ASN GO Atualização
Compartilhe

Sebrae premia jornalistas que contam histórias de empreendedorismo em Goiás

Foram 139 inscrições de todo o estado para a 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo - Etapa Estadual
Por Adrianne Vitoreli, de Goiânia
ASN GO Atualização
Compartilhe

Sob aplausos e reconhecimento da força da imprensa regional, o Sebrae Goiás realizou, na noite desta quinta-feira (18) a cerimônia de entrega da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo – Etapa Estadual. O evento, que reuniu mais de 200 convidados no auditório da instituição, celebrou a parceria com a imprensa goiana na valorização do empreendedorismo ao contar histórias e inspirar milhares de pessoas por meio de reportagens veiculadas em rádio, TV, jornais, portais, fotografias e em sites universitários.

O prêmio bateu recorde de inscrições no estado com 139 trabalhos inscritos, 114% a mais que a edição passada, com destaque para produções que abordaram desde o fortalecimento de comunidades quilombolas até iniciativas de inclusão produtiva em regiões periféricas. Cada trabalho evidenciou o papel essencial da imprensa na construção de uma sociedade mais empreendedora e resiliente.

O presidente do CDE do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, ressaltou a importância da comunicação na valorização do pequeno negócio

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, disse que o trabalho da imprensa é essencial. “Ela tem um papel muito importante no dia a dia, que é mostrar para os goianos o que o Sebrae faz e as transformações na vida dos empreendedores de pequenos negócios”, afirmou. De acordo com ele, o objetivo do prêmio é reconhecer o trabalho da imprensa e fomentar a pauta do empreendedorismo no estado e no Brasil.

Ivan Lucas, gerente da Unidade de Comunicação, Marketing e Eventos (UCME), deu as boas-vindas aos convidados e enfatizou que a noite era de celebração de todos os trabalhos que contaram sobre o que o Sebrae realiza nos quatro cantos do estado. “Eu gosto muito de uma frase do nosso presidente José Mário, que diz o seguinte: depois do morro sempre tem pessoas, sempre tem gente, e a nossa comunicação precisa contar a história dessas pessoas. E é isso que vocês fizeram, e é isso que vocês fazem. Nós trabalhamos todos os dias aqui no Sebrae para contar essas histórias de sucesso dos empreendedores. Agradeço todo nosso time da Comunicação e a todos vocês que promovem essas pautas positivas e reforçam o papel transformador da informação na construção de uma cultura empreendedora”, ressaltou.

O gerente Ivan Lucas (ao centro) e o time da Unidade de Comunicação, Marketing e Eventos envolvido na premiação

Também marcaram presença o vice-presidente do CDE e presidente da Fieg, André Luiz Baptista Lins Rocha, os conselheiros Marco César Chaul e Geovar Pereira, e a Diretoria Executiva do Sebrae: Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor superintendente, Marcelo Lessa Medeiros Bezerra, diretor técnico, e João Carlos Gouveia, diretor administrativo e financeiro.

Os jurados dessa edição foram o gerente da Regional Entorno DF/Nordeste do Sebrae Goiás, Cléber Chagas; a coordenadora do curso de jornalismo da Unifasam, Adriana Moraes; e a coordenadora de jornalismo do Sistema OCB/Sescoop, Lídia Borges. Eles foram agraciados com uma caixa do Projeto Goiás Original, em que o Sebrae Goiás valoriza e promove os produtos genuinamente goianos, conectando tradição, identidade regional e empreendedorismo.

A premiação total da etapa estadual é de R$ 36 mil. Além da premiação em dinheiro, os vencedores da etapa estadual também recebem o certificado e o troféu do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Quem ficou em primeiro lugar na etapa estadual passa a concorrer na categoria regional. Posteriormente, os vencedores nas etapas regionais passam a concorrer na etapa nacional.

Os jurados do prêmio: Lídia Borges, do Sistema OCB/Sescoop, o gerente regional Cléber Chagas e Adriana Moraes, da Unifasam

PREMIADOS

Categoria Vídeo

Primeiro lugar Categoria Vídeo

1º lugar: matéria “Empreendedorismo Social: modelo de negócio garante lucro de empresas e ajuda comunidades”, veiculada pela TV Anhanguera. Equipe: João Victor Guedes, Adriel Santos, Weidson Santos, Juliana Lopes, Diego Araújo e Thiago Mendonça.

2º lugar: matéria “Empreendedorismo histórico e cultural fortalece identidade goiana”, veiculada na TV Record Goiás. Equipe: Kamylla Rodrigues, Patrícia Triers, Fausto Neto, Carlos Martins e Helder Vieira.

3º lugar: matéria “Entre fronteiras: o empreendedorismo de imigrantes em Goiânia”, veiculada no Jornal Opção. Equipe: Gustavo Soares, Bárbara Noleto, Luan Monteiro, Giovana Campos, Guilherme Alves e Bonny Fonseca.

Categoria Texto

Primeiro lugar Categoria Texto

1º lugar: matéria “Profissão descartável: conheça as histórias dos catadores, empreendedores sem remuneração”, publicada no Jornal Opção pela jornalista Bárbara Ferreira.

2º lugar: matéria “Elas dominam e transformam o artesanato em Goiás”, publicada no veículo Expresso 360, de autoria das jornalistas Catherine Moraes Silva e Kamylla Rodrigues.

3º lugar: matéria “Do Cerrado para o mundo: a força do empreendedorismo feminino que transforma resíduos em soluções sustentáveis”, publicada no Portal Folha Z, de autoria do jornalista Leandro de Castro Oliveira.

Categoria Áudio

Primeiro lugar Categoria Áudio

1º lugar: matéria “Com auxílio do Sebrae, tecnologia chega a pequenos produtores rurais de Goiás (parceria resulta no aumento da produção de alimentos e na redução da extrema pobreza no campo)”, veiculada na Rádio CBN Goiânia. Autoria de Nathália Lima e José Bonfim.

2º lugar: matéria “Território Kalunga: do recomeço no coração do Cerrado ao estabelecimento do ecoturismo”, veiculada na Rádio Band News Goiânia. Autoria de Sabrina Vilela e a Rosane Kotoski.

3º lugar: matéria “Sebrae Goiás acompanha movimento da Geração Z para impulsionar novas formas de empreender, conectando gerações”, veiculada na Rádio CBN Goiânia. Equipe: Andressa Vasconcelos, Daniela Versiane, Laylla Alves e Maísa Martins.

Categoria Fotojornalismo

Primeiro lugar Categoria Fotojornalismo

1º lugar: equipe integrada por Michelly Matos, Kamylla Rodrigues e Catherine Moraes. A foto compõe a matéria “Elas dominam e transformam o artesanato em Goiás”, publicada no veículo Expresso 360.

2º lugar: Adriana Marinelli, na matéria “IA se torna aliada de pequenos empreendedores e alavanca negócios em Goiás”, publicada no Jornal A Redação.

3º lugar: equipe integrada por Guilherme Cavalcante Alves e Bárbara Ferreira. A foto compõe a matéria “Profissão descartável: conheça as histórias dos catadores, empreendedores sem remuneração”, publicada no Jornal Opção.

Categoria Jornalismo Universitário

Primeiro lugar Categoria Jornalismo Universitário

1º lugar: matéria “Café com afeto – O protagonismo feminino que aquece Goiânia”, veiculada pelo Observatório Jornalístico Universitário da Universidade Federal de Goiás. Equipe: Isadora Martins Otto, Andressa Moreira Bueno, Hayane Rafaela Bonfim, Isis Borges Figueira, Junia Gabriela Rodrigues, Mariana Brito Xavier e Sofia Souza Costa, sob orientação da docente Mariza Fernandes.

2º lugar: matéria “Elas criam, cuidam e comandam: mulheres redefinem o empreendedorismo em Goiás, veiculado pela Agência Impressões, da PUC Goiás. Equipe: Kézia Pimentel de Oliveira, pela Emanuelle Mattos Souza e pela Gabriela Rezende de Almeida. As estudantes foram orientadas pela docente Gabriella Luccianni Moraes Souza Calaça.

3º lugar: matéria “Quem disse que brechó não pode ser chique?”, veiculada pela Agência Impressões, da PUC Goiás. O trabalho foi desenvolvido pela Camila Nunes Ferreira, tendo como orientadora a docente Bernadete Coelho de Sousa.

Cerca de 200 pessoas prestigiaram o evento

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Goiânia
  • Prêmio Sebrae de Jornalismo
  • Regional Central