Meeting de Gestão de Escritórios de Advocacia reuniu operadores do direito nesta quinta-feira, 4, no auditório Eli Alves Fortes, na sede da OAB Goiás, no setor Marista. O evento faz parte de extensa programação de palestras da Incubadora de Novos Escritórios de Advocacia, desenvolvido por meio de convênio do Sebrae Goiás com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e com apoio da Escola Superior de Advocacia de Goiás (ESA-GO) e da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag).
Na abertura do encontro, que abordou tendências, estratégias de gestão, inovação, tecnologia e boas práticas que impactam o futuro dos escritórios jurídicos no Brasil, o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, destacou a satisfação da instituição em participar do primeiro encontro dedicado ao fortalecimento do empreendedorismo na advocacia goiana. “A gente tem um compromisso enorme de debatermos e trazermos uma pauta de extrema relevância para todos nós”, adiantou.
Em sua palestra, com o tema: Empreendedorismo em Goiás, Antônio Carlos falou sobre o panorama do segmento profissional aos participantes. O superintendente mostrou dados atualizados sobre o empreendedorismo em Goiás, com ênfase no segmento jurídico, para evidenciar o potencial de crescimento da área e a necessidade de que os profissionais do Direito desenvolvam competências empreendedoras.
Ele reforçou que a advocacia do futuro exige preparo, gestão e visão estratégica, oferecidos pelo Sebrae para apoiar uma atuação mais sustentável e competitiva. “Os números mostram que estamos diante de um cenário dinâmico, que exige dos operadores do Direito uma postura empreendedora cada vez mais sólida”, afirmou.

Ao apresentar os indicadores econômicos do Estado, Antônio Carlos lembrou que os pequenos negócios já respondem por 38% do PIB de Goiás e são responsáveis por 66% dos empregos formais em 2025, com um saldo positivo de 51 mil vagas entre janeiro e setembro.
No setor de serviços, onde as atividades jurídicas estão inseridas, ressaltou que o ramo possui mais de 179 mil empresas no Brasil, dessas 6 mil apenas em Goiás, das quais 85% são pequenos negócios. “Goiás é o sétimo estado com maior número de advogados no país e chamou atenção para o perfil dos novos profissionais: 71% dos jovens advogados atuam como autônomos, reforçando a necessidade de qualificação em gestão, inovação e posicionamento de mercado”, observou.
Antônio Carlos enfatizou ainda a evolução do Incubadora de Novos Escritórios, e da percepção sobre a dimensão do impacto que esse projeto já gera na advocacia goiana. Na primeira turma, foram 580 inscritos na Região Metropolitana, com 55 projetos avaliados e 25 deles incubados.
Na segunda turma, o alcance se estendeu para Goiânia, Anápolis, Luziânia, Caldas Novas, São Luís de Montes Belos e Porangatu, com 892 inscritos, 81 projetos avaliados e 40 incubados. Agora, a terceira turma, abrange municípios como Formosa, Jataí, Iporá, Aparecida de Goiânia, Itumbiara e Goianésia, e já são mais de 1.083 inscritos.
Segundo o diretor superintendente, esses números mostram que a advocacia tem buscado, cada vez mais, qualificação empreendedora e ferramentas para transformar a gestão dos escritórios. “A incubadora não é apenas um programa; é um movimento que abre espaço para inovação, desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade dos serviços jurídicos em Goiás. Esse avanço reflete o quanto a classe está comprometida em evoluir e se posicionar de forma mais competitiva, sustentável e alinhada às demandas do mercado”, apontou.

O presidente da OAB Goiás, Rafael Lara, reiterou que o fortalecimento da cultura empreendedora na advocacia tem sido uma construção contínua desde 2021. Segundo ele, “o empreendedorismo seja da porta para fora do escritório, seja na porta para dentro, é a principal resposta diante do crescimento acelerado da profissão no estado”, afirmou.
Rafael ainda avaliou o impacto positivo da parceria com o Sebrae, em especial, por meio da Incubadora de Novos Escritórios de Advocacia, projeto que classificou como “uma verdadeira escola de empreendedorismo”, salientou.
Além disso, ainda anunciou os próximos passos dessa colaboração: a implementação da Escola de Negócios da Advocacia e a oferta do Empretec, metodologia do Sebrae reconhecida por sua imersão em competências empreendedoras. “Estamos conectando a primeira fase desse projeto à próxima, que vai ampliar a qualificação empreendedora de toda a advocacia goiana”, reiterou o presidente da Ordem.
Convênio de sucesso
Matheus Scoponi, presidente da Comissão da Incubadora de Novos Escritórios de Advocacia da OAB-Goiás, satisfeito com os resultados alcançados, informou que o projeto está na terceira edição e pontuou a evolução alcançada ao longo do tempo. “O Sebrae trouxe uma nova visão para a advocacia. Essa parceria enriquece demais os escritórios. Nós avançamos na visão de gestão e de empreendedorismo”, afirmou ao assinalar a observação unânime dos participantes de cada edição.

A analista e gestora do Convênio Sebrae/OAB-GO, Vera de Oliveira, destaca a força do Sebrae e da OAB. “Hoje, nós estamos aqui numa ação extremamente estratégica para o Sebrae e para a OAB Goiás. Estamos promovendo um meeting de gestão de escritório para que o advogado tenha a oportunidade de uma reflexão da importância da gestão, do empreendedorismo como fator de desenvolvimento e de sucesso para os seus negócios”, salientou.

Segundo Vera, “já estamos na terceira turma da incubadora, mas o objetivo é levar o conhecimento de gestão para mais profissionais da Advocacia. Se você ainda não está aqui, vem, tem muito para você e principalmente para o sucesso do seu escritório”, pontuou.
Determinação, persistência e estratégia
A ex-professora de português, comunicadora e palestrante, Cíntia Chagas, sempre de forma bem-humorada, compartilhou a história da própria jornada de empreendedorismo até que conseguiu alcançar os objetivos e o patamar, “ser rica e famosa. Era o que eu dizia à minha mãe quando ela perguntava o que eu queria ser quando crescesse”, disse.
Com veia empreendedora, Cintia criou cursinhos de português para um público bem específico de jovens que tinham como meta, vender a concorrência no vestibular para medicina. Chegou a ter 14 turmas. Mas ainda não estava satisfeita e continuou a perseguir o sonho de criança.

Para alcançar os objetivos, o que não faltou a Cintia foi estratégia, conforme revelou durante a apresentação. Nos primeiros anos da carreira, quando ainda buscava visibilidade e reconhecimento, contou com o apoio de pessoas que foram determinantes em sua caminhada, como o padre Fábio de Melo, que a incentivou em momentos decisivos.
Também comentou a emoção de ter alcançado espaços de grande projeção nacional, como suas participações no programa da Angélica e no Programa Raul Gil, oportunidades que contribuíram para consolidar sua imagem como comunicadora e ampliaram seu alcance para além do universo educacional.

Com o tema: Indicadores Jurídicos que importam: medindo o que realmente gera resultado, a gerente Jurídica do Sebrae Goiás, Bárbara Alencar, que também é Conselheira Consultiva da Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA Nacional), e da Seccional da OAB/GO, apontou que ao mensurar resultados na advocacia é necessário reconhecer que fomos formados para pensar de um único jeito.

“Passamos anos na educação formal, sendo treinados para alcançar o sucesso por meio de técnicas tradicionais, e, muitas vezes nos dizem que esse é o único caminho possível e na prática, descobrimos que nem sempre isso funciona”, assinalou. Dentre os pontos abordados, Bárbara salientou ainda que “o que realmente importa é sermos confiáveis. Meu cliente precisa ter a certeza de que eu farei o que for melhor para ele”, disse.
Na programação, o Sebrae contribuiu ainda com o tema: Gestão Financeira, com o analista e gestor estadual do Programa Conexão Financeira, no Sebrae Goiás, Gustavo Toledo.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106
Na Regional Metropolitana | Aparecida de Goiânia: Agência Entremeios Comunicação / Izabela Carvalho – (62) 99830-2789
Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.
Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn
