O Palácio da Indústria, em Goiânia, sedia VI Encontro Nacional dos Jovens Industriais (Enaji). O evento é uma iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), mobilizado pela Fieg Jovem em parceria com o Sebrae Goiás e demais instituições do Sistema S. A extensa programação conta com visitas técnicas, oficinas com apresentação de cases de sucesso, além de dinâmica e rodada de negócios, e segue até sexta-feira. A abertura oficial teve espaço no Auditório João Bennio e foi prestigiada pela superintendente nacional do IEL, Sarah Saldanha.

Anfitrião e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Lins Rocha, avaliou a relevância de Goiás sediar o encontro com a reunião de representantes de vários estados. “A gente vai poder receber aqui muitos novos industriais, pessoas que são o futuro da nossa indústria. Uma indústria que está cada vez mais competitiva, que está inovando, aumentando produtividade, investindo em capacitação, que precisa investir cada vez mais nesses novos industriais, ajudando a capacitar”, salientou.
André também ressaltou que o momento é oportuno para discutir as melhores práticas hoje de políticas adotados pelos novos industriais em cada estado, além da sucessão empresarial. “Nós temos muitas empresas familiares que vivem esse dilema e esse desafio, e, ao mesmo tempo, trazemos pessoas com muita vontade, com garra, querendo crescer, desenvolver e aprender cada vez mais, podendo moldar juntos o futuro da nossa indústria”, destacou.
O presidente da Federação ainda destacou a importância da mobilização da Fieg Jovem, para reunir número expressivo de participantes, com a contribuição do IEL nacional e local, além do apoio do Sebrae Nacional e local também. “Todos esses parceiros nos ajudaram. Nós tínhamos certeza das condições de fazer um grande encontro”, concluiu.

O diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia, ressaltou que a escolha por Goiânia para sediar o encontro é uma demonstração do que o Estado tem a oferecer. “Foi feito o convite e aceito, o que aumenta a nossa responsabilidade em oferecer uma programação de oportunidades, com visitas técnicas para esses que são de várias unidades da federação, muitos deles empresários”, salientou.
Gouveia também assinalou a atribuição do Sebrae de apresentar ao público, ferramentas como o Empretec, para contribuir com o crescimento dos empreendimentos. “O jovem é estimulado a estudar, buscar novos conhecimentos, e, aproveitar da energia que possui para, com o que o Sebrae oferece, fomentar novos negócios, gerar emprego e renda”, afirmou.
Presidente da Fieg Jovem, Lucas Bernardino, pontuou a importância de sediar o encontro e destacou a força da indústria goiana em áreas como a farmacêutica, de alimentos e mineração. “É um encontro muito importante para a indústria brasileira que vai gerar um impacto muito positivo no futuro do país e da indústria com inovação e oxigenação para o setor. A indústria goiana é muito forte. É referência no país”, afirmou.

Lucas salientou que o evento é uma oportunidade de mostrar o destaque de Goiás para o Brasil e, de forma especial, para os jovens. “Vamos mostrar nossa tecnologia, processos, governança e aprender com outros estados. O associativismo é isso, é essa troca de experiências e conhecimentos. Estamos aqui para contribuir com a preparação desses jovens para os desafios do presente e do futuro”, pontuou. Para Lucas, a parceria com o Sebrae é fundamental para a realização das ações propostas pela Fieg Jovem. “Sem ele, não estaríamos realizando esse evento de tamanha importância”, complementou.
O deputado Virmondes Cruvinel, que é presidente da Comissão de Empreendedorismo e Cidades Inteligentes na Assembleia Legislativa de Goiás, ressaltou que que a acolhida da Fieg Jovem, aos jovens industriais de todo o Brasil representa troca de experiências, além da oportunidade de apresentar as potencialidades do Estado, na área da indústria, inovação e desenvolvimento. “É uma oportunidade de que como representante do legislativo, a gente receba sugestões para avançar não só em legislação mas em ações institucionais”, enunciou.
Fortalecimento do empreendedorismo
A analista do Sebrae Goiás, Fernanda Freitas, enfatizou a importância da presença da instituição no evento, que é uma oportunidade de apresentar o potencial do Estado em variados segmentos industriais, para que conheçam um pouco mais de Goiás. Ela apresentou ainda aos jovens, soluções como o programa Empretec, voltado ao desenvolvimento de competências empreendedoras e oportunidades de negócios e cursos da Escola de Negócios, como o de Branding de Marca, que aborda a importância do posicionamento digital, “crucial para o empreendedor, porque não basta ser bom, tem que mostrar o quanto é bom no que está fazendo e estar presente no digital”, destacou.
Fernanda destacou parcerias estratégicas com o setor industrial, como o programa Alimento Confiável, desenvolvido em conjunto com o SENAI, que certifica empresas e melhora a segurança alimentar. “Temos vários cases de empresários que falam o quanto isso impactou positivamente em seus negócios. E a importância do selo para abrir portas para essas empresas e seu desenvolvimento”, ressaltou.
O Programa Indústria Mais Competitiva (PIC), também foi apresentado como destaque por se tratar de uma consultoria robusta, subsidiada em até 70% pelo Sebrae, com resultados comprovados de ganho de 20%, seja em produtividade e eficiência energética. “O objetivo é proporcionar aos pequenos negócios, consultorias nesse nível e qualidade, com impacto positivo no resultado final da produção”, reiterou Fernanda
Outro destaque foi a parceria com o IEL para impulsionar a transformação digital nas micro e pequenas empresas. “Eles precisam estar atentos e presentes no digital para que seus negócios se tornem sustentáveis e competitivos, gerando emprego e renda no nosso estado, e que seja a longo prazo. Por isso, estamos aqui, apoiando desde cedo o empreendedorismo nos jovens”, ressaltou Fernanda.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (64) 99830-2789
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn

