
Com o objetivo de fornecer informações sobre formas de como pequenos negócios podem acessar e colocar produtos no exterior, o Sebrae Goiás promoveu o evento “Internacionalizar está na Moda”. Participaram empresários e especialistas do setor nesta ação que foi resultado da união entre o Sebrae, o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) – da Apex Brasil em parceria com governo estadual por intermédio da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SIC-GO) – e o Cinturão da Moda de Goiás.
Durante o encontro, realizado no dia 23/10, um painel abordou o tema “Por que Exportar é Estratégico”, e a empresária Lidianne Andrade não economizou tempo e atenção com o público ao compartilhar a história da marca Ostra Brasil, que lançou há 15 anos, e tirar as dúvidas dos presentes.
Leonardo Araújo, gestor de Internacionalização do Sebrae Goiás, explicou que o objetivo do evento é fortalecer as parcerias para investir nesse setor tão importante para a economia goiana, que é a moda. “A gente tem um potencial muito grande. A ideia aqui é debater esse assunto e mostrar oportunidades, já que todas essas instituições têm programas e ferramentas para ajudar o empresário a acessar o mercado internacional, além de trazer a história de sucesso da empresária goiana Lidianne”, detalhou.

Coordenadora geral do PEIEX, Florença Amorim pontuou que o programa oferece atendimento técnico com um especialista em Comércio Exterior para ajudar as micro e pequenas empresas a começarem a exportar. “É um programa muito parecido com o Move+ do Sebrae. Vamos unir forças, porque são dois programas públicos gratuitos e que só têm a beneficiar as pequenas empresas”, informou.
Dentro desse propósito, os pequenos negócios e cooperativas serão incentivados a ingressar no mercado internacional e ver isso como uma oportunidade de aumentar as vendas e comercializar em outras moedas. “Enfim, é uma oportunidade de valorizar a marca”, destacou.
Florença apontou ainda que a escolha pelo setor se deve à relevante contribuição da moda na economia goiana. “A gente tem um polo gigantesco em Goiás, representado tanto pela Rua 44, em Goiânia, quanto por uma quantidade enorme de cooperativas no interior. E é um setor com muito potencial para exportação, porque o mundo está muito aberto a produtos de moda brasileiros”, acrescentou.

A coordenadora reiterou ainda o quanto os biquínis brasileiros já conquistaram o mercado externo e o quanto os produtos de moda têm características de identidade cultural brasileira, com desenhos de fauna e flora. “São peças mais de verão, que retratam a imagem do tropical, com uma abertura de mercado muito grande”, salientou.
Por sua vez, Aurélio Alyson Alves Resende, do Departamento de Projetos da SIC-GO e coordenador operacional do PEIEX, destacou que “o Sebrae é um grande parceiro do governo do estado, em especial, da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, por fomentar os pequenos negócios, fomentar o empreendedorismo. É uma pauta de grande relevância dentro do governo”.
Além de salientar a importância do evento, assinalou que “há empreendedores de vários municípios goianos com o objetivo de produzir para exportar. E o objetivo é fomentar esses programas para diversificar a balança comercial goiana”.

Vera Aguiar, coordenadora do Cinturão da Moda do Estado de Goiás, ressaltou que a parceria com o Sebrae é determinante para que os empresários alcancem seus objetivos.
“O Sebrae é um grande parceiro, estamos abrindo cooperativas de costureiras em muitos municípios, e quem faz o plano de negócios dessas cooperativas é o Sebrae. Sem esse apoio não conseguiríamos fazer com que elas obtenham sucesso e cresçam”, afirmou Vera.
Já o consultor de Comércio Exterior do Sistema Sebrae Rodolfo Monteiro destacou a relevância da união com a Apex. “Representa a união de esforços para que as micro e pequenas empresas goianas coloquem seus produtos no mercado externo”, assinalou.

Ao compartilhar sua trajetória, a fisioterapeuta anapolina Lidianne Andrade contou o quanto a contribuição do Sebrae foi fundamental desde o início da jornada empreendedora. “Foi ele que abriu as portas para mim. Foi a primeira instituição que eu busquei e foi através do Sebrae que as coisas foram surgindo e se concretizando”, destacou. Ela orientou os participantes do encontro colocando a história da empresa como exemplo.
Ao falar da Ostra Brasil, fundada há 15 anos, e de como ela tem conquistado e, cada vez mais, se inserido no mercado internacional, Lidianne contou que a família era do ramo da confecção e que ela tinha uma determinada inquietude no sentido de mudar a direção da vida profissional após se formar em fisioterapia.
No início, já pensava que iria trabalhar com confecção de roupas. A partir daí, como muita pesquisa e busca constante por mais informações sobre para seguir meu caminho, chegou ao Sebrae. “No início, acreditei que seria possível. Desde o começo, nossas campanhas já tinham padrão exportação, como nome de coleção, por exemplo. As estampas eram as encontradas no mercado e depois passamos a confeccionar as próprias estampas, foi uma grande virada de chave”, pontuou.

A empresária salientou o quanto o mercado externo tem a cultura de se preocupar com autoria, origem e autenticidade dos produtos, além do fato de que as práticas sustentáveis adotadas pelas empresas são um diferencial. “A produção brasileira sempre chamou atenção”, afirmou.
Sempre norteada a oferecer qualidade, que é uma das exigências do mercado internacional, Lidianne adotou etiquetas e site em português e inglês. “Também seguimos as regras do padrão exportação e temos o cuidado com o desenvolvimento de peças-ícones, com modelagem de acordo com a região do mundo”, explicou.
Um quesito importante para quem quer exportar é a atenção aos valores praticados, de acordo com o câmbio, além de precificação e a questão do frete. “Tudo tem que ser calculado e apresentado de forma clara para os clientes”, orientou.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
