ASN GO Atualização
Compartilhe

Cultura, gastronomia e bem-estar fizeram parte do segundo dia de famtour da Rota Além das Águas

O grupo percorreu seis empreendimentos que representam a essência da produção local e da identidade goiana na região das águas quentes
Por Tauana Schetini, de Caldas Novas
ASN GO Atualização
Compartilhe
O grupo, formado por guias de turismo, agências, influenciadores e parceiros estratégicos, que participou do segundo dia do famtour da Rota Além das Águas conheceu seis empreendimentos como o Termas de Saúde SPA (Fotos – Tauana Schetini)

O segundo dia do famtour da Rota Além das Águas foi marcado por uma programação dedicada ao bem-estar, à cultura regional, à tradição e à gastronomia afetiva, reforçando a proposta da rota de oferecer experiências autênticas e integradas na região das águas quentes. O grupo, formado por guias de turismo, agências, influenciadores e parceiros estratégicos, percorreu mais seis empreendimentos que representam a essência da produção local e da identidade goiana da região que é um dos maiores polos turísticos do estado e recebe cerca de 10 milhões de turistas ano passam pela cidade.

Vitor Hugo Duarte, gerente do Sebrae na regional Sul, destacou que a Rota Além das Águas representa um marco para o desenvolvimento turístico e econômico da região. “Quando conectamos experiências de bem-estar, gastronomia, cultura e produção local, criamos um produto turístico completo, capaz de movimentar pequenos negócios, fortalecer empreendedores e atrair visitantes de diferentes perfis”, afirmou.

O dia começou no Termas da Saúde SPA, onde os participantes vivenciaram terapias relaxantes, conheceram os rituais de chás do Cerrado e aprenderam sobre os benefícios das águas termais para a saúde e qualidade de vida. A visita guiada apresentou espaços terapêuticos e reforçou a importância das águas quentes como patrimônio natural da região.

A dra. Norma de Carvalho, fisioterapeuta e proprietária do espaço, ministrou uma aula sobre a história das águas quentes e a utilização da água termal e mineral no tratamento de patologias ortopédicas, reumatológicas, neurológicas, circulatórias e cardiovasculares. “Temos um bem natural nas nossas mãos”, garantiu.

A programação seguiu para a Galeria Culturart São Francisco, um espaço que une arte, criatividade e muito afeto. Sob o comando da professora aposentada Rossidê Machado, o local reúne obras literárias da professora e de parceiros, além de quadros que retratam o cerrado brasileiro. Na oportunidade, o grupo participou de uma oficina criativa de desenho, seguida por um delicioso café.

Os participantes do famtour almoçaram no Empadão Goiano da Tânia, referência na cidade pela autenticidade

O almoço ficou por conta do tradicional Empadão Goiano da Tânia, referência na cidade pela autenticidade, sabor e, principalmente, por ser uma empresa que se mantém por gerações. Os participantes degustaram mini porções e pratos típicos preparados especialmente para o Famtour, destacando a força da culinária afetiva como um dos pilares da rota. E o pequi, fruto típico do cerrado, claro que esteve presente nos pratos.

O grupo também conheceu a produção da Fábrica de Chocolate do Cerrado e a experiência sensorial foi apresentada na régua

Logo em seguida, na loja ao lado localizada no Singapura Shopping o grupo conheceu a produção da Fábrica de Chocolate do Cerrado, onde acompanhou o processo artesanal e sustentável dos chocolates regionais. A experiência sensorial foi apresentada na régua, uma forma inovadora que, inclusive, os empresários tiveram o insight em uma viagem de benchmarking para Campos do Jordão, organizada com o apoio do Sebrae. “O Sebrae está sempre do nosso lado e nos ajuda com ideias e parcerias com foco no desenvolvimento do nosso negócio”, enalteceu Carlos Renosto.

Na sequência, os participantes visitaram os Doces Caseiros Dona Maria, onde vivenciaram uma experiência afetuosa e interativa: cada visitante pôde produzir seu próprio doce, guiado por Dona Maria e sua família. O momento reforçou o papel da produção artesanal na preservação de receitas e tradições locais.

O segundo dia do Famtour foi finalizado no Garden Food Park

O segundo dia do famtour foi finalizado no charmoso Garden Food Park, um espaço gastronômico que reúne diferentes sabores, música e convivência. O local também abriga a Vila Cultural, um espaço para festas, eventos e confraternizações e em breve contará com um museu de Caldas Novas. O ambiente descontraído marcou o encerramento, proporcionando integração entre participantes e empreendedores.

Luciano Guimarães, coordenador de estruturação de destinos da Goiás Turismo, afirmou que a região das águas quentes com certeza é outra depois da Rota Além das Águas. “A rota não apenas organiza o fluxo turístico, mas amplia as oportunidades para empreendedores locais e revela ao Brasil uma região rica em cultura, sabores e identidade. É um passo importante para consolidar um turismo mais sustentável, diversificado e competitivo em Goiás.”

Izabella Rodrigues, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Goiás (SINDEGSTUR), considerou o famtour uma oportunidade incrível. “Conhecer de perto todos esses atrativos e experiências além das águas quentes é mais uma forma de aumentarmos o nosso portfólio para nossos clientes”, garantiu.

Este famtour demonstra, na prática, que investir em turismo de experiência é investir no futuro da região das águas quentes.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Na sede do Sebrae: Taissa Gracik – (62) 99887-5463 | Kalyne Menezes – (62) 99887-4106

Na Regional Sul | Caldas Novas e Catalão: Agência Entremeios Comunicação / Tauana Schetini – (62) 99269-3604

Acesse aqui o Site do Sebrae Goiás.

Siga-nos em nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn

  • Regional Sul
  • Rota Além das Águas