirar milhares de pessoas por meio de reportagens veiculadas em rádio, TV, jornais, portais, fotografias e em sites universitários.
O prêmio bateu recorde de inscrições no estado com 139 trabalhos inscritos, 114% a mais que a edição passada, com destaque para produções que abordaram desde o fortalecimento de comunidades quilombolas até iniciativas de inclusão produtiva em regiões periféricas. Cada trabalho evidenciou o papel essencial da imprensa na construção de uma sociedade mais empreendedora e resiliente.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, disse que o trabalho da imprensa é essencial. “Ela tem um papel muito importante no dia a dia, que é mostrar para os goianos o que o Sebrae faz e as transformações na vida dos empreendedores de pequenos negócios”, afirmou. De acordo com ele, o objetivo do prêmio é reconhecer o trabalho da imprensa e fomentar a pauta do empreendedorismo no estado e no Brasil.
Ivan Lucas, gerente da Unidade de Comunicação, Marketing e Eventos (UCME), deu as boas-vindas aos convidados e enfatizou que a noite era de celebração de todos os trabalhos que contaram sobre o que o Sebrae realiza nos quatro cantos do estado. “Eu gosto muito de uma frase do nosso presidente José Mário, que diz o seguinte: depois do morro sempre tem pessoas, sempre tem gente, e a nossa comunicação precisa contar a história dessas pessoas. E é isso que vocês fizeram, e é isso que vocês fazem. Nós trabalhamos todos os dias aqui no Sebrae para contar essas histórias de sucesso dos empreendedores. Agradeço todo nosso time da Comunicação e a todos vocês que promovem essas pautas positivas e reforçam o papel transformador da informação na construção de uma cultura empreendedora”, ressaltou.

Também marcaram presença o vice-presidente do CDE e presidente da Fieg, André Luiz Baptista Lins Rocha, os conselheiros Marco César Chaul e Geovar Pereira, e a Diretoria Executiva do Sebrae: Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor superintendente, Marcelo Lessa Medeiros Bezerra, diretor técnico, e João Carlos Gouveia, diretor administrativo e financeiro.
Os jurados dessa edição foram o gerente da Regional Entorno DF/Nordeste do Sebrae Goiás, Cléber Chagas; a coordenadora do curso de jornalismo da Unifasam, Adriana Moraes; e a coordenadora de jornalismo do Sistema OCB/Sescoop, Lídia Borges. Eles foram agraciados com uma caixa do Projeto Goiás Original, em que o Sebrae Goiás valoriza e promove os produtos genuinamente goianos, conectando tradição, identidade regional e empreendedorismo.
A premiação total da etapa estadual é de R$ 36 mil. Além da premiação em dinheiro, os vencedores da etapa estadual também recebem o certificado e o troféu do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Quem ficou em primeiro lugar na etapa estadual passa a concorrer na categoria regional. Posteriormente, os vencedores nas etapas regionais passam a concorrer na etapa nacional.

PREMIADOS
Categoria Vídeo

1º lugar: matéria “Empreendedorismo Social: modelo de negócio garante lucro de empresas e ajuda comunidades”, veiculada pela TV Anhanguera. Equipe: João Victor Guedes, Adriel Santos, Weidson Santos, Juliana Lopes, Diego Araújo e Thiago Mendonça.
2º lugar: matéria “Empreendedorismo histórico e cultural fortalece identidade goiana”, veiculada na TV Record Goiás. Equipe: Kamylla Rodrigues, Patrícia Triers, Fausto Neto, Carlos Martins e Helder Vieira.
3º lugar: matéria “Entre fronteiras: o empreendedorismo de imigrantes em Goiânia”, veiculada no Jornal Opção. Equipe: Gustavo Soares, Bárbara Noleto, Luan Monteiro, Giovana Campos, Guilherme Alves e Bonny Fonseca.
Categoria Texto

1º lugar: matéria “Profissão descartável: conheça as histórias dos catadores, empreendedores sem remuneração”, publicada no Jornal Opção pela jornalista Bárbara Ferreira.
2º lugar: matéria “Elas dominam e transformam o artesanato em Goiás”, publicada no veículo Expresso 360, de autoria das jornalistas Catherine Moraes Silva e Kamylla Rodrigues.
3º lugar: matéria “Do Cerrado para o mundo: a força do empreendedorismo feminino que transforma resíduos em soluções sustentáveis”, publicada no Portal Folha Z, de autoria do jornalista Leandro de Castro Oliveira.
Categoria Áudio

1º lugar: matéria “Com auxílio do Sebrae, tecnologia chega a pequenos produtores rurais de Goiás (parceria resulta no aumento da produção de alimentos e na redução da extrema pobreza no campo)”, veiculada na Rádio CBN Goiânia. Autoria de Nathália Lima e José Bonfim.
2º lugar: matéria “Território Kalunga: do recomeço no coração do Cerrado ao estabelecimento do ecoturismo”, veiculada na Rádio Band News Goiânia. Autoria de Sabrina Vilela e a Rosane Kotoski.
3º lugar: matéria “Sebrae Goiás acompanha movimento da Geração Z para impulsionar novas formas de empreender, conectando gerações”, veiculada na Rádio CBN Goiânia. Equipe: Andressa Vasconcelos, Daniela Versiane, Laylla Alves e Maísa Martins.
Categoria Fotojornalismo

1º lugar: equipe integrada por Michelly Matos, Kamylla Rodrigues e Catherine Moraes. A foto compõe a matéria “Elas dominam e transformam o artesanato em Goiás”, publicada no veículo Expresso 360.
2º lugar: Adriana Marinelli, na matéria “IA se torna aliada de pequenos empreendedores e alavanca negócios em Goiás”, publicada no Jornal A Redação.
3º lugar: equipe integrada por Guilherme Cavalcante Alves e Bárbara Ferreira. A foto compõe a matéria “Profissão descartável: conheça as histórias dos catadores, empreendedores sem remuneração”, publicada no Jornal Opção.
Categoria Jornalismo Universitário

1º lugar: matéria “Café com afeto – O protagonismo feminino que aquece Goiânia”, veiculada pelo Observatório Jornalístico Universitário da Universidade Federal de Goiás. Equipe: Isadora Martins Otto, Andressa Moreira Bueno, Hayane Rafaela Bonfim, Isis Borges Figueira, Junia Gabriela Rodrigues, Mariana Brito Xavier e Sofia Souza Costa, sob orientação da docente Mariza Fernandes.
2º lugar: matéria “Elas criam, cuidam e comandam: mulheres redefinem o empreendedorismo em Goiás, veiculado pela Agência Impressões, da PUC Goiás. Equipe: Kézia Pimentel de Oliveira, pela Emanuelle Mattos Souza e pela Gabriela Rezende de Almeida. As estudantes foram orientadas pela docente Gabriella Luccianni Moraes Souza Calaça.
3º lugar: matéria “Quem disse que brechó não pode ser chique?”, veiculada pela Agência Impressões, da PUC Goiás. O trabalho foi desenvolvido pela Camila Nunes Ferreira, tendo como orientadora a docente Bernadete Coelho de Sousa.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

