
Inovação em processos, gestão financeira e de pessoas são alguns dos pontos que mudaram nos negócios de 75 empresas das cidades de Iporá, Itaberaí e Jussara nos últimos seis meses com a participação do programa ALI Produtividade do Sebrae Goiás. As três cidades integram a Regional Oeste da instituição e encerraram o seu ciclo com o 2º encontro coletivo do grupo que teve Iporá como o último município a receber o evento.
O encontro em Iporá aconteceu na noite de terça-feira, dia 2 de dezembro, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e contou com a participação das 25 empresas da cidade que integraram o programa nesse ciclo. Com relatos de empreendedores que tiveram, após o acompanhamento, o seu segundo melhor mês de vendas em 30 anos de empresa ou ainda de empreendimentos com 15% de aumento no seu faturamento, os participantes encerraram o programa com a palestra “Faça Sucesso na Era da Inteligência Artificial”, com o instrutor do Sebrae Leandro Garibaldi.

De acordo com a consultora sênior do ALI Produtividade da regional Oeste, Camilla Rodrigues, a iniciativa na região Oeste atendeu 25 empresas em cada uma das cidades e as ações incluíram consultoria em transformação digital, temas atuais em encontros coletivos como vendas, gestão de pessoas, liderança, perfil comportamental e IA. “Também realizamos diagnóstico de desafios, plano de ação e suporte na execução com acompanhamento, materiais e cursos do Sebrae) O ciclo de seis meses está sendo encerrado com esses encontros comemorativos dos resultados”, finalizou lembrando que as empresas interessadas em participar do próximo ciclo, que começa em janeiro, já podem se inscrever na regional Oeste do Sebrae. “Podem participar micro e pequenas empresas com CNPJ ativo a mais de um ano de abertura”, explicou.
Quem também comemora os resultados desse último ciclo de 2025 é o ALI de Iporá, Pedro Paulo Barros Brito. “Acompanhamos essas 25 empresas por seis meses entendendo os seus desafios, propondo ações para resolver esses pontos e trazendo inovação e soluções. E hoje, nesse encontro coletivo, concluímos esse ciclo com vários resultados. Dentre os principais podemos destacar a transformação digital com mais presença das empresas dos participantes do ALI nas redes sociais, a gestão financeira melhorando pontos como fluxo de caixa e dados financeiros e a área de inteligência artificial que tem sido uma ferramenta muito útil para o empreendedor”, disse.

Os aprendizado fizeram toda a diferença no seu negócio de quem participou. Como é o caso de Keilamar Moreira Silva Marques que participou do encontro representando a empresa Oeste Goiano Jornalismo e Serviços. A empreendedora destacou que nesses 30 anos de empresa esse foi o seu segundo melhor mês de vendas perdendo apenas para o ano passado que foi época de período eleitoral. “Quando entrei para o programa confesso que estava um pouco desanimada, mas quando o Pedro fez o diagnóstico percebemos que muita coisa precisava ser melhorada, principalmente no marketing digital. Posicionamento no Google, whatsapp business, notificação de clientes assim que o pedido fica pronto. Foram pequenas coisas que fizeram toda a diferença e hoje comemoramos ao ver que novembro foi o segundo melhor mês de venda da nossa empresa em 30 anos de história e, tenho certeza, foi devido às mudanças implementadas”.

Já a parte de gestão financeira quem comemora os resultados é Flaviane Oliveira da Cunha Cardoso que tem a franquia Milky Moo há um ano na cidade. “O ALI Produtividade do Sebrae foi muito relevante para minha empresa, aprimorou minha visão sobre gestão, controles gerenciais, ambiente social, governança e transformação digital. As mudanças que implementei na empresa nesse período refletiram em um aumento de pelo menos 15% no faturamento, especialmente após a implementação do planejamento individual que o programa me proporcionou”, disse afirmando que o Sebrae foi uma fonte de grande experiência em gestão, que agregou conhecimento pessoal e profissional, desde o início de seu negócio. Ponto de vista semelhante ao de Keilamar. “O Sebrae ampliou minha visão para o meu empreendimento”, finalizou.
O encontro coletivo em Iporá encerrou com uma palestra sobre IA e, ao final do evento, participantes do ALI deram seus depoimentos e trocaram experiências sobre como foi participar do programa durante esse último ciclo de 2025.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Oeste | São Luís de Montes Belos: Agência Entremeios Comunicação / Carla Gomes – (64) 99900-8603
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn
