ASN GO
Compartilhe

Sebrae Goiás inova com Escape Game e transforma estande em atração da FIC Goiás

Atividade lúdica levou empreendedores a resolver desafios reais de gestão enfrentados no dia a dia por empreendedores de pequenos negócios
Por Por, Leydiane Alves, de Goiânia
ASN GO
Compartilhe
Precificação, fidelização de clientes, desorganização e sucessão familiar foram os problemas que os participantes tiveram que solucionar (Fotos: Sílvio Simões)

Durante a Feira da Indústria, Comércio, Habitação e Empreendedorismo (FIC Goiás), o estande do Sebrae Goiás se transformou em parada obrigatória para quem buscou inovação e conhecimento sobre gestão empresarial. Nos quatro dias de evento, a instituição apostou em uma proposta imersiva para aproximar o público dos desafios enfrentados no dia a dia pelos empreendedores de pequenos negócios: o Escape Game. Uma experiência que incluiu aprendizado, imersão e entretenimento e atraiu público diverso.

De acordo com a analista do Sebrae Goiás Alice Galvão, o jogo foi desenvolvido como uma estratégia lúdica para apresentar problemas reais de gestão e demonstrar, na prática, de que forma a instituição pode contribuir para solucioná-los. Foram criadas quatro lojas fictícias, os chamados escape rooms, cada uma voltada a um desafio comum enfrentado por empreendedores, como precificação, fidelização de clientes, desorganização e sucessão familiar. “Os participantes tiveram 15 minutos para desvendar enigmas e resolver a situação do negócio. Foi uma maneira divertida de aprender e entender os serviços que o Sebrae oferece”, explica.

A dinâmica fez sucesso entre o público da feira. “A sala de precificação foi a mais desafiadora, porque trata de finanças, que é um dos temas mais sensíveis para os pequenos negócios”, diz Alice. Segundo ela, o espaço recebeu desde estudantes universitários até empreendedores experientes e famílias inteiras. “Tivemos mães empresárias jogando com os filhos, alunos de publicidade avaliando o próprio Instagram e grupos de expositores curiosos. O jogo se tornou a principal porta de entrada para o atendimento do Sebrae na feira”, pontua.

Além de ensinar sobre gestão, o projeto também promoveu inclusão e diversidade. Em parceria com o Programa Plural, o Sebrae tem recebido também grupos de surdos para participar do Escape Game, com o apoio de intérpretes de Libras. “É a única experiência de marca na FIC que realiza uma ação de inclusão como essa, e foi emocionante ver a participação deles”, afirma Alice.

De cliente a prestador de serviço

O projeto foi desenvolvido em parceria com o empresário Felipe Assumpção, da Taberno Escape Game, responsável pela criação dos cenários e enigmas. “O Sebrae nos passou os segmentos que gostaria de representar, como bares, moda e serviços, e a partir daí, criamos as histórias e desafios. É um trabalho de muita criatividade e teste, porque cada detalhe precisa fazer sentido dentro da narrativa”, explica.

Empresário Felipe Assumpção, da Taberno Escape Game, responsável pela criação dos cenários e enigmas

Felipe também é cliente da instituição, atendido pelo programa ALI, o que tornou a colaboração ainda mais significativa. “Foi coincidência. Eles me procuraram por causa do meu trabalho, sem saber que eu já era acompanhado pelo Sebrae. Essa parceria acabou sendo uma troca muito rica, profissional e pessoalmente”, comemora ele.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

  • Escape Game
  • FIC 2025
  • Sebrae Goiás