Como se desenvolver no mundo empresarial e construir crescimento com força coletiva? Esse importante tema para a evolução do empreendedorismo nas comunidades foi debatido na Expo Favela Innovation 2025 com participação do Sebrae.
O bate-papo foi realizado no último sábado (27) em Goiânia, e o Sebrae Goiás compartilhou o palco do evento na roda de conversa com empresários, representantes da OCB e Sicredi Cerrado, da TV Anhanguera e da Escola de Negócios.
Camilla Carvalho, analista do Sebrae, citou como exemplo a fala do empresário Fabrício Marques, com quem dividiu o palco, sobre o quanto ele aproveitou as oportunidades, se adaptou, se adequou e busca aprender cada vez mais. “Isso é a característica do empreendedor. É esse desejo de empreender, seja por necessidade ou por oportunidade, mas acima de tudo por propósito”, afirmou.
A analista ressaltou ainda o quanto o empreendedor precisa descobrir bem o que quer, planejar, tirar a ideia ou o sonho da cabeça e colocar no papel, fazer um planejamento, uma organização. Além disso, Camilla salientou a necessidade de o empreendedor estar atento às mudanças do mercado, sempre em movimento. “Mudou hoje, vai mudar amanhã. Quem não está atento às mudanças do mundo, possivelmente vai ficar para trás”, destacou.

Para Camilla, a participação do Sebrae na Expo Favela é relevante diante da potência dos empreendedores que fazem parte da feira. “Todo ano a gente está aqui porque entende o quanto esses empreendedores têm a ofertar, o quanto de mercado consumidor existe para os produtos ofertados”, disse.
Outro ponto importante salientado pela analista foi a relevância do trabalho realizado pela Central Única das Favelas (Cufa) “Vocês não estão sozinhos, busquem o Sebrae, busquem as cooperativas, inspirem-se em outros empresários. E, acima de tudo, não percam o bonde, não percam o cavalo arreado que passa. As oportunidades estão aí, basta a gente se dedicar, estar atenta a essas mudanças e aproveitar as oportunidades”, orientou.
Fernando Maia, fundador do Grupo Saga, em sua contribuição, salientou que o momento atual é caracterizado por mudança e adaptação, que são resultado de fatores favoráveis. “Esta é a região que mais cresce, por causa da revolução na agricultura, e espalhou benefícios e oportunidades. Vale para todo negócio. E é importante a atitude de adaptação”, acentuou.
Fabrício Marques, fundador do Grupo GCO, compartilhou sua história como empresário, que teve início na antiga Feira Hippie e hoje é dono de um dos maiores shoppings populares da capital, na Região da 44. Ele alertou que o “problema do mercado são pessoas indecisas que não sabem onde querem chegar.

O empresário, que se autodenomina “camelô do digital”, explicou que acompanha a movimentação do mercado, em que os outlets passam por dificuldades. “Fui buscar o que está acontecendo no mercado, com os market places dominando. Ensino meu lojista a vender no digital”, afirmou Fabrício.
Jubrair Caiado Júnior, superintendente do Sistema OCB Goiás, destacou a importância do modelo do cooperativismo. “Assim, o pessoal da Expo Favela pode conhecer mais de perto e ver que esse é um meio mais fácil para empreender”, pontuou. Além disso, Jubrair destacou a importância do movimento junto com os parceiros para quem quer empreender. “Também tem o apoio que temos dos nossos parceiros, seja o Sebrae, seja a Cufa, para que eles possam ter um meio de gerar renda, a gente chama também distribuição de riqueza e mudança de vida realmente”, afirmou.
Também compartilharam informações Valdiney Prins, diretor Executivo da Sicredi Cerrado, Carlyle Ávila, diretor de Programação da TV Anhanguera, e Edson Araújo, fundador e CEO da Escola de Negócios e Soluções.
Atendimento ao público
Por sua vez, a gestora Estadual do Programa Plural do Sebrae Goiás, Thais Oliveira, ressaltou que “a participação do Sebrae na Expo Favela tem total convergência com a nossa estratégia de atendimento ao público sub-representado, já que o evento visa atender o público periférico, em sua maioria mulheres, pessoas não brancas”, salientou.

Segundo Thais, o Sebrae apoiou 50 pequenos empreendedores a serem expositores. “É de total importância para nós. Nosso apoio foi além do estande, também realizamos duas capacitações com esses empreendedores de forma on-line para que eles pudessem participar de onde estivessem e se prepararem melhor para estar na Expo Favela”, disse.
No final do sábado, também foram selecionados os top 5 empreendedores que irão representar Goiás no Expo Favela Nacional, em São Paulo. Eles também ganharam uma premiação em dinheiro, em que cada um ganhou R$ 1 mil.
Gerente da Regional Central do Sebrae, Larissa Ribeiro fez um balanço do evento e ressaltou que a instituição é um dos parceiros estratégicos desse movimento, que durante o evento disponibilizou no estande consultores para orientarem quem já empreende e aquelas pessoas que querem empreender. “A Expo Favela dá luz ao que acontece nas comunidades e ao empreendedorismo, e o Sebrae se coloca sempre à disposição desses empreendedores”, assinalou. “Também oferecemos consultorias aqui para formalização, orientação e para diminuir a distância entre o mundo do empreendedorismo e as comunidades”, arrematou.

Breno Cardoso, presidente da Cufa, assinalou a relevância do evento, porque fomenta o empreendedorismo na base da pirâmide social, onde muitas vezes entende-se que são lugares que precisam apenas da assistência social ou como um lugar de carência. “Na Expo Favela, a gente mostra que tem muita potência, muito empreendedorismo, muita gente querendo crescer, se desenvolver dentro das comunidades”, ressaltou.
Para Breno, a Expo Favela tem o objetivo de proporcionar uma janela de oportunidades à comunidade. “Os participantes se encontram com grandes personalidades do mundo empresarial neste evento e com o próprio Sebrae, que tem todo um trabalho muito importante ao apoiar o evento, porque nós temos propósitos em comum”, concluiu.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

