ASN GO
Compartilhe

Sebrae Goiás participa da 9ª edição da Expopeças, no Centro de Convenções de Goiânia

Em três dias de feira, o Espaço Sebrae ofereceu atendimentos a empresários e visitantes
Por Izabela Carvalho, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Consultora do Sebrae Goiás comandou palestra. A instituição também ofereceu atendimentos os empresários (Fotos Divino Batista)

O Sebrae Goiás marca presença na 9ª edição da Expopeças, evento que reúne número expressivo de visitantes e expositores e segue até domingo (19), no Centro de Convenções de Goiânia. Durante os três dias da feira, o Espaço Sebrae ofereceu atendimentos a empresários e visitantes. Na quinta-feira (16), a palestra “Organize as finanças do seu negócio”, com a consultora Monica Serra, reuniu um público que lotou a arena.

Em sua fala, Monica alertou e orientou os participantes sobre como melhorar o controle financeiro da empresa. “A principal orientação é sobre a necessidade de separar as finanças pessoais das empresariais e construir minimamente os relatórios que vão dar base para as tomadas de decisões de forma mais consciente por parte do empresário”, disse.

Segundo a consultora, o primeiro passo é manter contas correntes separadas, cartões individuais para cada uma delas e manter o uso individualizado. “Inclusive com a separação do cartão de crédito: usar o da pessoa física só para gastos pessoais e o da pessoa jurídica somente para gastos da empresa. Isso já vai facilitar o processo de organização dos dados. E, ainda, não misturar os recebimentos e pagamentos”, orientou.

A consultora Mônica Serra, que trouxe o tema “Organize as finanças do seu negócio”

Após fazer essa separação das contas, criar o hábito de fazer todos os lançamentos das despesas e das receitas da empresa, das entradas e das saídas é fundamental para o controle financeiro. “A partir desses registros, a empresa poderá fazer alguns cálculos e conseguir identificar as melhores estratégias para o negócio”, destacou.

Monica orientou ainda que quem não faz absolutamente nenhum registro, e tem dificuldade com o digital, “vale começar nem que seja pelo bom e velho livro-caixa. Se ele não tiver nada de registro, não é porque nós estamos na era da tecnologia que o livro não vai funcionar”, assinalou.

Para a consultora, “se essa for a ferramenta que a pessoa consegue trabalhar, que ela trabalhe com livro-caixa para iniciar e criar aquele hábito do registro. Depois ela vai evoluindo e vai mudando para planilhas ou um sistema. O importante é começar”, afirmou.

Monica comenta que o Sebrae realiza oficinas que orientam os empresários a trabalhar o controle de caixa e de capital de giro. “A gente também tem algumas consultorias nas quais acompanhamos o empresário para que ele consiga se tornar mais digital”, explicou.

A empresária Andréa Souza da Silva participou pela primeira vez do evento

Andréa Souza da Silva, que possui uma oficina no Recanto das Minas Gerais, Região Leste da Capital, disse que a palestra trouxe informações importantes. “Ela agrega valor ao que a gente já conhece, mas que não põe em prática, não misturar CPF com CNPJ. É uma coisa que a gente já sabe, que pratica todo dia. Daqui para frente, é tentar não misturar as finanças e ver se consegue seguir essa regra, que não é muito fácil, mas que tem um norte agora a seguir”, disse.

Determinada a buscar melhores resultados para a empresa, Andréa também disse que está comprometida em buscar cada vez mais conhecimento para tocar o pequeno negócio, pois tudo o que sabe ela adquiriu com as orientações do marido. “Eu não aprendi em cursos e palestras. Essa é a primeira Expopeças que participo e está me dando essa oportunidade de aprender isso”, declarou.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789

Acesse aqui o site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Empreendedorismo
  • Gestão
  • Goiânia
  • Regional Central