-

O Cine Teatro Padre Jesus Flores amanheceu nesta quarta-feira, 26, respirou fé, emoção e expectativa com o lançamento oficial da rota Caminhos Santos, durante o seminário promovido pelo Sebrae Goiás, no 7º Fórum Nacional de Turismo Religioso. O projeto, resultado de anos de planejamento, estratégia e parcerias, nasce como um grande roteiro de turismo religioso que une tradição, cultura e espiritualidade. Inicialmente nas cidades de Trindade, Abadia de Goiás e Goiânia fazem parte do caminho.
A rota Caminhos Santos é um grande roteiro que inicia a formação na região turística de negócios e tradições, e que o primeiro trecho, chamado Roteiro Sagrada Família, está estruturado com experiências que vão desde visitas a equipamentos religiosos até vivências com artesãos e a gastronomia local. Para a coordenadora estadual de Turismo do Sebrae Goiás, Priscila Vilarinho, o roteiro representa a consolidação de um projeto que une fé, cultura e desenvolvimento econômico em uma rota estruturada e estratégica
“Ao contemplar cidades como Trindade, Abadia de Goiás e Goiânia, o roteiro amplia a permanência dos visitantes, estimula o comércio e os serviços locais e valoriza pequenos negócios, especialmente nas áreas de artesanato e gastronomia. Mais do que um produto turístico, ele oferece uma experiência espiritual e cultural completa, capaz de atrair peregrinos e turistas que buscam vivências significativas”, enfatiza Priscila.

A coordenadora estadual de Turismo reforçou que com o apoio do Sebrae Goiás e da Arquidiocese, o Caminhos Santos fortalece o turismo religioso como segmento profissionalizado, coloca o estado em evidência no cenário nacional e abre portas para a divulgação internacional. “Dessa forma Goiás se consolida como referência e vitrine do turismo religioso brasileiro”, avalia.
O lançamento contou com a presença de cinco grandes operadoras de turismo, que vieram a Trindade para realizar o teste operacional do roteiro, reforçando o caráter inovador da iniciativa. Maiara Marçal de Brito, assessora de rotas na Brasília Receptivo, contou que veio para ter essa experiência, para se capacitar e melhorar o passeio religioso que já é vendido pela empresa. Segundo ela, cerca de 35% dos roteiros vendidos pela empresa são de turismo religioso. “Esse turista busca experiência e acredito que a rota Caminhos Santos, que vamos conhecer à tarde, vai nos surpreender com tanta riqueza e tradição que Goiás possui”, afirmou.
Ana Carolina Rodrigues veio de Recife para conhecer e vivenciar o Caminhos Santos. Ela trabalha na TrialoTur Operadora de Turismo. A minha expectativa é que a rota seja oferecida pelo Brasil e para o mundo. “O público do turismo religioso é bem cativo, movido por uma fé inabalável, por sonhos e buscam por experiências transformadoras. O roteiro está incrível e a história e a religião nas cidades são muito ricas. Acredito que em breve o Caminhos Santos deverá ser comercializado por todo país”, acredita Ana Carolina.
Estar no coração do Brasil, ter um bom aeroporto, estradas boas, com um parque hoteleiro diferenciado já traz para Goiás uma vantagem competitiva. A afirmação é do proprietário da Catedral Viagens, que possui 36 anos de mercado exclusivamente com turismo religioso, Claudemir Carvalho. “Hoje nós temos 12 rotas consolidadas no Brasil. Temos aqui em Trindade uma caminhada muito forte com a Congregação Redentorista, A cidade de Goiânia, com as igrejas belíssimas, uma cidade encantadora, acolhedora, com uma gastronomia extremamente rica”, frisou Claudemir. Para ele, o Caminhos Santos chegou em um momento ideal, já que vão para Portugal em fevereiro, para participar de um workshop, no maior evento católico do mundo e vão divulgar essa rota.
De Curitiba veio Cristiane Erthal, da Domus Viagens. A operadora trabalha há mais de 15 anos no turismo religioso, tanto para roteiros nacionais quanto internacionais. “Nós já vendemos Trindade, mas com a rota Caminhos Santos, podemos agregar mais um produto. Com certeza devemos ampliar as vendas e a estadia dos peregrinos que viajam muito para fora do país, mas têm muita coisa para conhecer no Brasil. Mas é necessário que haja um trabalho de apresentação em feiras, eventos de turismo, Embratur, para que irá abrir bons caminhos para a rota”
Adriana Barroso, da operadora Peregrino do Brasil, agradeceu o convite para participar do FamTrip para experenciar o Caminhos Santos. “Acredito que esse roteiro tem tudo para ser sucesso, é um caminho vendável, e o retorno dele não é só monetário, mas é voltado para fé, para quem acredita. E a rota inclui a fé em um contexto de cultura, tradição, história com uma estrutura que toca o coração do peregrino, que é movido pela fé”, reforça Adriana. Ela lembra que depois da pandemia as pessoas estão mais introspectivas e procuram vivenciar imersões, o que Goiás oferece com esse novo produto turístico religioso.
Participaram do seminário promovido pelo Sebrae e do lançamento do Caminho Santos, a equipe do Sebrae Goiás Marcelo Moura, gerente da Regional Metropolitana, Larissa Ribeiro, gerente da Regional Central, Camila Carvalho, analista, Nadyenne Albernaz, analista da Regional Metropolitana que atende Trindade, Cybelle Bretas e Patrícia Santiago, consultoras que fizeram parte da equipe que formatou o roteiro, João Luiz Prestes, analista de Turismo, Ewerton da Costa, analista do Sebrae Goiás regional Centro-Leste em Anapólis.
O evento também foi prestigiado por Silvio Morais, que cedeu a marca do Caminhos Santos, Warley Lopes Vieira, Secretário de Turismo e José Viana, Secretário de Indústria e Comércio do município, Kalinka Cavalcanti, da Embratur, representou o presidente Marcelo Freixo, o CEO do Fórum, Sidnésio Moura, Bortolo Voltolini, que é o fundador e presidente da Associação Brasileira de Turismo Religioso (ABRATURR), o deputado estadual Coronel Adailton, presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa (Alego), representante da Goiás Turismo, Daniela Barbosa, membros da comunidade eclesiástica locais e de vários estados.

O seminário contou com dois painéis com temas ‘A fé que move territórios’, com a participação de Danival Milagres, da Arquidiocese de Goiânia, Daniela Barbosa, da Goiás Turismo, com a condução da coordenadora Estadual de Turismo do Sebrae, Priscila Vilarinho e da consultora Cybelle Bretas. Eles conversaram sobre o objetivo do turismo religioso para os peregrinos, esse turismo como base econômica e de visibilidade para o estado de Goiás e os benefícios econômicos para os pequenos negócios, com a geração de renda, emprego de forma sustentável. O segundo painel foi uma conversa com as representantes de operadoras de várias regiões do país, especialistas em Turismo Religioso que falaram do mercado, do perfil do peregrino no Brasil, sobre as perspectivas para ampliar esse turismo em Goiás.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Central | Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Adrianne Vitoreli – (62) 98144-2178
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter>, YouTube e LinkedIn
-
